Roda de Conversa Internacional em Alegrete

Na última quarta-feira, dia 03 de julho, a DAEINTER promoveu um encontro que reuniu alguns dos alunos estrangeiros que estão na UNIPAMPA. A 1ª edição da Roda de Conversa Internacional ocorreu no campus Alegrete, e contou com a participação de representantes de seis países. Do campus Bagé, Amunike Fernandes, de Cabo Verde, aluno PEC-G do curso de Engenharia de Energia e Samantha Quintell Lenzi, dos Estados Unidos, bolsista Fulbright. Do campus Alegrete, Elone Sampaio, de Angola, aluno de Ciência da Computação; Gerardo Bobadilla, do México, aluno visitante do mestrado em Engenharia Agrícola; Kevin Rebolledo la Torre, do Peru, do mestrado em Engenharia e Abdou-Halique Bouari, de Benin, aluno PEC-G de Engenharia de Telecomunicações.

O evento iniciou no auditório do campus, quando os estudantes falaram sobre suas experiências, seus países de origem e sobre a vida no Brasil e na UNIPAMPA. Todos destacaram o caráter gratuito do ensino superior no país e qualidade das pesquisas. Gerardo Bobadilla destacou que, no México, a educação também passa por uma crise de financiamento, especialmente os programas de pós-graduação. Abdou-Halique explicou que a decisão de estudar fora de seu país foi motivada pela busca por uma formação diferenciada, que permitisse a ele competir nos mercados mais exigentes, e Amunike Fernandes falou sobre as vantagens de estudar em uma instituição como a UNIPAMPA: facilidade de contato com servidores técnicos e docentes para a resolução de problemas e a possibilidade de se relacionar de forma mais próxima com colegas, através da inserção nas várias atividades promovidas pela comunidade acadêmica.

Após, os estudantes participaram do programa Cidade Rural, da rádio Tchê Alegrete, momento em que puderam falar um pouco mais sobre a cultura gaúcha e os novos hábitos adquiridos no Rio Grande do Sul, como o chimarrão e a adaptação à alimentação e ao frio.

Para finalizar o dia, foi realizada uma apresentação de Capoeira no Clube Comercial.

A UNIPAMPA já recebeu 45 alunos internacionais em seus 10 campi, participando dos mais diversos programas. Atualmente 05 alunos cursam graduação e/ou mestrado. Receber alunos de outros países representa uma oportunidade única para nossos alunos que, desta forma, passam a conviver com diferentes culturas, idiomas e histórias. Além disso, desperta o interesse em oportunidades para intercâmbios fora do país. Uma das missões da DAEINTER é a promoção de atividades como esta, que fortalecem o processo de internacionalização em casa e integram cada vez a convivência entre as diversas nacionalidades que compõem a identidade de nossa universidade.