Todos juntos contra a dengue

➡ Em fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde alertou que o Rio Grande do Sul está vivendo uma epidemia de dengue. Infelizmente, já ocorreram óbitos e o número de casos confirmados se elevaram nos primeiros meses do ano. 🦟
 
A vacina contra a dengue disponibilizada pelo Ministério da Saúde à rede pública, neste momento, não contempla o Estado. Deste modo, a forma mais eficaz para combater o mosquito Aedes aegypti segue sendo a eliminação dos criadouros.
 
⚠️ Não deixe água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, sacos de lixo.
 
⚠️ Troque frequentemente a água dos animais de estimação.
 
⚠️ Mantenha caixas d’águas e piscinas limpas e tampadas.
 
⚠️ Use repelente frequentemente.
 
⚠️ Se perceber locais que possam oferecer risco à sua saúde e a dos demais, avise a Vigilância Sanitária ou órgãos responsáveis por fiscalizar e eliminar os criadouros.
 
📍 Caso sinta dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, febre, apresente manchas vermelhas na pele ou perceba quaisquer alterações em seu corpo, busque avaliação profissional na unidade de saúde mais próxima. Pode ser dengue!
 
🩺 Ao confirmar o diagnóstico, siga as orientações de tratamento recomendadas. Faça repouso, beba bastante água, tente manter a alimentação balanceada. Se tiver que utilizar medicamentos, siga a prescrição. Jamais se automedique! Não hesite em buscar uma nova avaliação até que sua saúde esteja totalmente recuperada.
 
✅ O combate à dengue é um desafio imenso, mas com a colaboração de todos é possível vencer! Faça sua parte! 🦟