A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) e da Divisão de Perícias (DP) apresenta aos servidores e comunidade a “Cartilha de Prevenção ao Suicídio – Pela Valorização da Vida”.
A cartilha está sendo lançada no mês de setembro, em virtude do Setembro Amarelo, por se tratar do mês de prevenção ao suicídio. No Brasil, o Setembro Amarelo foi adotado oficialmente em 2015, em parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A proposta durante este mês é promover eventos, disseminar informações e proporcionar espaços para debates sobre suicídio, alertando a população sobre a importância de sua discussão.
Na cartilha, você encontra respostas para as seguintes perguntas:
- Como podemos definir o suicídio?
- Como o suicídio é visto pela sociedade?
- Quais são as estatísticas sobre o suicídio no Brasil?
- Como prevenir o suicídio?
- Quais são os mitos e verdades sobre suicídio?
- Quais são os fatores de risco para o suicídio?
- Quais são os fatores de proteção para o suicídio?
- Quais são os sinais de alerta para o suicídio?
- Como abordar e auxiliar alguém com pensamentos suicidas?
- Se eu precisar de ajuda, o que devo fazer?
- Qual a importância de falar sobre suicídio diante de situações de crise?
Além de contar com Dicas Culturais, com o intuito de facilitar ainda mais a compreensão sobre o tema, já que a arte pode ser vista como instrumento de reflexão e transformação.
Infelizmente, o suicídio segue ocorrendo durante os outros meses do ano, por isso a necessidade de seguirmos as reflexões sobre o assunto sempre que possível, já que, se não discutirmos, ele segue sendo um tabu cada vez mais cristalizado e difícil de lidar.
Precisamos cuidar uns dos outros, preservando nossa saúde física e mental, estando atentos aos sinais e manifestações das pessoas que precisam de suporte, tratando de assuntos relevantes como este e superando o tabu do silêncio.
Desejamos uma boa leitura a todos(as)! Você pode acessar a cartilha e fazer o download clicando aqui.
Informe-se. Apoie quem precisa. E, se precisar, peça ajuda!
Convidamos os servidores para conferir as cartilhas produzidas pela PROGEPE, no link.
Servidor(a), caso você perceba que está precisando de suporte psicológico, entre em contato com a psicóloga da Divisão de Perícias, Camila Perez, através do e-mail: camilaperez@unipampa.edu.br.