PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO entre UNIPAMPA e o CONSEJO DE FORMACIÓN EN EDUCACIÓN DE LA ADMINISTRACIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN PÚBLICA

A Unipampa deu um passo estratégico para a consolidação da sua presença internacional e para a valorização da educação pública na nossa região. Oficializamos o Protocolo de Cooperação com o Consejo de Formación en Educación (CFE) da Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) do Uruguai! 📑🤝

Para entender a magnitude desse acordo, a ANEP é o organismo estatal responsável pelo planejamento e gestão de todo o sistema educacional público uruguaio. O CFE (Conselho de Formação em Educação) é o órgão responsável por gerenciar a formação de educadores e professores no país. Ele se divide regional e funcionalmente em diferentes tipos de institutos espalhados pelo território nacional: Os CERP (Centros Regionais de Professores) são polos que concentram a formação presencial de professores da educação secundária no interior. Os IFD (Institutos de Formação Docente) focam principalmente na formação de mestres (escola primária) e oferecem cursos para professores.  Essa parceria representa uma ponte direta de alto impacto para os nossos cursos de licenciatura, graduação e pós-graduação.

🍏 O coração da formação docente: A conexão com os CERP. O grande diferencial desse instrumento é a aproximação com os Centros Regionales de Profesores (CERP) da ANEP, referências na preparação de docentes com forte identidade regional.

A partir deste Protocolo de Cooperação, uniremos esforços para:

  • 🔬 Pesquisa e Extensão: Desenvolver projetos conjuntos que pensem os desafios da educação básica e técnica na fronteira.
  • 🎓 Capacitação Mútua: Promover a formação contínua de recursos humanos, aproximando realidades pedagógicas de brasileiros e uruguaios.
  • 🔄 Convênios Específicos: Viabilizar planos de trabalho práticos e dinâmicos adaptados às necessidades de cada campus e centro regional.

Quando a Unipampa se une à instituição que desenha a educação do Uruguai, criamos uma força única somando vivências!

Formando os professores que vão guiar as próximas gerações, sem limites geográficos.

Para mais informações: daiinter@unipampa.edu.br

Resultado preliminar do PROFIC 2O26/01

O Núcleo de Gestão de Idiomas divulga Resultado preliminar do PROFIC 2O26/01.

Resultado Preliminar  

Período para envio de pedidos de revisão de prova até 16/06/2026, conforme EDITAL Nº 106/2026 – PROFIC 1º SEMESTRE/2026
EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DE PROVA ON-LINE DE PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA, LÍNGUA INGLESA E LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTRANGEIROS(AS) E SURDOS(AS), neste link.

TECNOLOGIA, IDIOMAS E FUTURO: A ALIANÇA ENTRE UNIPAMPA E A UTEC

Inovação, tecnologia de ponta e o futuro do ensino superior na nossa parceria com a Universidad Tecnológica (UTEC) do Uruguai! 

A UTEC é uma instituição pública jovem, dinâmica e com um modelo educacional totalmente focado no futuro. Nascida com a missão de levar o ensino tecnológico de alta qualidade para o interior do Uruguai, ela respira inovação, sustentabilidade e forte conexão com o setor produtivo e de tecnologia mundial. E a Unipampa caminha lado a lado com essa potência!

A nossa história de cooperação vem sendo construída passo a passo:

  • 📜 O Começo de Tudo (2017): Assinamos o nosso primeiro Protocolo de Intenções, abrindo as portas para o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico em conjunto.
  • 📈 Avanço na Gestão (2020): Firmamos um Acordo Específico entre o nosso Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Unipampa e os Institutos Regionais da UTEC. Uma troca real de recursos materiais e humanos para alavancar a pesquisa, o ensino e a extensão.
  • 🗣️ Conexão Global e Línguas: Agora, avançamos ainda mais unindo esforços em um acordo focado na colaboração entre os programas de idiomas de ambas as instituições. Afinal, para o profissional do futuro dominar a tecnologia, ele também precisa dominar os idiomas e derrubar as barreiras da comunicação global!

