Unipampa representada na Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e Caribe (CRES+5)

A CRES+5, realizada em Brasília entre 13 e 15 de março de 2024, teve como objetivo realizar o acompanhamento do progresso e desafios na Educação Superior na América Latina e Caribe (ALC) 5 anos após a Terceira CRES (realizada em 2018, em Córdoba, Argentina). Dirigentes, pesquisadores, profissionais da educação e estudantes de diversas Instituições de Ensino Superior participaram do evento – a Unipampa foi representada pelo reitor, prof. Edward Pessano, e pela Diretora de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, profa. Pâmela Mello Carpes.
Reitor, prof. Edward Pessano, e Diretora de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais, profa. Pâmela Mello Carpes.
A abertura da conferência contou com a presença do Ministro de Educação, Camilo Santanna, da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e da presidente da CAPES, Denise Carvalho, além de outras autoridades de países da ALC. Na ocasião, o ministro Camilo anunciou dois novos programas de financiamento para cooperação internacional: um programa de mobilidade acadêmica para pesquisa no Cone Sul (Brasil, Argentina, Bolíva, Chile, Uruguai e Paraguai), com investimento de R$ 102 milhões nos próximos 8 anos; e o Mova La America, um programa de bolsas para estudantes internacionais na ALC nas universidades brasileiras, com um investimento de R$ 20 milhões.
Abertura da Cerimônia CRES+5.

Os participantes da Conferência tiveram a oportunidade de debater temas essenciais para a Educação Superior, organizados em 12 eixos temáticos, que abarcaram temas como: diversidade cultural; internacionalização e integração regional da ALC; desafios sociais; pesquisa científica e tecnológica como motor do desenvolvimento humano, social e econômico; desenvolvimento sustentável; trabalho e condições de vida dos profissionais da Educação Superior; inclusão, diversidade e gênero; financiamento e governança; autonomia universitária; entre outros.

A diretora da Daiinter destaca a excelente oportunidade de discutir os desafios da internacionalização na Educação Superior, cujos diálogos focaram em processos de internacionalização com garantia de qualidade e inclusão, respeitando os princípios da cooperação solidária e promoção da integração regional e cidadania multicultural regional. Uma internacionalização recíproca, horizontal e respeitosa, que considere todos os segmentos da universidade nos programas de internacionalização, bem como a noção de transversalidade nas políticas de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária.
Diretora da Daiinter acompanhada da primeira reitora da Unipampa, profa. Maria Beatriz Luce.
A CRES+5 foi organizada pela CAPES e Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc) da Unesco e o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).
Diretora da Daiinter acompanhada de Gestores de IES brasileiras.

Leia a DECLARAÇÃO DA CRES+5 :

Documento final da Cres+5 defende Educação Superior democrática, inclusiva e gratuita – CRES+5 (cres2018mas5.org)