➡ No dia 31 de março, celebra-se o Dia da Saúde e da Nutrição. Nesse dia, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) dá destaque à Campanha Março Azul Marinho: mês de prevenção ao câncer colorretal.
🔖 O objetivo da campanha é alertar sobre os tumores que surgem no intestino grosso, especificamente no final do intestino (cólon e reto) e que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado o segundo tipo de tumor mais comum no Brasil.
📍 Os fatores de risco para o câncer colorretal são: herança genética, idade igual ou superior a 50 anos, obesidade, sedentarismo, tabagismo e consumo exagerado de alimentos processados, carne vermelha e bebidas alcoólicas.
⚠ Os sinais e os sintomas sugestivos deste câncer são: sangramento nas fezes, massa abdominal, dor abdominal, perda de peso e anemia, e mudança de hábito intestinal.
🩺 O diagnóstico pode ser feito por meio de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos. Além desses exames, a Organização Mundial da Saúde recomenda aos países a realização do rastreamento do câncer de colorretal em pessoas acima de 50 anos, por meio do exame de sangue oculto de fezes.
✳ A prevenção do câncer colorretal deve ocorrer o ano inteiro, por isso a DASST traz abaixo as orientações do Ministério da saúde para evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer:
▪️ Praticar regularmente atividade física, conforme orientação de um profissional.
▪️ Manter o peso adequado.
▪️ Reduzir a quantidade de óleos, gorduras, sal e açúcar.
▪️ Consumir frutas, legumes e verduras.
▪️ Reduzir o consumo de carnes vermelhas
▪️ Ingerir água.
▪️ Evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
▪️ Não fumar e evitar ambientes onde outras pessoas estejam fumando.
O câncer colorretal tem tratamento e é frequentemente curável se for diagnosticado precocemente. Não tenha receio! Previna-se e zele por sua saúde. 😉