🗓 Em 31 de março, celebra-se o Dia da Saúde e da Nutrição a fim de debater e avaliar práticas nutricionais, bem como a importância de políticas públicas relacionadas ao tema.
➡ O Ministério da Saúde ressalta que a prática da boa alimentação tem início no nascimento, quando é recomendado o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida. Após este período, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos ou mais. No começo da vida ocorre a formação, crescimento e desenvolvimento celular, e as informações genéticas são gerenciadas. Em cada fase da vida – criança, adolescente, adulto ou idoso -, o ser humano possui necessidades nutricionais diferentes.
⚠ O excesso de peso pode desencadear problemas de saúde como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade mórbida, alerta o Ministério da Saúde. Deste modo, é fundamental ter uma uma boa nutrição, na qual a dieta é regular e equilibrada, fornecendo quantidade e variedade adequadas de nutrientes para o organismo.
✅ No Dia da Saúde e Nutrição, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) reforça a importância de bons hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde física e mental de forma periódica.
Abaixo algumas dicas do Ministério da Saúde para uma boa saúde e nutrição:
- Evite o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados. 🥫🍔🍟🌭
- Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões. 🍓🍇🥕🥗
- Beba bastante água. 💧
- Reduza ou evite o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro. 🍻🚬
- Faça exames preventivos e consulte sempre o seu médico. 🩺
- Faça exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana, após avaliação médica. 🚴♀️🏋️⛹️♀️🏊♀️
- Durma pelo menos 8h num período de 24h. 😴
🔖 Siga as recomendações e, se perceber quaisquer alterações em sua saúde, busque avaliação profissional.