42º EDEQ – Minicurso em AEP

Compartilhamos os destaques do 42º EDEQ – Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, realizado nos dias 26 e 27 de outubro de 2023, no Centro Cultural da UFRGS, localizado no Campus Central de Porto Alegre.

O tema central deste encontro foi “Ressignificar o Ensino de Química!” e queremos destacar o minicurso intitulado Atividade Experimental Problematizada (AEP): proposição de planejamento e mediação ao Ensino de Química, conduzido pelo Prof. Dr. André Luís Silva da Silva.

O minicurso proporcionou discussões e reflexões profundas sobre um valioso recurso educacional chamado Atividade Experimental Problematizada (AEP). Este recurso representa uma síntese cuidadosa de práticas pedagógicas e estratégias de ensino experimental em Química, envolvendo aspectos cruciais de planejamento, intervenção e avaliação.

A AEP está depositada no Portal eduCAPES, no link https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736117

 

É importante destacar que essa iniciativa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) – Unipampa/CNPq, liderado pelo Prof. Dr. André Luís Silva da Silva. Expressamos nossa sincera gratidão ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pelo apoio constante.

 

EVENTO PRESENCIAL EM URUGUAIANA: EcoCiência

No final de outubro, nos dias 20 e 21 de outubro, a cidade de Uruguaiana-RS foi palco de um evento inspirador: o EcoCiência, uma conferência dedicada aos futuros educadores em Ciências da Natureza. O evento, realizado no campus de Uruguaiana da Unipampa, foi marcado não apenas pela presença  dos participantes, mas também pela colaboração especial do professor e pesquisador Dr. André Luís Silva da Silva.

Os alunos do curso Ciências da Natureza, mobilidade UAB-EaD, contribuíram significativamente para as discussões, enriquecendo o evento com suas perspectivas e conhecimentos.

Foi um momento de aprendizado, troca de conhecimento e inspiração para todos os presentes. O EcoCiência não apenas fortaleceu os laços acadêmicos, mas também reforçou o compromisso com o avanço da Educação em Ciências Naturais. Que eventos como este continuem a iluminar o caminho dos educadores, capacitando-os para moldar o futuro da educação científica em nossa sociedade.

https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasdanaturezauab/editais/

 

Apresentação de trabalho no 2° Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipampa

em 09/10/2023

No dia 09 de outubro de 2023, a acadêmica e bolsista CNPq na modalidade IC, Mirella Branco da Trindade, apresentou seu trabalho no segundo Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em nosso campus de Caçapava do Sul, intitulado “Revisão de Literatura: Associações Teóricas entre Aprendizagem, Experimentação e Epistemologia“. Sua apresentação foi uma contribuição valiosa para o evento, proporcionando insights significativos sobre o tema. Estamos gratos por sua participação e esperamos continuar vendo mais contribuições de sua parte em futuros eventos do nosso Grupo de Pesquisa.

 

Outras informações sobre o evento:

https://eventos.unipampa.edu.br/simppos/

Minicurso em AEP no 42° EDEQ

O 42º EDEQ será realizado no Centro Cultural da UFRGS, no Campus Central, em Porto Alegre, nos dias 26 e 27 de outubro de 2023. Convidamos a comunidade científica do Ensino de Química a pensar e discutir sobre: Ressignificar o Ensino de Química!

https://edeq.com.br/wp/42edeq/

 

MINICURSO: Atividade Experimental Problematizada (AEP): proposição de planejamento e mediação ao Ensino de Química

Prof. Dr. André Luís Silva da Silva

Discussões e reflexões circunscritas a um produto/processo educacional denominado Atividade Experimental Problematizada (AEP), o qual configura-se como uma asserção de sistematização, de dimensões praxiológica e pedagógica, voltado ao ensino experimental da Química, em seus aspectos de planejamento e de intervenção. A AEP está originalmente materializada pela publicação de duas obras bibliográficas, sendo que, na primeira, Silva e Nogara (2018) apresentam exemplificações de AEPs no contexto do ensino da Química e, na segunda, Silva e Moura (2018) a estendem às demais Ciências Naturais. Outrossim, desde 2015 artigos e trabalhos de conclusão de curso (níveis de Graduação, Mestrado e Doutorado) versam sobre a temática, em contextos do ensino e da aprendizagem das Ciências (SILVA, MOURA; DEL PINO, 2015; 2017; 2018; SILVA et al., 2019; SILVA; MOURA; NOGARA, 2020; SILVA; MOURA; DEL PINO, 2021; 2022). A AEP está estruturada sob dois principais eixos, um de natureza teórica e outro metodológica, associativos e potencialmente indissociáveis. Como eixo teórico, busca-se a demarcação, elucidação e proposição de um problema, isto é, uma AEP configura-se teoricamente como uma estratégia de caracterização/desenvolvimento de condições, cientificamente justificáveis e atreladas a um marco teórico consistente, ao enfrentamento a dada situação-problema. Sequencialmente, são configurados um objetivo experimental, tratando-se do que se espera desenvolver empiricamente em termos de produto/ação, e diretrizes metodológicas, como orientações às ações que potencialmente resultarão daquele objetivo. Com relação ao eixo metodológico, preconiza-se seu segmento em uma processualidade didática constituída por cinco etapas: discussão prévia; organização/desenvolvimento da atividade experimental; retorno ao grupo de trabalho; socialização e sistematização. Essa estrutura substancia-se por fundamentos pedagógico e epistemológico, respectivamente pautados pela Teoria da Aprendizagem Significativa e Epistemologia de Thomas Kuhn, como condizentes ao que se almeja: um ensino de Química experimental qualificado a gerar entendimentos psicológicos e produzir impactos sociais. Sendo assim, ao abranger articuladores e momentos próprios, a AEP corresponde a uma sistematização de ensino investigativo, voltada à aprendizagem significativa, autônoma, permeada por habilidades de raciocínio, formação de conceitos, investigação, tradução e transposição, e a uma concepção sócio-histórica e cultural da Ciência. Por fim: (i) a AEP está depositada no Portal eduCAPES, no link https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/736117, (ii) a ação planejada está associada ao Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) – Unipampa/CNPq, liderado pelo proponente e (iii) agradeço ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Minicurso em AEP – Rede SACCI

