A Unipampa deu um passo estratégico para a consolidação da sua presença internacional e para a valorização da educação pública na nossa região. Oficializamos o Protocolo de Cooperação com o Consejo de Formación en Educación (CFE) da Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) do Uruguai! 📑🤝
Para entender a magnitude desse acordo, a ANEP é o organismo estatal responsável pelo planejamento e gestão de todo o sistema educacional público uruguaio. O CFE (Conselho de Formação em Educação) é o órgão responsável por gerenciar a formação de educadores e professores no país. Ele se divide regional e funcionalmente em diferentes tipos de institutos espalhados pelo território nacional: Os CERP (Centros Regionais de Professores) são polos que concentram a formação presencial de professores da educação secundária no interior. Os IFD (Institutos de Formação Docente) focam principalmente na formação de mestres (escola primária) e oferecem cursos para professores. Essa parceria representa uma ponte direta de alto impacto para os nossos cursos de licenciatura, graduação e pós-graduação.
🍏 O coração da formação docente: A conexão com os CERP. O grande diferencial desse instrumento é a aproximação com os Centros Regionales de Profesores (CERP) da ANEP, referências na preparação de docentes com forte identidade regional.
A partir deste Protocolo de Cooperação, uniremos esforços para:
- 🔬 Pesquisa e Extensão: Desenvolver projetos conjuntos que pensem os desafios da educação básica e técnica na fronteira.
- 🎓 Capacitação Mútua: Promover a formação contínua de recursos humanos, aproximando realidades pedagógicas de brasileiros e uruguaios.
- 🔄 Convênios Específicos: Viabilizar planos de trabalho práticos e dinâmicos adaptados às necessidades de cada campus e centro regional.
Quando a Unipampa se une à instituição que desenha a educação do Uruguai, criamos uma força única somando vivências!
Formando os professores que vão guiar as próximas gerações, sem limites geográficos.
Para mais informações: daiinter@unipampa.edu.br
O Núcleo de Gestão de Idiomas divulga Resultado preliminar do PROFIC 2O26/01.
Inovação, tecnologia de ponta e o futuro do ensino superior na nossa parceria com a 
Auxílio: até R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), em cota única.
A iniciativa tem como objetivo fomentar ações de projetos de idiomas por meio de apoio financeiro e concessão de bolsas a estudantes.
O evento propõe um espaço reflexivo sobre o papel da educação na construção de perspectivas interculturais críticas, entendendo o ensino como uma prática situada e transformadora.



