O uso do ChatGPT e IA na educação: uma ferramenta para professores de linguagens

No dia 4 de abril de 2024, a Secretaria de Educação de Caçapava do Sul (SEDUC), em parceria com a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e o Grupo de Pesquisa EnASCi – Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências, desenvouveu-se um evento  voltado para os professores da área de linguagens da rede municipal de ensino.

em sua fala, o Prof. Rafhael Werlang, professor em tecnologia educacional, conduziu uma exploração aprofundada sobre o uso do Chat GPT e Inteligência Artificial (IA) no contexto da educação em linguagens. O objetivo foi capacitar os educadores para integrar essas ferramentas inovadoras em suas práticas pedagógicas, enriquecendo os processos de ensino e aprendizagem.

Com o apoio da UNIPAMPA e do Grupo de Pesquisa EnASCi, este evento destaca-se como uma oportunidade de desenvolvimento profissional para os professores da rede municipal de ensino. A parceria entre instituições acadêmicas e a SEDUC reforça o compromisso conjunto com a qualidade da educação e a busca por práticas pedagógicas atualizadas e eficazes.

 

 

Links para mais informações:

https://www.instagram.com/p/C5WK2YDuEZj/?igsh=ZzJudm95bDVidDV2

https://www.instagram.com/p/C5WRvUluT9t/?igsh=NG13Zzk1NGpsZXAy

AEP – artigo publicado na Revista Química Nova

em: 19/03

Explorando a Química através da tecnologia!

Artigo tratanto da AEP publicado na Revista Química Nova, intitulado “Aprendizagem da Análise por Componentes Principais por Meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP) com a Utilização de um Aplicativo de Smartphone”.

Disponibilizado online em 27/11/2023, esse estudo abre novos caminhos para uma educação química interativa e acessível, empregando as tecnologias móveis.  Acesse mais sobre essa inovação pedagógica em:

[link da publicação].

 

AEP como Componente Curricular em Especialização da Unipampa

A mobilização para a construção do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Tecnologias tem como protagonistas os pesquisadores que integram o Projeto Interinstitucional Rede de Saberes Articulando Ciências, Criatividade e Imaginação – Rede SACCI. Este curso destaca-se como uma ação de formação continuada destinada a professores da Educação Básica, e foi concebido para ser oferecido na modalidade de Ensino à Distância.

Nesse contexto, apresentamos a Atividade Experimental Problematizada (AEP) como componente curricular nesta Especialização da Unipampa, na ênfase Anos Finais. Essa abordagem visa enriquecer a experiência de aprendizado dos participantes, proporcionando uma integração efetiva entre teoria e prática, fortalecendo assim as habilidades pedagógicas necessárias para o ensino de Ciências e Tecnologias.

 

Conheça o projeto pedagógico do curso no link: https://sites.unipampa.edu.br/sacci-pos-graduacao/

Defesa de TCC-I na UNIPAMPA

No dia 20/12 (quarta-feira), às 9h, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus de Caçapava do Sul-RS, na sala 202 do LIFE, a acadêmica Mirella Branco da Trindade – Graduanda em Ciências Exatas – Bolsista IC/CNPq e integrante do Grupo de Pesquisa EnASCi, realizou a defesa de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC-I). O título do trabalho é “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP): APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS”. A orientação do trabalho foi conduzida pelo Prof. Dr. André Luís Silva da Silva, e a banca examinadora foi composta pelos estimados professores doutores Paulo Henrique dos Santos Sartori e Quélen de Lima Barcelos.

Reunião – (EnASCi – Núcleo Unipampa) Edital CNPq/UNIVATES

No dia 19/12 (terça-feira), às 14h, o Grupo de Pesquisadores da UNIPAMPA, vinculados ao Grupo de Pesquisa EnASCi, composto por André Luís Silva da Silva, Rafhael Brum Werlang, Paulo Henrique dos Santos Sartori e Elenize Rangel Nicoletti, reuniu-se no Núcleo de Educação do campus de Caçapava do Sul. O encontro teve como objetivo discutir e definir alguns encaminhamentos relacionados ao Projeto de Pesquisa aprovado na CHAMADA CNPQ/MCTI Nº 10/2023 – UNIVERSAL. 

