- GONÇALVES, O.M.; KAUARK, F.S.; MOURA, P.R.G. Investigando a qualidade do ar com a Atividade Experimental Problematizada (AEP): um estudo da emissão de pó preto na Grande Vitória (ES). Analisando as emissões de partículas sólidas na região metropolitana de Vitória (ES). Série Guia Didático de Ciências/Química – Nº 35. Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, 2024.
- NASCIMENTO, M.; KAUARK, F. S. MOURA, P.R.G Aprendizagem significativa crítica de princípios termoquímicos por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Série Guia Didático de Ciências/Química – Nº 02. V.1.S.1. Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, 2022.
- BARBOSA, A. F. M.; RIBEIRO, J. N.; RIBEIRO, A. V. N.; MOURA, P.R.G.Metais pesados no lixo urbano: uma sequência didática nos moldes da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Série Guia Didático de Ciências/Química – Nº 17. V.1.S.1. Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, 2022.
- SILVA, R.K.D.; KAUARK, F.S.; MOURA, P.R.G. Rocha mármore como tema gerador para o ensino de funções inorgânicas: uma proposta de Atividade Experimental Problematizada (AEP). Série Guia Didático de Ciências/Química – Nº 17. V.1.S.1. Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, 2022.
- MARTINS, D.G.; MOURA, P.R.G.; GARCIA, A.R.S.M. Aprendizagem baseada na resolução de problemas articulada a Atividade Experimental Problematizada (AEP): um guia didático para o ensino de química no contexto CTSA do sódio. Série Guia Didático de Ciências/Química – Nº 1. V.1.S.2. Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, 2020.
- NASCIMENTO, P.V.; KAUARK, F.S.; MOURA, P.R.G. Construindo uma Atividade Experimental Problematizada (AEP) e avaliando seu nível cognitivo de aprendizagem através do software pNota no contexto do ensino fundamental. Série Guia Didático de Ciências/Química – Nº 1. V.1.S.9. Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, 2020.
- SILVA, A. L. S.; NOGARA, P. A. Atividade Experimental Problematizada (AEP) – 60 experimentações com foco no ensino de Química: da educação básica à universidade. Appris. Curitiba/PR – 2018.
- SIQUEIRA, B. M. M.; TAKAHASHI, P. M.; SILVA, A. L. S.; FIGUEIRAS, P. R.; MOURA, P. R. G. Ensino de Química e Atividade Experimental Problematizada (AEP) com vistas à inclusão digital: análise por imagens digitais via Análise Multivariada de Dados no contexto da Formação de Professores de Química. In. COMARÚ, M. W.; KAUARK, F. S.; GONÇALVES, N. T. L. P. Ensinando a ensinar ciências – volume II: Discutindo práticas inclusivas. Edifes. Vitória/ES: 2022. p. 88-103.
https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1938
- SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Ensino de Ciências via proposições e mediações da Atividade Experimental Problematizada (AEP): “cenários” brasileiro e português de Formação Continuada de Professores. In. SILVEIRA, R. P. Matemática: possibilidades, integrações e desafios. Editora Unismero. Formiga/MG: 2022. p. 22-48.
https://clube.grupomultiatual.com.br/2022/02/matematica-possibilidades-integracoes-e.html
- SILVA, A. L. S.; DEL PINO, J. C. Adendo: Atividade Experimental Problematizada (AEP). In. Metodologias de Ensino no contexto da Formação Continuada de Professores. Appris. Curitiba: 2019. p. 172-195.
- MOREIRA, J. R.; IVINA, L. S.; SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Sequência Didática Centrada na Atividade Experimental Problematizada (AEP) e na Alfabetização Científica em Química. In. CORTE, V. B.; ARAÚJO, M. P. M.; SATOS; C. R. Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências da Natureza. Editora CRV. Curitiba: 2019. p. 183-212.
- MOURA, P. R. G.; SILVA, A. L. S.; KAUARK, F. Atividade Experimental Problematizada (AEP): da teoria reflexiva à prática experienciada. In. AMADO, M. V; FERREIRA, E. C.; DE SENA, D. R.; SOARES, A. B.; AMARAL, S. R.; LIMA, I. M. S. (Org.). O Professor Pesquisador no Ensino de Ciências. Editora Appris. Curitiba: 2020. p. 57-72.
https://www.editoraappris.com.br/produto/4429-o-professor-pesquisador-no-ensino-de-cincias