6 comportamentos errados em tempos de pandemia

Desde 2020, estamos vivendo um cenário de pandemia no Brasil, no qual seguir as recomendações oficiais para evitar a disseminação do vírus é extremamente importante. Infelizmente, não conseguimos combater o coronavírus ainda, mas em 2021 nosso país iniciou o processo de vacinação contra a COVID-19, que segue o calendário priorizando os grupos de risco.

Mesmo que você já tenha sido vacinado, deve continuar mantendo os cuidados necessários para evitar a propagação do vírus. Lembre-se que, ao se proteger, você também protege os demais à sua volta e contribui para que, em breve, possamos vencer essa luta.

Vale lembrar que ao sentir qualquer sintoma (dor de cabeça, cansaço, febre, tosse, falta de ar, dor de garganta, perda do apetite e paladar), você deve procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação. Se for confirmada a infecção por coronavírus, mantenha o isolamento recomendado de 14 dias para evitar a transmissão do vírus para os demais e garantir uma boa recuperação.

A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) traz orientações sobre os 6 comportamentos errados durante a pandemia realizados por algumas pessoas, para que possamos refletir sobre eles e intensificar os cuidados, praticando-os da maneira correta. Para conferir se você está agindo corretamente frente à pandemia, clique aqui e acompanhe o material produzido pela DASST.

O uso da máscara, a higienização frequente das mãos, o distanciamento e a vacinação são os maiores aliados para manter o vírus longe e preservar vidas!

Não se esqueça: com responsabilidade e cooperação de todos, o inimigo perderá a força e venceremos a pandemia!