Dúvida rápida: sua vacinação contra a COVID-19 está em dia?

No fim de fevereiro, o Brasil viu ter início uma nova etapa da vacinação contra a COVID-19: a aplicação da vacina bivalente, que também abrange cepas da ômicron, além da cepa original. O imunizante, por enquanto, está sendo disponibilizado para idosos – obedecendo a limitação por idade conforme doses recebidas pelos municípios e orientação do Ministério da Saúde (tem variado de 70 a 90 anos), além de profissionais de instituições de longa permanência, lares e profissionais com maior exposição. Se você possui familiar com idade liberada para receber o imunizante, converse com essa pessoa, revise a carteirinha e leve-o à unidade de saúde para completar o esquema. 💉💉💉
 
📍 Caso esteja com dose em atraso, regularize sua situação vacinal. Ao completar o esquema vacinal, você diminui as chances de sintomas graves, caso seja contaminado pelo coronavírus. Não esqueça de ficar atento a sintomas como tosse, dor do corpo, febre, náuseas, vômitos, cansaço, dor de garganta, espirro e coriza. Eles podem sinalizar que você está com COVID-19 e deverá buscar avaliação profissional e cumprir adequadamente o tratamento para breve recuperação.
 
🔖 Para continuar mantendo o vírus longe, evite o compartilhamento de objetos de uso pessoal, evite aglomerações, higienize frequentemente as mãos, mantenha distanciamento dos demais e use máscara se apresentar sintomas gripais. Cuidando de si, estará protegendo a todos ao seu redor.