“A formação da cultura brasileira: um olhar por meio da ficção” é um curso PARA ESTRANGEIROS que pretendem desenvolver o uso da Língua Portuguesa e conhecer aspectos da cultura brasileira através de produções artístico-literárias.
Unipampa tem projeto selecionado no âmbito do Programa SEMICONDUTORES-RS.
Clean Energy and Sustainability Symposium: Australia-Brazil, em Curitiba – PR, 18 e 19 de março.
O Governo da Austrália e a rede australiana Regional Universities Network (RUN), com apoio institutional do SENAI-PR e da Fundação Araucária, realizarão evento sobre transição energética e sustentabilidade em 18 e 19 de março de 2024, em Curitiba/PR, visando fortalecer laços entre instituições de ensino e pesquisa da Austrália e do Brasil.
O Clean Energy and Sustainability Symposium: Australia-Brazil será realizado no idioma inglês e reunirá pesquisadores, diretores de pesquisa e autoridades de relações internacionais de diversas universidades australianas e brasileiras para palestras e atividades de networking (veja a agenda abaixo).
Interessados devem registrar-se em https://www.run.edu.au/events/clean-energy-and-sustainability-symposium/.
Diretora da Daiinter realiza visita técnica à Secretaria de Apoio Internacional – SAI/UFSM
Profa. Pâmela B. Mello-Carpes assume como diretora da Daiinter.
Neste mês de março a profa. Pâmela B Mello-Carpes assumiu oficialmente o cargo de Diretora de Assuntos Interinstitucionais e Internacionais da Daiinter/Unipampa, após retornar de período de atuação como professora visitante da Universidade Tecnológica de Chemnitz, na Alemanha. A professora é docente no campus Uruguaiana da Unipampa, onde atua nos cursos de graduação em Enfermagem e Fisioterapia, e nos Programas de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Biológicas e Bioquímica, realizando pesquisas na área de neurociência. Sua trajetória profissional é marcada por experiências em colaboração internacional em diversas áreas (ensino, pesquisa e extensão), incluindo instituições na Alemanha, Bélgica, Espanha, entre outras. Destaca-se sua atuação como consultora sênior no Escritório Internacional de Educação da UNESCO, agência da ONU, em Genebra/Suíça, em 2018, na área de ciências da aprendizagem. A professora compartilha expectativas positivas em relação à atuação junto à Daiinter, incluindo a promoção ainda maior da internacionalização institucional, de forma transversal, em conjunto com outros setores. Desde o início da transição de gestão, a equipe da Daiinter vem trabalhando na reorganização estrutural do setor, que passa a incluir a Divisão de Relações Interinstitucionais e Convênios. Além disso, na Divisão de Relações Internacionais, reestruturamos o Núcleo Gestor de Idiomas. “A equipe atual da Daiinter é formada por um time de mulheres muito competentes e motivadas a qualificar os processos geridos pelo setor. Com certeza conseguiremos fazer um bom trabalho, em prol da internacionalização da nossa Unipampa. A internacionalização é essencial, afinal, como disse a grande cientista Marie Curie, “(…) a ciência é essencialmente internacional e é somente pela falta de senso histórico que as qualidades da nacionalidade foram atribuídas a ela”.
Prémio Fernão Mendes Pinto 2024 – AULP – CPLP – Camões I.P.
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) atribui anualmente um prêmio denominado Fernão Mendes Pinto que galardoa uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, defendida durante o ano civil anterior.
O valor do Prêmio Fernão Mendes Pinto é de 8.000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a AULP e a CPLP ao autor premiado e cuja publicação digital é da responsabilidade do Instituto Camões.
Estão abertas as candidaturas para a edição de 2024.
Todas as informações podem ser consultadas na página da AULP aqui: https://aulp.org/premio-fernao-mendes-pinto-edicao-2024/
Oportunidade de parceria com IES internacional uruguaia, direcionada aos professores da Unipampa. Prazo prorrogado para 29 de março de 2024.
A Unipampa é universidade parceira da UTEC – Universidade Tecnológica do Uruguay.
A UTEC convida os docentes das instituições parceiras a apresentarem seus projetos para cursos MOOC.
NOVO Prazo: 29 de março de 2024
Informações adicionais sobre a convocatória:
- Matias López – Coordinador de vinculación global matias.lopez@utec.edu.uy
- Regina Aguirre – Analista de educación digital abierta regina.aguirre@utec.edu.uy
Professores da Unipampa atuam em universidade alemã durante 3 meses.
*Texto replicado do Portal Unipampa
Entre os meses de novembro de 2023 e fevereiro de 2024, os professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, Pâmela Mello-Carpes e Felipe Carpes, vinculados ao Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) atuaram, na condição de professores visitantes, na instituição de ensino superior Technische Universität Chemnitz (TUC), na Alemanha. Durante o período, os docentes ficaram responsáveis por ministrar aulas, palestras e workshops na Universidade alemã.
