#Coronavírus | A prevenção ainda continua.

Você ainda lembra da COVID-19? Provavelmente sim!
 
➡ Embora o cenário de óbitos e de casos tenha diminuído em decorrência da vacinação por alguns meses, novamente a Covid-19 volta a causar preocupação pela detecção de novas subvariantes da ômicron.
 
📍 Atualmente, em grande parte dos casos os sintomas são leves e moderados com recuperação no domicílio. Entretanto, é importante alertar que alguns pacientes poderão desenvolver a forma mais grave da doença.
 
Salienta-se que o vírus espalha-se pela boca ou pelo nariz de uma pessoa infectada, em pequenas partículas líquidas expelidas quando elas tossem, espirram, falam, cantam ou respiram. Deste modo, outra pessoa pode inalar o vírus estando perto de alguém com COVID-19 ou ao tocar em uma superfície contaminada e, em seguida, passar as mãos nos olhos, no nariz ou na boca. O vírus se espalha com mais facilidade em locais fechados e em multidões.
 
✅ A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) destaca a importância da prevenção, mesmo que tenhamos encerrado a Espin – Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – com a emissão da Portaria GM/MS Nº 913, em maio de 2022. Infelizmente, o coronavírus ainda está presente em nossa sociedade e devemos ter cuidado, pois o vírus pode ter muita gravidade, além de deixar sequelas significativas.
 
Então, como você deve se proteger no cenário atual?
 
No Rio Grande do Sul, o Comitê Científico traz as seguintes orientações:
 
1️⃣ Se estiver com sintomas respiratórios, utilize a máscara de proteção facial e evite locais fechados e com aglomerações de pessoas.
 
2️⃣ Recomenda-se o uso de máscaras também em locais com baixa ventilação ou riscos de aglomeração. 😷
 
3️⃣ Vacine-se com todas as doses recomendadas, de acordo com sua faixa etária. 💉
 
4️⃣ Faça o teste ao manifestar quaisquer sintomas gripais. 🤒
 
5️⃣ Cumpra o isolamento e realize o tratamento recomendado de forma adequada.
 
📌 Ainda não vencemos essa batalha. Além das medidas acima, é fundamental manter a higienização das mãos e dos objetos de uso coletivo, bem como manter o distanciamento dos demais para não causar aglomerados e propiciar maiores chances de propagação do coronavírus.
 
Para manter o vírus longe, os cuidados continuam a ser primordiais. 😉