20 de fevereiro é Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo!

A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é considerada doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O abuso de substâncias como álcool, maconha, crack, cocaína, cigarro e outras drogas é um problema de saúde pública mundial e afeta diversas esferas: social, política, cultural e econômica.

Alcoolismo

Doença crônica, caracteriza-se por uso compulsivo de álcool, faz com que o usuário se torne tolerante à intoxicação produzida pela droga e apresente sintomas de abstinência quando não faz uso.

Está associada a fatores como ansiedade, insegurança, angústia, facilidade de acesso a bebida alcoólica, condições culturais e, principalmente, propensão genética. 

Maconha

Seu uso traz consequências como asma, bronquite, hipertensão, cânceres, doenças cardíacas e doenças crônico obstrutivas. Em pessoas com algum tipo de transtorno psicótico, como esquizofrenia, pode ocorrer agravamento do quadro. Já o uso regular da droga pode desencadear problemas cognitivos como perda de memória e habilidade de resolução de problemas e comprometimento intelectual.

A maconha contém benzopireno, substância considerada cancerígena. Os sintomas de abstinência são: insônia, perda de apetite, tremor das mãos, ansiedade, suor excessivo, aumento dos reflexos, bocejos e humor deprimido. 

Cocaína

É a substância injetável mais utilizada no país, possui efeito psicoestimulante, pode ser consumida por via intravenosa, aspiração ou fumada (crack). É uma droga que exige uso em grandes quantidades para atingir os efeitos desejados pelo usuário.

Crack

Resulta da fusão de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada. O usuário fuma os grãos em cachimbos. É uma droga barata e com efeitos pouco duradouros, o que aumenta o uso. Age de forma devastadora no sistema nervoso central e cardíaco.

Anfetaminas

Estimulantes do sistema nervoso central, essas drogas são sintéticas e são comercializadas sob prescrição médica. Existe no mercado o êxtase, que não é vendido em farmácia.

Causa dependência no usuário, de forma que tem que aumentar o uso de comprimidos para obter efeitos. O uso prolongado e indevido pode provocar lesões no cérebro, aumento do risco de convulsões e overdose, além de alterações psíquicas.

Sedativos e calmantes

Sedativos são medicamentos utilizados para diminuir a atividade cerebral. Os analgésicos causam diminuição da sensação de dor. Existem os hipnóticos/soníferos que afastam a insônia e também há os ansiolíticos que atuam em fortes crises de ansiedade. 

Onde buscar ajuda ou tratamento?

O Ministério da Saúde ressalta que o tratamento para quem é usuário abusivo de álcool e drogas é oferecido de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Nesses locais de atendimento, as equipes são multiprofissionais, nas quais atuam médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, fisioterapeutas, assistente social, entre outros. As alternativas de tratamento incluem: uso de medicamentos, consulta individualizada, inserção em grupos de convivência ou geração de renda, internação hospitalar em caso de crise ou internação em residenciais terapêuticos. 

O Ministério da Saúde salienta que é difícil convencer quem faz uso de álcool e/ou drogas a parar, pois para o usuário existe a sensação de prazer e a dependência da droga, o que causa síndrome de abstinência. O primeiro passo é buscar ajuda e equipes que possam auxiliar no processo de abandono do uso das drogas e/ou do álcool. Também é fundamental planejar e executar ações direcionadas ao desenvolvimento humano que incentivem a educação, a cultura, o lazer, a prática de esportes e a difusão de informações sobre as drogas.

A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) expressa seu apoio a quem está passando pelo processo de abandono do uso de álcool ou outras drogas. Reforça que compreende que é um processo muitas vezes difícil, mas que vale a pena para preservar a saúde do indivíduo e evitar danos mais graves futuramente. 

Por fim, reitera: para combater as drogas e o álcool, a ajuda de um profissional capacitado é fundamental! Lembre-se: álcool e drogas não são bons para a saúde, nem devem ser utilizados como forma de refúgio! A melhor solução é estar saudável física e mentalmente, longe daquilo que traz danos à saúde.