14 de novembro é Dia Mundial do Diabetes

🗓 Hoje, dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, mês em que também é dedicado à conscientização sobre a doença por meio da campanha #NovembroAzul. 🩸
 
A data visa alertar sobre o impacto do diabetes, estimular as políticas públicas para possibilitar que os portadores da doença vivam melhor e por mais tempo, promover diagnóstico precoce e orientar sobre o tratamento adequado.
 
➡️ O Diabetes Mellitus é uma doença crônica causada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose – nível de açúcar – no nosso sangue.
 
A glicose é obtida por meio dos alimentos ingeridos diariamente e que são a nossa principal fonte de energia. O corpo precisa da insulina para conseguir metabolizar a glicose adquirida nesse processo. Quando uma pessoa possui diabetes, ela não consegue utilizar a glicose adequadamente, provocando um déficit na metabolização desse carboidrato. Esses casos são caracterizados por altas taxas de açúcar no sangue – hiperglicemia – de forma permanente, condição que pode provocar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, os tipos mais comuns de Diabetes são:
 
🔹 Tipo 1: o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói as células produtoras de insulina. É mais frequente em jovens e crianças, por isso o diagnóstico costuma ser feito na infância e na adolescência.
 
🔹 Tipo 2: resulta da resistência à insulina. O corpo não produz uma quantidade suficiente do hormônio ou existe uma incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Esse tipo é comum em adultos acima de 40 anos ou em pessoas acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação. No entanto, pode ocorrer em jovens.
 
🔹 Diabetes Gestacional: decorrente das mudanças hormonais, a ação da insulina pode ser reduzida durante a gestação. O pâncreas, consequentemente, aumenta a produção de insulina para compensar. Essa é uma condição que pode ou não persistir após o parto, portanto deve ser realizado o acompanhamento com profissionais para avaliação e orientações necessárias.
 
🔹 Pré-diabetes: condição caracterizada pelo nível de açúcar no sangue acima do normal, porém não o suficiente para ser diagnosticado como diabetes. Serve de alerta, pois indica um risco grande para o desenvolvimento da doença.
 
📌 Histórico familiar de diabetes, sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial e idade acima de 45 anos são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Sintomas como fome frequente, sede intensa, desânimo, fraqueza, sonolência, tontura, perda de peso, urina em excesso e dificuldade na cicatrização de feridas e infecções frequentes podem sinalizar a presença da doença. Portanto, é fundamental buscar avaliação profissional. Um simples exame de sangue pode revelar se você tem ou não a doença.
 
🩺 Após o diagnóstico, o tratamento para o diabetes pode ser realizado tanto com insulina quanto com medicação oral. A insulina costuma ser utilizada no tratamento de diabetes tipo 1, mas pode ser utilizada em casos de diabetes tipo 2. Já a medicação oral é frequentemente utilizada em casos de diabetes tipo 2.
 
⚠️ O Ministério da Saúde ressalta que, se o tratamento para o diabetes não for realizado de forma adequada, podem surgir complicações como problemas neurológicos, na visão, nos rins, nos pés e nas pernas, além de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Em casos em que já há alguma complicação crônica, são realizados tratamentos específicos que auxiliam na manutenção da qualidade de vida de pessoas com diabetes.
 
🔖 Pessoas com diabetes devem consumir diariamente verduras, legumes e frutas, preferencialmente crus, por possuírem maiores quantidades de fibras. Frutas devem ser consumidas em quantidades adequadas e distribuídas corretamente ao longo do dia, além disso é essencial controlar o consumo de doces, massas e gorduras. A prática de exercício físico também ajuda a controlar a glicemia, manter o peso saudável e controlar o estresse, fatores que também contribuem para a evolução da doença. 🍎🥦🍉🥕⛹️‍♀️
 
No Dia Mundial do Diabetes, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) ressalta a importância da prática de exercícios físicos e alimentação saudável como aliados na prevenção e controle do diabetes. Também reitera a importância da busca por avaliação profissional, caso perceba algum dos sintomas relacionados à doença ou quaisquer alterações em seu organismo.
 
Não dê chances ao diabetes! 🩸
Faça o teste e siga as orientações médicas. 😉