31 de maio é Dia Mundial Sem Tabaco!

Dia 31 maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotado desde 1988 pelos seus Estados-Membros, visando alertar sobre as doenças e as mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

O tabagismo é responsável pelo aumento do risco de complicações de várias enfermidades como doenças cardiovasculares isquêmicas – infarto do miocárdio e derrame cerebral -, doenças respiratórias – bronquite e enfisema – e diversos tipos de câncer.

Atualmente, sabe-se que o uso de tabaco pode desencadear mais de 20 tipos de câncer em diversos órgãos do nosso corpo – pulmão, laringe, boca e bexiga, entre outros. Além disso, pode causar infertilidade, impotência, maior probabilidade de doenças cardíacas, baixo rendimento em atividades físicas e aumento de risco de  desenvolvimento de algumas doenças, inclusive mentais, em filhos de fumantes.

O Instituto Nacional do Câncer também ressalta a vulnerabilidade de fumantes à infecção pelo novo coronavírus, porque ao fumar ocorre contato constante dos dedos e possivelmente cigarros contaminados com os lábios, elevando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca. Além disso, utilizar produtos que envolvem compartilhamento de bocais para inalar a fumaça — como narguilé (cachimbo d´água) e dispositivos eletrônicos para fumar (cigarros eletrônicos e cigarros de tabaco aquecido) — também facilitam a transmissão do novo coronavírus entre seus usuários e a comunidade. 

O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo, acarretando maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Fumantes são acometidos mais frequentemente por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Desse modo,  foi constatado que o tabagismo é fator de risco para a COVID-19 e também é um agravante da doença, pois devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Portanto, além do uso de máscara, distanciamento social,  higienização frequente das mãos e vacinação contra a COVID-19, abandonar o uso do tabaco também pode salvar sua vida! 

Por isso, no Dia Mundial sem Tabaco, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reforça a importância de abandonar esse hábito. Se você pretende ter uma qualidade de vida melhor e prevenir diversas doenças ocasionadas pelo uso do tabaco, busque ajuda no serviço de saúde mais próximo. Com orientação de profissionais qualificados e um plano de tratamento definido de acordo com cada caso, é possível abandonar esse vício. Vale lembrar que nunca é tarde para buscar ajuda e melhorar sua saúde. Também é fundamental ressaltar que existem muitos motivos para parar de fumar. 

Não escolha marcas ou tipos de tabaco, escolha sua saúde!