Onde a Unipampa atua na fronteira, a UTEC também transforma a realidade do lado uruguaio. Juntos, compartilhamos mentes brilhantes e o desejo de transformar a nossa região em um verdadeiro polo de tecnologia e desenvolvimento internacional.

Para mais informações sobre os acordos de cooperação escreva para daiinter@unipampa.edu.br ou explore a aba de cooperação internacional neste site.

Professora da Unipampa integra delegação brasileira em simpósio internacional de neurociência na Índia Professora representou a Universidade em evento que reuniu pesquisadores dos países do BRICS e nações parceiras.

Réplica de notícia divulgada no portal Unipampa, neste link.

“A professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Pâmela Billig Mello Carpes, integrou a delegação brasileira participante do III BRICS Neuroscience Symposium, realizado entre os dias 5 e 7 de junho de 2026, no Indian Institute of Technology Madras, em Chennai. O evento reuniu pesquisadores, clínicos e gestores de ciência dos países do BRICS e de nações parceiras para discutir avanços científicos e oportunidades de cooperação internacional na área da neurociência.

Antes do início do simpósio, os participantes cumpriram uma programação pré-congresso que incluiu visitas técnicas ao IIT Madras e ao Sudha Gopalakrishnan Brain Centre (SGBC), reconhecido por pesquisas de ponta em neurociência básica, translacional e computacional, além de iniciativas voltadas ao mapeamento e à compreensão da organização do cérebro humano.

Durante a programação científica, a docente da Unipampa ministrou a palestra “Targeting Memory Consolidation to Promote Long-Lasting Memories”, na qual apresentou estratégias experimentais voltadas à modulação da consolidação da memória e discutiu o potencial dessas abordagens para promover memórias duradouras. A apresentação integrou as atividades do primeiro dia do evento.

Além da palestra, Pâmela Carpes participou da mesa-redonda “Career Trajectories and Leadership in Neuroscience: Expert Perspectives”, compartilhando experiências sobre formação de pesquisadores, desenvolvimento de carreira acadêmica e liderança científica. A professora também atuou como moderadora do painel “Building & Strengthening Multidisciplinary Neuroscience Research”, dedicado ao debate sobre estratégias para fortalecer pesquisas colaborativas e multidisciplinares em neurociência entre os países participantes.

Para Carpes, a participação no simpósio representa uma oportunidade estratégica para ampliar a inserção internacional da instituição e fortalecer parcerias de pesquisa e formação na área. “A presença da Unipampa em espaços internacionais como este contribui para a construção de novas colaborações científicas, amplia a visibilidade da produção desenvolvida na Universidade e fortalece a participação brasileira nas discussões globais sobre ciência e inovação, especialmente na área da neurociência”, destaca.

A delegação brasileira contou ainda com representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal da Paraíba, além da participação de Daniel Gomes de Almeida Filho, secretário nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reforçando o compromisso brasileiro com a cooperação científica internacional e o fortalecimento das redes de pesquisa em neurociência.

O III BRICS Neuroscience Symposium teve como objetivo promover o intercâmbio científico e a construção de colaborações internacionais em áreas como neurodesenvolvimento, neurodegeneração, neuroimagem, neurotecnologia, neurociência cognitiva e neurociência computacional. A edição de 2026 deu continuidade às reuniões realizadas anteriormente em Xangai, em 2023, e em Moscou, em 2024, consolidando o evento como uma importante iniciativa para a integração científica entre os países do BRICS.

A participação da docente evidencia o protagonismo da Unipampa em redes internacionais de pesquisa e reforça o compromisso institucional com a produção científica de excelência, a internacionalização e a cooperação acadêmica em temas estratégicos para o desenvolvimento da ciência.”

Professora Pâmela Carpes.

