Cuidados de carnaval

Está chegando mais um momento de festa esperado por muitos: o carnaval 2024!
 
Pensando na importância de curtir a folia de forma saudável, responsável e em segurança, a Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST) traz abaixo 10 dicas para que você possa melhor desfrutar do carnaval:
 
1. Revise sua caderneta de vacinação e complete as doses dos imunizantes pendentes. Lembre-se que os vírus, como o coronavírus, ainda exigem cuidado. Caso você esteja com algum sintoma gripal, opte por curtir a folia sem expor os demais. Se você estiver realizando algum tratamento que exija repouso, preserve sua saúde em casa.
2. Se for viajar, obedeça a sinalização e respeite as leis de trânsito. Em dezembro, a DASST trouxe algumas dicas de segurança no trânsito que pode auxiliar você a se programar para sua viagem e chegar em segurança ao seu destino. Para acessar, clique aqui.
3. Fique atento à sua hidratação. Com as altas temperaturas, beber água é essencial para manter o equilíbrio corporal. Opte por uma alimentação saudável e faça pausas para descanso.
4. Se for viajar para áreas nas quais existe alta concentração de mosquitos, use repelente para evitar a dengue, transmitida pelo Aedes Aegypti. Não deixe potes, vasilhas, garrafas abertas, sacos de lixo abertos, ou quaisquer outros itens que possam acumular água. Para combater o mosquito, é fundamental eliminar os criadouros.
Caso você apresente sintomas como febre, dor nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, dor atrás dos olhos ou quaisquer outros sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.
5. Use protetor solar e acessórios para proteger sua pele dos raios solares, se for se expor ao sol para pular carnaval nos bloquinhos ou curtir a festa na praia com os amigos. Evite a exposição solar entre 10 horas e 16 horas.
6. Ao consumir bebida alcoólica, faça isso com moderação e consciência. Beba devagar, intercale o consumo de álcool com bebidas não alcoólicas, alimente-se antes de beber e enquanto estiver bebendo, pois a ingestão de alimentos proporciona uma absorção mais lenta do álcool pelo organismo.
 
Embora os malefícios causados pelo uso abusivo de álcool sejam amplamente divulgados e tenhamos o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo – em 18 de fevereiro – para reforçar a importância da conscientização, dados recentes do Ministério da Saúde comprovam que, na população em geral, houve elevação de 18,4% para 20,8% no consumo excessivo entre 2021 e 2023. A DASST ressalta, portanto, a importância de reconhecer quando a exposição ao álcool oferece riscos para quem o consome e aos demais, pois isso sinaliza que é preciso buscar ajuda profissional.
7. Aproveite a folia sem importunar sexualmente o próximo. Não beije, não toque, não faça cantadas nem tome quaisquer atitudes de violação dos direitos do outro. Essas ações são desrespeitosas e configuram crime, com penas previstas em lei. Lembre-se: não sendo expressado um “sim”, sempre prevalece o “não”.
8. Se, em algum momento, qualquer direito seu for violado, denuncie às autoridades mais próximas – delegacias, postos de atendimento da polícia, entre outros. Faça registros em vídeos, áudios ou por meio de testemunhas.
9. Use preservativo. A camisinha é a medida mais acessível, segura e eficaz para evitar gravidez não planejada e também prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como Hepatite A, HPV, Sífilis e HIV.
A DASST salienta que, para a prevenção do HIV, existem métodos adicionais que também podem ajudar a evitar a infecção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que podem ser usadas de forma combinada à camisinha. É possível se informar sobre sua disponibilidade nas unidades de saúde.
 
10. Ao perceber quaisquer alterações que sinalizem riscos à sua saúde ou segurança, procure um serviço de saúde ou orientação dos serviços de proteção mais próximos.
 
A DASST deseja que as dicas acima sejam úteis para tornar seu carnaval mais seguro e especial. Boa folia a todos e todas!