17 de novembro é Dia Nacional de Combate à Tuberculose

🗓 Em 17 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
 
➡ A tuberculose é transmitida por meio de gotículas presentes no ar, ou seja, ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa – pulmonar ou laríngea -, que lançam no ar partículas que contêm bacilos. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que provoque baixa resistência orgânica também favorecem o estabelecimento da doença.
 
O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, é recomendado que toda pessoa com tosse por 3 semanas ou mais seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como: febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço.
 
🩺 O tratamento da tuberculose é medicamentoso com duração de, no mínimo, 6 meses. É disponibilizado no Sistema Único de Saúde e realizado preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO), no qual, além da construção do vínculo entre profissional de saúde e a pessoa com tuberculose, ocorre a observação da ingestão dos medicamentos pelo paciente pelo profissional responsável pela supervisão.
 
📍 Com o início do tratamento, há a tendência de redução gradativa da transmissão e, em geral, após 15 dias de terapia, encontra-se muito diminuída. Todavia, o ideal é que as medidas de controle sejam implantadas até que haja a negativação da baciloscopia, tais como cobrir a boca com o braço ou lenço ao tossir, manter o ambiente bem ventilado e com bastante luz solar. O bacilo é sensível à luz solar, e a circulação de ar possibilita a dispersão de partículas infectantes. Com isso, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão.
 
✅ No Dia Nacional de Combate à Tuberculose, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) destaca a importância de não abandonar o tratamento, mesmo que nas primeiras semanas a pessoa já se sinta melhor. O tratamento irregular pode complicar a doença e resultar no desenvolvimento de tuberculose resistente aos medicamentos utilizados. Por sua vez, aqueles que seguem o tratamento adequadamente se curam da doença.
 
📌 A DASST reitera a importância da vacina BCG como medida de prevenção. A vacina é aplicada gratuitamente pelo SUS quando a criança nasce e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. Por fim, é primordial a avaliação de outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose. 💉
 
⚠️ Se você apresentar quaisquer alterações ou sintomas que possam indicar a tuberculose, busque avaliação no serviço de saúde. Lembre-se que ter preconceito ou receio de comparecer à unidade de saúde pode gerar complicações e danos maiores à saúde.
 
Parece gripe, mas pode ser tuberculose! Fique atento aos sintomas, compareça à unidade e cumpra sempre as recomendações realizadas por um profissional! 😉