Destacamos que a professora Pâmela, atualmente, está Diretora de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da UNIPAMPA.

Programas de bolsas para brasileiros na Alemanha – Inscrições abertas.

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lança quatro chamadas de programas de bolsas voltados para o público brasileiro.

Programa Hochschulwinterkurs (HWK) – Curso de Inverno de Língua e Cultura Alemãs
Prazo de inscrições: 31/07/2026
> Concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar os conhecimentos do idioma alemão. Os selecionados fazem um curso com duração de quatro semanas na Alemanha, com aulas de alemão e sobre a cultura do país, entre os meses de janeiro e fevereiro.
Saiba mais: www.daad-brasil.org/winterkurs

 

Programa DAAD de Bolsas de Doutorado na Alemanha
Prazo de inscrições: 03/09/2026
> Oferece duas modalidades para os interessados em realizar essa etapa da carreira acadêmica na Alemanha: Doutorado Pleno e Doutorado Sanduíche/Doutorado Sanduíche com Cotutela.

Saiba mais: www.daad-brasil.org/doutorado

 

Programa de Auxílio para Doutorandos com Bolsa Nacional
Prazo de inscrições: 03/09/2026
> Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa, com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha.
Saiba mais:www.daad-brasil.org/auxilio

 

Programa EPOS – Master em áreas ligadas ao Desenvolvimento Sustentável
Prazo de inscrições: varia conforme o curso escolhido
> Aberto a jovens profissionais e acadêmicos de países em desenvolvimento, o EPOS oferece bolsas do DAAD para 27 cursos demaster na Alemanha em campos de estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável, ministrados majoritariamente em inglês.
Saiba mais: www.daad-brasil.org/epos

 

 

A equipe do DAAD Brasil oferecerá atendimentos especiais online para tirar dúvidas dos candidatos aos programas HWK, de bolsas de doutorado e auxílio a doutorandos. Verifique as datas e horários nos respectivos links acima.

 

Dúvidas: info.rio@daad.de

Lançamento de Edital de Apoio à Mobilidade Acadêmica Internacional de Estudantes da UNIPAMPA (MAI/Estudantes).

Lançado Edital nº 160/2026 – Apoio à Mobilidade Acadêmica Internacional de Estudantes da UNIPAMPA (MAI/Estudantes).
O edital tem como objetivo selecionar até 15 (quinze) candidatos(as) para receberem auxílio financeiro destinado ao custeio de despesas relacionadas a auxiliar a mobilidade acadêmica internacional presencial, tais como:
•  passagens terrestres e/ou aéreas,
•  estadia,
•  alimentação,
•  e outros custos necessários para a participação em atividades acadêmicas no exterior, conforme determinado no edital.
Auxílio: até R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), em cota única.

 

Período de inscrição: De 11/06/2026 a 10/07/2026, às 23h59.
 
Período de mobilidade: A atividade no exterior deverá iniciar a partir de 01 de setembro de 2026 com conclusão até 31 de dezembro de 2026.

Inscrições: As inscrições serão exclusivamente pelo Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI), no link informado no edital, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição diretamente no GURI e pelo envio dos documentos eletrônicos, no prazo e forma estabelecidos no edital.

 O edital e seus anexos (em formato editável) estão disponíveis em:  https://sites.unipampa.edu.br/daiinter/editais/

EDITAL DE FOMENTO A PROJETOS DE IDIOMAS

O Núcleo de Gestão de Idiomas (NGI) da  Diretoria de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (DAIINTER) divulga o edital 157/2026 de Fomento a Projetos de Idiomas da UNIPAMPA.

A iniciativa tem como objetivo fomentar ações de projetos de idiomas por meio de apoio financeiro e concessão de bolsas a estudantes.
Serão selecionadas 05 propostas apresentadas por servidores(as) efetivos(as) da UNIPAMPA que coordenem projetos de idiomas vigentes, regularmente cadastrados no SAP/GURI.

