🗓 10 de outubro é Dia Mundial da Saúde Mental! 🧠
Essa data foi instituída pela Federação Mundial de Saúde Mental em 10 de outubro de 1992. Embora tenham ocorrido alguns avanços e quebra de preconceitos, é essencial falar sobre esse tema nos dias atuais, principalmente diante do cenário de pandemia do coronavírus. Ainda é preciso discutir o cuidado com a mente, pois alterações mentais não tratadas podem desencadear muitos impactos negativos ao indivíduo e resultar até em morte.
➡ A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental como prioridade e reitera que é primordial estar atento aos sintomas de alerta como alteração no sono, na alimentação, na disposição interna, nas relações, nas atividades escolares e laborais e tantas outras sinalizações de que algo não está bem.
⚠ Vale destacar que perturbações de natureza mental e transtornos mentais são as doenças mais incapacitantes do século XXI e infelizmente diante das restrições e adaptações impostas pela pandemia do coronavírus, houve um aumento de casos, sobretudo de quadros de depressão e ansiedade. Nesse sentido, os órgãos de saúde reforçam a importância da preservação da saúde mental e da busca por ajuda profissional para lidar com dificuldades e adoecimentos emocionais.
✅ No Dia Mundial da Saúde Mental, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reforça a importância de buscar suporte em serviços como Centro de Valorização à Vida (CVV) e Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS). Eles são compostos por profissionais da área de saúde mental e/ou pessoas capacitadas para escutar e orientar o enfrentamento de situações de vulnerabilidade de forma adequada.
Além disso, a DASST ressalta que os servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) podem agendar um horário para conversar sobre seus anseios, angústias e/ou situações que estejam causando desgaste e/ou perturbação mental relacionadas ao contexto de trabalho com a psicóloga Camila Perez, que atua na Divisão de Perícias (DP), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE).
📌 Não esqueça que alguns hábitos como a prática de atividade física (sob orientação profissional), leitura de um livro, assistir um filme, realização de uma videochamada aos amigos e aos familiares, manutenção de uma rotina, brincar com os filhos, se alimentar de forma saudável e solicitação de ajuda profissional podem ajudá-lo a superar etapas difíceis em sua vida.