O professor Felipe, que foi eleito, em 2023, presidente da International Society of Biomechanics, realiza pesquisas com destaque para temas de biomecânica e controle motor. Segundo o docente, desde 2018, quando visitou a Technische Universität Chemnitz a convite da Instituição, uma parceria foi firmada. Assim, em 2019, foi aprovado um projeto para fomento pelo Programa Probral da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este Programa federal tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Neste sentido, graduandos da TUC, em 2023, também foram recebidos pela Unipampa.
Durante os três meses e colaboração, a professora Pâmela compartilhou sua pesquisa que explora efeitos cognitivos do exercício físico e estratégias de divulgação da neurociência. Neste sentido, a docente colaborou com o estabelecimento de um projeto focado nos efeitos modulatórios do exercício físico na aprendizagem, o que “representa uma importante expansão da pesquisa que já realizada na Unipampa”, afirma. A docente também buscou estabelecer uma iniciativa de pesquisa colaborativa entre sua equipe do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis), da Unipampa, e o grupo Motor Control, Cognition and Neurophysiology (MCN), da TUC.
Ao refletir sobre sua experiência, a professora se diz grata “pela recepção calorosa que recebeu da comunidade da TUC” e pelas “conexões pessoais que estabeleceu”. Além disso, no âmbito científico, enfatiza “o sucesso na realização dos objetivos do projeto e o potencial para futuras colaborações e oportunidades de financiamento entre Unipampa e TUC”. A experiência internacional “promoveu um intercâmbio acadêmico significativo e colaboração relevante, lançando as bases para uma parceria e inovação contínuas no campo da neurociência da aprendizagem”, conclui a professora.
No mesmo sentido, o professor Felipe Carpes entende que, nos três meses na Instituição alemã, ocorreram “o estabelecimento de metas para futuras candidaturas a editais de fomento com iniciativas conjuntas entre Brasil e Alemanha, promovendo também intercâmbio acadêmico e fortalecendo vínculos entre as instituições, com planos de continuação do trabalho conjunto nos próximos anos”. Por fim, o docente entende que “a visita fortaleceu os laços acadêmicos entre a Unipampa e TUC, promovendo intercâmbio de conhecimentos e experiências”.
Ciência em foco
Durante o período, a professora Pâmela Mello-Carpes liderou o projeto “Efeitos Modulatórios do Exercício Físico na Aprendizagem”. A ação “envolveu a realização de experimentos pilotos e a coleta de dados sobre os impactos cognitivos de uma única sessão de exercício físico após uma sessão de aprendizagem”, afirma Pâmela. Na Unipampa, a docente criou, há mais de 10 anos, o Programa Popneuro, que envolve ações divulgação e popularização da Neurociência. Para tanto, esta experiência foi compartilhada para promover uma iniciativa de divulgação científica destinada a promover a Neurociência aplicada à educação, na Alemanha.
A professora também destaca sua atuação como palestrante sobre o papel das mulheres na ciência no primeiro evento em menção ao Dia das Meninas e Mulheres na Ciência realizado pela TUC, no início de fevereiro. Pâmela realiza pesquisas sobre a temática e, inclusive, foi contemplada com o Prêmio Para Mulheres na Ciência L’Oreal, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Academia Brasileira de Ciências em 2017.
Já o professor Felipe salienta que ministrou aulas e palestras sobre o “desenvolvimento de novas tecnologias para captura de movimento 3D sem marcadores, bem como adaptações neuromotoras na obesidade e a relação entre assimetrias nas pernas, desempenho esportivo e prevenção de lesões”. Conforme relata o professor, além das reuniões semanais com a equipe de pesquisa anfitriã, foi possível “participar de algumas sessões de treinamento para usar a tecnologia NIRS para monitorar a atividade cerebral”. A Espectroscopia no Infravermelho Próximo (do inglês, Near Infrared Spectroscopy), a NIRS, é uma técnica que permite, dentre outras aplicações, analisar a atividade funcional do cérebro de forma não invasiva através da emissão de radiação eletromagnética no infravermelho.
PROFESSORAS PARTICIPAM DE WORKSHOP DE FORMAÇÃO DOCENTE NA UTEC E VISITAM SALA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPUS LIVRAMENTO
Mobilidade Internacional na França para alunos na área de engenharia da UNIPAMPA.
Estão abertas as inscrições para o Programa Capes – Brafitec. Destina-se aos alunos de graduação da Unipampa na especialidade de Engenharia, interessados em participar de pré-seleção para concorrerem à bolsa de estudos de até 12 (doze) meses na França.
Os estudos no exterior abrangem o período de setembro/2024 a agosto/2025.
Período de inscrição: de 22 de fevereiro a 1º de abril 2024.
Leia as regras da seleção em: Edital 74/2024