  •  Auxílio financeiro: até R$ 1.000,00 por proposta.
  •  Bolsas para discentes:
    • Valor: R$ 500,00/mês
    • Duração: agosto a dezembro/2026
    • Até 7 bolsas no total
    • Propostas podem receber 1 ou 2 bolsas, conforme categoria.

Período de inscrições: De 09/06/2026 a 19/06/2026 às 17h

As inscrições ocorrem exclusivamente pelo Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (GURI), no endereço  https://guri.unipampa.edu.br/psa/processos/visualizarProcessoSeletivo/20418, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição e pelo envio dos documentos eletrônicos obrigatórios, no prazo e forma estabelecidos no edital.

O edital e seus anexos (em formato editável) estão disponíveis em:  https://sites.unipampa.edu.br/daiinter/editais/

CONVITE ESPECIAL: Interculturalidade em Contextos Educacionais

UTEC e a UNIPAMPA convidam toda a comunidade acadêmica para este encontro único de troca, diálogo e transformação!

O evento propõe um espaço reflexivo sobre o papel da educação na construção de perspectivas interculturais críticas, entendendo o ensino como uma prática situada e transformadora.

Quem pode submeter trabalhos?
Docentes, estudantes e pesquisadores de diferentes níveis e orientações (sistema formal e não formal) interessados em compartilhar pesquisas, práticas pedagógicas, experiências e projetos de materiais.

Pluralidade linguística:
As apresentações poderão ser realizadas em português, espanhol, inglês, LSU ou Libras, conforme a preferência dos palestrantes.

Anote na agenda:

Período de inscrições: 1 a 30 de junho de 2026 (até às 23h59).

Data do evento: Sexta-feira, 2 de outubro de 2026.

Local: UTEC Rivera – ITR Norte (Formato presencial).

🔗 Como se inscrever?
Acesse o formulário de inscrição pelo link: Interculturalidad en contextos educativos – Eventos :: UTEC

Esse projeto é fruto de acordo específico firmado entre as instituições. Vamos continuar construindo, coletivamente, espaços educacionais mais plurais e interculturais. Esperamos por você!

📧 Dúvidas ou esclarecimentos?
Entre em contato pelos e-mails: florencia.puentes@utec.edu.uy ou saramota@unipampa.edu.br

DESDE 2011, CONECTADAS PELO SABER: UNIPAMPA & UDELAR!

Em nossa caminhada internacional pela transformação regional, em 2011 oficializamos nossa parceria com a gigante Universidad de la República (Udelar) — a instituição que é o verdadeiro coração acadêmico, científico e cultural do Uruguai.

Falar da Udelar é falar de história viva. Nascida do próprio texto constitucional uruguaio e fundada em 1849, ela é a maior, mais antiga e mais importante universidade do país. Hoje, a instituição move o Uruguai com números impressionantes, concentrando mais de 80% da pesquisa científica do país e acolhendo uma comunidade de mais de 140 mil estudantes.

A partir dessa aliança, além do Acordo Marco, essa conexão já transformou em realidade:

  • Um acordo para o assessoramento na realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de pós-graduação em Relações Internacionais, compartilhando recursos materiais e humanos e  qualificando nossos estudantes para debater e construir a geopolítica e a integração da nossa própria região.
  • Cultura e Identidade Sem Fronteiras: Um Acordo Específico de Colaboração  entre o NEABI Mocinha (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unipampa – Campus Jaguarão) e o Coletivo de Estudos Afro-Latino-Americanos da Faculdade de Letras (FARTES/Udelar). Uma união potente para pesquisar, resgatar e valorizar as nossas raízes na América Latina.

É a comunidade acadêmica trocando pesquisas e compartilhando saberes e a cultura da nossa região.

🚀 Unipampa e Udelar: Uma parceria de alma latina e sem fronteiras para o conhecimento!