Publicação de artigo

Foi publicado na data de (07/12), na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) – um dos veículos de divulgação do conhecimento científico mais importantes do país, no que se refere às interfaces entre Química, Educação, Ensino e Sociedade – o artigo  Atividade Experimental Problematizada (AEP) e Educação Ambiental (EA): presença de metais pesados em aterros sanitários – uma proposta didática.

Parabenizamos o Núcleo da UFES, capitaneado pelo Prof. Paulo Moura, pelo trabalho realizado e reconhecimento nacional!

Link para acesso ao texto:

Apresentações de trabalhos no 15° SIEPE

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023, ocorreu em Caçapava do Sul, na UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, o 15° SIEPE (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão). O evento contou com diversas apresentações orais, bem como com a modalidade de apresentação em pôster, na Mostra Científica do 15° SIEPE. A participação ativa e o compartilhamento de conhecimento durante o evento refletem o comprometimento da comunidade acadêmica com a pesquisa e a Ciência. Agradecemos a todos os envolvidos por contribuírem para o sucesso do 15° SIEPE na UNIPAMPA!

A seguir, apresentamos imagens de algumas das exposições em pôster realizadas pelas alunas Mirella Branco, bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), com o trabalho intitulado “O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO: UM COMPARATIVO ENTRE ABORDAGENS”; Luciana Miranda, bolsista do PRO-IC – PROPI/UNIPAMPA (Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica), com o trabalho intitulado “TECNOLOGIAS E ENSINO DE CIÊNCIAS: PROXIMIDADES E DISTANCIAMENTOS”; e Francielle Colman, bolsista do PDA (Programa de Desenvolvimento Acadêmico), apresentando o trabalho intitulado “PESQUISA DO TIPO REVISÃO DE LITERATURA VOLTADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS”. Esses trabalhos foram orientados pelo Prof. Dr. André Luís Silva da Silva.

🎓🔬 #SIEPE2023

https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/

Evento pôr do sol literário: Lançamento de livros da Unipampa

No dia 29 de novembro de 2023, em Caçapava do Sul, ocorreu o evento “Pôr do Sol Literário”, realizado na Casa de Cultura do município, que contou com o lançamento de livros de escritores vinculados à Unipampa, além da ilustre presença de diversos autores e convidados especiais.

No evento, tivemos o lançamento do livro “Química em Contexto” pelo autor Professor Dr. André Luís Silva da Silva. Sua obra promete enriquecer o conhecimento na área, oferecendo uma perspectiva valiosa sobre o tema. A participação engajada do público tornaram o evento memorável, reforçando a importância da literatura e do compartilhamento de conhecimento na comunidade. Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do “Pôr do Sol Literário” em Caçapava do Sul!

Lançamento de Livros no 15° SIEPE!

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro está acontecendo o 15º SIEPE! Hoje, dia 29 de novembro de 2023, temos a honra de anunciar o lançamento de vários livros durante o SIEPE, incluindo o livro intitulado “Química em Contexto”, dos autores André Luís Silva da Silva e Pablo Andrei Nogara. Este evento apresentará diversas obras que não apenas abraçam a diversidade de pensamentos, mas também encapsulam a excelência acadêmica. A troca de ideias será enriquecedora, e estamos empolgados para celebrar a contribuição significativa dessas obras para o corpo do conhecimento técnico e científico. Venha participar e fazer parte deste momento especial!

Explore o link para acessar informações sobre outros livros  que serão lançados durante o evento: [ link de acesso].

 

 

Apresentação de trabalho no 42° EDEQ

Em: 26/10/2023

No prestigioso evento 42° EDEQ, destacamos a notável apresentação conduzida por Sabrina Nunes Ribas, discente de Mestrado em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O trabalho apresentado, intitulado “O Legado de Thomas Kuhn e a Desconstrução do Paradigma Objetivista da Ciência”, ofereceu insights impactantes sobre a evolução do pensamento científico. A abordagem cuidadosa e perspicaz de Ribas proporcionou uma análise profunda das teorias de Thomas Kuhn, delineando uma visão inovadora que desafia o paradigma objetivista tradicional. A contribuição deste trabalho para a compreensão contemporânea da Ciência e seu papel no Ensino é inegável, destacando-se como uma peça fundamental no cenário acadêmico atual.

sabrinaribas.aluno@unipampa.edu.br