Informe-se sobre os sintomas associados à variante delta

Em 2020, fomos surpreendidos com a pandemia do coronavírus que impôs transformações na vida de todos nós. Foram necessárias diversas restrições, mas também muitos aprendizados. A higienização das mãos, o uso de máscara e o distanciamento social tornaram-se aliados no combate ao vírus.
 
Em 2021, vimos a esperança para o fim da pandemia se aproximar por meio do início e avanço da vacinação contra a COVID-19. No entanto, infelizmente, a pandemia não acabou e algumas flexibilizações talvez tenham causado a falsa sensação de que vencemos o vírus.
 
➡️ Em meio à vacinação, temos acompanhado o surgimento de novas variantes e algumas com uma transmissibilidade maior. A variante delta ganhou destaque, causando inclusive pequenos surtos em hospitais e lar de idosos.
 
⚠️ A variante delta tem por característica sintomas que se assemelham a um resfriado comum como coriza, dor de cabeça e dor de garganta. Em alguns casos, pode ocorrer tosse e febre. Então, é importante estar atento para que, ao apresentar os primeiros sintomas, já se identifique a contaminação para evitar a transmissão e a propagação do vírus. ⚠️
 
? Se você apresentar qualquer sintoma, principalmente aqueles associados ao coronavírus e à variante delta, não hesite em ir ao serviço de saúde, realizar a testagem e também concluir o tratamento recomendado. São exatamente esses detalhes que salvam vidas!
 
? Mesmo que  estejamos vacinados com as duas doses e com a imunidade adequada já adquirida, os cuidados seguem sendo primordiais. A vacina reduz as chances de sintomas graves do coronavírus e, consequentemente, diminui as chances de internação, sobretudo em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).  Vale ressaltar que o Ministério da Saúde anunciou que, a partir da segunda quinzena de setembro, será oferecida uma dose de reforço da vacina contra a COVID-19 para idosos com mais de 70 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses e para pessoas com baixa imunidade (imunodeprimidos), 28 dias após a segunda dose. 
 
Não é o momento de flexibilizar os cuidados! Por isso, continue utilizando sua máscara (principalmente em ambientes fechados), lave as mãos com água e sabão ou higienize frequentemente com álcool em gel 70%, mantenha distância mínima de 2 metros entre os demais, evite aglomerações e complete o esquema vacinal. ????
 
Não dê chance ao vírus. A melhor forma de combate é praticando as medidas de prevenção em todos os momentos.
 
Um único descuido pode comprometer a sua saúde e a de todos ao seu redor. Cuide-se! ?