 

Unipampa participou do 1º Fórum de Reitores Brasil-África

A Unipampa participou do 1º Fórum de Reitores Brasil-África, realizado entre os dias 25 e 27 de maio, em Brasília (DF), evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro reuniu representantes de universidades brasileiras e africanas com o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica, científica, tecnológica e cultural entre os países do Sul Global, e contou com a presença do Presidente Lula, além de ministros do Estado.

Representaram a Unipampa no evento o reitor, professor Edward Pessano, a vice-reitora, professora Franceli Brizola, e a diretora de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (DAIINTER), professora Pâmela Mello-Carpes.

O Fórum contou com painéis temáticos, seminários e reuniões bilaterais voltados à construção de novas parcerias universitárias e à ampliação das oportunidades de mobilidade acadêmica, de pesquisa, de inovação e de desenvolvimento conjunto entre instituições brasileiras e africanas. O evento foi encerrado com a assinatura da Carta de Brasília, documento que reafirma o compromisso das instituições participantes com o fortalecimento da educação superior e da cooperação internacional entre o Brasil e a África.

Durante o Fórum, a Unipampa ampliou sua rede de cooperação internacional por meio da assinatura de dois acordos de cooperação acadêmica internacional: um com a Universidade Pedagógica de Maputo, de Moçambique, e outro com a Universidade de Santiago, de Cabo Verde. Também foi firmado um protocolo de intenções com o Higher Institute Agronomic and Veterinary “VGE” of Faranah (ISAV-GE/F), da Guiné. Além destes, dois outros acordos estão em tramitação. Os acordos visam promover ações conjuntas de ensino, pesquisa, extensão, mobilidade acadêmica e desenvolvimento institucional.

A participação da Unipampa no Fórum reafirma a política institucional de internacionalização voltada à cooperação Sul-Sul e ao fortalecimento das relações acadêmicas com países latino-americanos e africanos. Atualmente, a universidade conta com 113 estudantes internacionais, dos quais 46 são oriundos de países africanos, o que representa aproximadamente 40,7% do total de estudantes estrangeiros da instituição.

Os estudantes africanos presentes na Unipampa pertencem a oito países: Angola, Nigéria, Guiné, Moçambique, Benin, Madagascar, Guiné Equatorial e Guiné-Bissau. A presença expressiva desses estudantes está diretamente relacionada às políticas institucionais de internacionalização e inclusão desenvolvidas pela universidade, entre elas a participação no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e a manutenção de editais próprios voltados a estudantes latino-americanos e de países africanos de língua portuguesa.

Além das políticas de acesso, a universidade desenvolve ações de acolhimento e permanência estudantil, como apoio por meio do Restaurante Universitário, auxílio-instalação, e iniciativas de integração, como o projeto desenvolvido pelo Núcleo de Gestão de Idiomas da DAIINTER “Conversas sem Fronteiras”.

As ações desenvolvidas pela universidade dialogam diretamente com o Plano de Internacionalização da Unipampa, que estabelece como prioridade o fortalecimento das relações acadêmicas com países latino-americanos e africanos, ampliando as oportunidades de cooperação internacional, mobilidade acadêmica e produção compartilhada de conhecimento.

Nas palavras do Presidente da República LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA “Este primeiro Fórum Brasil-África de Reitores, que se inicia hoje, é um passo para fortalecer e expandir nossa cooperação universitária. Esta iniciativa é um convite a olhar para o futuro e reconhecer a centralidade desse continente para o mundo”.
Assinatura do Acordo de Cooperação com a Universidade de Santiago, de Cabo Verde.
Assinatura do Protocolo de Intenções com o Higher Institute Agronomic and Veterinary “VGE” of Faranah (ISAV-GE/F), da Guiné.
Assinatura de Acordo de Cooperação com a Universidade Pedagógica de Maputo, de Moçambique.

 

 

 

Gestores de RI das IFES