Tomei a primeira dose da vacina. Preciso mesmo tomar a segunda dose?

➡️ Após tomar uma dose, algumas pessoas podem ter o falso entendimento de que a imunidade já está completa, mas isso não é verdade. O único imunizante que confere proteção com uma dose é o da Janssen. AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer necessitam de duas doses para que você garanta a proteção adequada.

A vacinação pode reduzir o risco de agravamento dos sintomas e necessidade de internação, em pessoas que sejam contaminadas pelo vírus após a vacinação e imunidade adequada adquirida. Portanto, é primordial seguir as medidas preventivas para evitar a contaminação e disseminação pelas novas variantes do coronavírus. 

Salienta-se que o Ministério da Saúde anunciou que, a partir da segunda quinzena de setembro, será oferecida uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos com mais de 70 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses e para pessoas com baixa imunidade (imunodeprimidos), 28 dias após a aplicação da segunda dose.

⚠️ Você deve estar atento e, se apresentar algum sintoma, buscar orientação no serviço de saúde mais próximo. Além disso, o uso de máscara, a higiene das mãos e manter a distância mínima de 2 metros entre os demais ainda são as melhores formas de manter o vírus longe.

 Não se esqueça: para combater o vírus é essencial a colaboração e a conscientização de todos.

Mantenha os cuidados consigo e com os demais!