2017
- SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Continuum entre aprendizagem mecânica e Aprendizagem Significativa na perspectiva ausubeliana e sua relação ao contexto escolar. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social V.6, N°. 1. 2017.
2018
- SILVA, A. L. S.; VALDEZ, A. Proposta didádico-pedagógica ao Ensino de Química à luz de uma relação processual entre Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais e História da Ciência. Di@logus: Revista do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social – UNICRUZ. V.7, N°. 2. 2018.
Pgs. 63 – 78
http://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/Revista/article/view/6889/1635
- SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Subsídios pedagógicos e epistemológicos da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI. V.10, N°. 4. 2018.
Pgs. 41 – 66
http://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/7568
2021
- SILVA, A. L. S.; VALDEZ, A. Programa Conexões Universidade-Escola: cenários e contextos de uma aprendizagem significativa em Química. Revista EXTENSIO. V. 18, N° 38. 2021.
Pgs. 141 – 160
https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/75762
2022
- SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): Discussões Pedagógicas e Didáticas de uma Asserção de Sistematização Voltada ao Ensino Experimental das Ciências. Revista Contexto e Educação. V. 37, N°. 116, jan./abr., 2022.
Pgs. 130 – 144
https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12491
- FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S. SILVA FILHO, O. L.; PORTUGAL, K. O. Atividade Experimental Problematizada (AEP): asserções praxiológicas e pedagógicas ao ensino experimental das ciências. Investigações em Ensino de Ciências – V27 (1), pp. 308-322, 2022.
Pgs. 308 – 322
https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/2676
- GARCIA, L. B.; VERÍSSIMO, A. C. B.; BUSSMANN, T. B.; SILVA, A. L. S. Propostas pedagógicas do Rio Grande do Sul e a Teoria da Aprendizagem Significativa: correspondências encontradas. Rev. Educação, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 1-12, jan-dez. 2022 | e-37789
Pgs. 1 – 12
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/37789
- FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S.; SILVA FILHO, O. L.; POLITO, A. M. M.; CARVALHO, C. A. Relação entre teorias de aprendizagem e teorias de educação exemplificada pela tecnologia educacional da pesquisa investigativa. Educação, Porto Alegre, v. 45, n. x, p. 1-16, jan-dez. 2022 | e-38133.
Pgs. 1 – 16
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/38133
- FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S. SILVA FILHO, O. L. Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Ensino de Ciências Pela Pesquisa (ECP): Interfaces a Partir de uma Revisão Narrativa de Literatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – Volume 22, e39001, 2022.
Pgs. 1 – 28
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/39001/31835
- FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S. SILVA FILHO, O. L. Meaningful Learning Theory and Science Teaching Through Research: Interfaces From a Narrative Literature Review. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – Volume 22, e41847, 2022.
Pgs. 1 – 27
https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/41847/31838
2023
- SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C.; RIBAS, S. N. Perspectivas de Utilização de Fundamentos Conceituais e Procedimentais da Teoria da Aprendizagem Significativa no Contexto Escolar (da Química). Revista FOCO. V. 16, N°. 12, 2023.
Pgs. 1 – 11
https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/4003