#OutubroRosa | Se toque! O cuidado com as mamas é uma forma de demonstrar zelo com a sua saúde.

? Em outubro, celebramos a campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. Você conhece esse movimento e sabe a importância dele? Vamos falar sobre esse tema, então! ?
 
Em 1990, foi criado o Movimento Internacional de Conscientização para o controle do câncer de mama por meio da Fundação Susan G. Komen for the cure. No Brasil, a data de celebração do Outubro Rosa, bem como as atividades para prevenção ao câncer de mama, foi instituída pela Lei nº 13.733 em 2018. Celebrada anualmente, a data visa compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama (e mais recentemente sobre o câncer do colo do útero), proporcionar acesso maior a serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a diminuição da mortalidade. Daremos ênfase ao câncer de mama, por ser o enfoque principal da campanha Outubro Rosa desde sua origem!
 
? O que é o câncer de mama?
 
O câncer de mama é mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual corresponde a 29% entre as brasileiras, conforme o Ministério da Saúde.
 
O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo dá origem a células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Existem diversos tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento acelerado, enquanto outros crescem mais lentamente, de acordo com a característica de cada tumor.
 
? O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?
 
Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – foi acometida pela doença antes dos 50 anos de idade, a mulher possui chances maiores de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com risco aumentado para o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.
 
? Quais são os sintomas do câncer de mama?
 
O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, sendo o mais fácil de ser identificado pela própria mulher um caroço no seio, dolorido ou indolor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Todavia, o câncer de mama também pode ser assintomático. Por isso é essencial que a mulher conheça seu corpo e fique atenta a qualquer alteração nas mamas, buscando avaliação profissional em caso de anormalidades.
 
? É fundamental ficar atenta os seguintes sinais e sintomas abaixo também enfatizados pelo Ministério da Saúde:
Alterações no tamanho ou forma da mama, nódulo único e endurecido, vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não apresente presença de nódulo, nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho, sensação de massa ou nódulo em uma das mamas, sensação de nódulo aumentado na axila, espessamento ou retração da pele ou do mamilo, secreção sanguinolenta ou aquosa pelos mamilos, assimetria entre as duas mamas, presença de um sulco na mama (como se fosse um afundamento de uma parte da mama), endurecimento da pele da mama( semelhante a casca de laranja), coceira frequente na mama ou no mamilo, formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo, inversão do mamilo, inchaço do braço e dor na mama ou no mamilo.
 
Vale ressaltar que o surgimento dessas anormalidades pode ocorrer de maneira isolada ou simultânea. Os sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico.
 
? O que é o exame clínico das mamas?
 
É o exame realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações e, se necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia – um raio X que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno e consequentemente apresenta maior chance de cura da doença.
 
? O autoexame previne a doença?
 
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, auxilia no conhecimento do próprio corpo, porém, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher perceba alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Embora não seja encontrada nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.
 
? Qual é o tratamento para câncer de mama?
 
Existem muitos tipos de tratamento indicados para combater o câncer de mama. O plano terapêutico a ser adotado deverá ser definido pelo profissional médico, mediante a avaliação de todos os exames realizados e pelos dados fornecidos pelo médico patologista, após a realização de biópsia.
 
A paciente deverá ser informada sobre as melhores possibilidades de tratamento existentes de acordo com as peculiaridades de seu caso. Ressalta-se que é direito da mulher questionar e discutir com o médico todas as opções de tratamento disponíveis.
 
? O Ministério da Saúde reitera que a Lei nº 12.732 de 2012 estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem o direito a ser submetido ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo de até 60 dias, a partir da data de confirmação do diagnóstico em laudo patológico ou, em menor prazo, conforme a necessidade terapêutica do caso.
 
As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:
  • tratamento local: cirurgia e radioterapia;
  • tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
? Como prevenir o câncer de mama?
 
Infelizmente, o câncer de mama não é uma doença totalmente prevenível, devido à multiplicidade de fatores relacionados ao seu aparecimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis.
 
De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física (sob orientação de profissional capacitado), alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, evitar a ingestão de bebidas alcóolicas, amamentação e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
 
No mês de Prevenção ao Câncer de Mama, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) ressalta a importância de estar atenta a quaisquer mudanças em seu corpo, principalmente na região das mamas. Reforça ainda a importância da realização de exames de forma periódica e da mamografia para combate de doenças, entre elas o câncer de mama. Lembrando que nas unidades de saúde também é ofertado a coleta de citopatológico, exame importante a ser realizado e que pode auxiliar na identificação do câncer de colo do útero.
 
Por fim, DASST presta sua solidariedade a todas as mulheres que estão enfrentando essa luta para combater o câncer de mama. Compreendemos que não é fácil, mas com diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível vencer.
 

? Se toque, faça exames, compareça às consultas e se for necessário, faça o tratamento indicado. Sua saúde merece cada segundo de cuidado dedicado a ela! ?