Experiência internacional na Universidad de Zaragoza: pesquisa de pós-doutorado, construção de parcerias e vivência na Europa

Nosso convidado possui graduação em Administração, Mestrado e Doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pós-Doutorado em Marketing Ambiental pela Universidad de Zaragoza, Espanha (Pesquisa Pós-doutoral no Exterior, bolsista da CAPES).  Professor Associado III da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel (Rio Grande do Sul). Docente permanente do Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Santana do Livramento (Rio Grande do Sul). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Administração e Sustentabilidade Ambiental, composto das linhas de pesquisa: Gestão ambiental, estratégia e marketing; e Economia, legislação e certificação florestal.

Tem atuação na área de sustentabilidade empresarial com foco em pesquisas relacionadas ao comportamento do consumidor, mercado verde, consumo consciente, marketing ambiental, gestão de pessoas, ESG, estratégia e vantagem competitiva para empresas verdes, logística reversa, marcas e selos verdes, certificação de gestão ambiental e certificação florestal. Escritor de livros de administração e sustentabilidade ambiental, entre os quais, ESG: O presente e o futuro das empresas (Editora Vozes), Administração Verde (Editora Elsevier/ atualmente catálogo Grupo GEN-Atlas), Marketing Ambiental (Editora Manole), Sustentabilidade Empresarial e Mercado Verde (Editora Vozes), Empresas Verdes (Editora UFV), Consumo Verde – 2a edição (Editora UFV), Certificação Florestal (Editora UFV), Consumo Responsável e Sustentabilidade (Editora UFV), entre outros.

É administrador do canal gratuito do YouTube: Ricardo Ribeiro Alves (youtube.com/RicardoRibeiroAlvesEscritor), com diversos vídeos sobre Administração e Sustentabilidade Ambiental; Instagram: @ricardo.escritor; Website: www.administracaoverde.com.br. Obteve o 1º lugar nacional no Prêmio Belmiro Siqueira de Administração (modalidade Artigo Profissional), promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA), com o artigo intitulado A gestão ambiental na formação do administrador. De acordo com o AD-Scientific Index Ranking for Scientist (World Scientist and University Rankings 2021) sua classificação como pesquisador da área de Marketing é: Brasil (9º lugar), América Latina (12º lugar) e Mundo (793º lugar) e na área de Administração e Negócios: Brasil (90º lugar), América Latina (109º lugar) e Mundo (4966º lugar).

Encontro virtual no Google Meet: meet.google.com/pfj-rpoj-fbz

ATENÇÃO:
Servidores e discentes da UNIPAMPA devem acessar a sala devidamente logados no e-mail institucional.
Membros da comunidade externa devem preencher formulário de inscrição prévia: http://bit.ly/Daiinter
Aos participantes que estiverem presente durante o encontro e preencherem a lista de avaliação e presença será emitido certificado pelo período equivalente à duração da Live.

TE ESPERAMOS!