Programa de Extensão em Ensino de Ciências e Tecnologias

Minicursos de Educação em Ciências e Matemática – Anos Finais EF

de 26/09/2023 à 10/10/2023
Minicursos na área de educação em ciências e matemática, direcionados, principalmente, para professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental: 1) Atividade Experimental Problematizada (AEP), 2) Atividade baseada em Projetos (ABP); 3) Aprender e Criar em Ciências e Matemática; 4) Experimentação e Criatividade.

Membros da ação:

André Luís Silva da Silva – Prof. Ministrante

Luciana Miranda – Discente bolsista

Atividades em ambiente virtual – SÍNCRONAS e ASSÍNCRONAS.

Prezados(as) Professores(as), boa noite. Passando aqui para lembrá-los de que nesta semana estaremos em atividades ASSÍNCRONAS referentes ao minicurso em AEP. A orientação, conforme tratado em aula, consiste da apropriação teórica da AEP e posterior  sistematização de uma proposta de atividade em seus pressupostos, fazendo uso do Dispositivo postado no Moodle. Cabem ensaios experimentais já conhecidos e utilizados, bem como novas ideias e intervenções didáticas em potencial. Um reforço: a AEP não está restrita ao ensino laboratorial, mas é plenamente aderente às atividades práticas de um modo amplo, nos domínios das manipulações, dos procedimentos, das transposições…

Qualificação de Mestrado – Sabrina Nunes Ribas

ENSINO DE CIÊNCIAS VIA PRESSUPOSTOS DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DA AVALIAÇÃO FORMATIVA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

em 29/09/2023

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Fundação Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências.

Orientador: Prof. Dr. André Luís Silva da Silva

Por quais meios determinadas estratégias didático-pedagógicas, tais como Feiras de Ciências, Mapas Conceituais, Experimentação e Seminários, oferecem elementos capazes de identificar aprendizagens, tendo-se como cenário o ensino das Ciências de nível médio, sob pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa e da Avaliação Formativa?

Banca examinadora:

Prof. Dr. André Luís Silva da Silva

Prof. Dr. Paulo Henrique Guadagnini

Prof. Dr. Rafhael Brum Werlang

Defesa de Doutorado – Bruno Magela

Atividade Experimental Problematizada (AEP) e Ensino de Quimiometria: uso do aplicativo portátil REDGIM® no contexto educacional superior

em 18/09/2023

Esta tese aborda a estratégia teórico-metodológica Atividade Experimental
Problematizada (AEP) no ensino de Quimiometria, introduzindo conceitos
inovadores nas análises químicas por meio de imagens digitais com o aplicativo
REDGIM®. Além disso, explora o uso de aplicativos na predição da concentração e
pH de uma resina supressora de pó de minério, como método alternativo com o uso
de tecnologias portáteis, em colaboração com o edital de Doutorado Acadêmico em
Inovação – DAI (01/2019) e a Empresa Vale

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Química do Centro de Ciências Exatas da Universidade Federal do Espírito Santo como requisito parcial para obtenção do Título de Doutor em Química

Área de Concentração: Química
Linha de Pesquisa: Educação e Ensino de Química
Orientador: Prof. Dr. Paulo Rogerio Garcez de Moura
Co-orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Filgueiras

Banca de Avaliação

Prof. Dr. Wanderson Romão
Instituto Federal do Espírito Santo
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Profª Dra. Ana Nery Furlan Mendes
Universidade Federal do Espírito Santo
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Prof. Dr. Thalles Ramon Rosa
Instituto Federal do Espírito Santo
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Prof. Dr. André Luís Silva da Silva
Universidade Federal do Pampa

Palestra – Formação de Professores municipais de Caçapava do Sul/RS

Nesta quinta-feira, 20 de julho de 2023, um evento na área da educação foi realizado na Secretaria Municipal de Educação do Município de Caçapava do Sul: o curso “Desvendando a Próxima Fronteira da Educação“. O responsável por conduzir essa formação foi o doutor em Ensino de Ciências, Professor Rafhael Brum Werlang, que possui uma ligação com o grupo de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Significados em Ciências (EnASCi) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Com experiência na área educacional e como docente da UNIPAMPA, o Professor Rafhael é reconhecido por sua expertise em educação e tecnologias contemporâneas. Sua vinculação com o grupo de pesquisa ENASCI reforça seu compromisso com o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e o avanço contínuo do ensino de ciências no contexto atual.

A formação realizada hoje abordou temas de grande relevância para os professores de ciências, que buscavam se atualizar e compreender as novas tendências no campo da educação. O curso foi estruturado em duas etapas complementares e enriquecedoras.
Na primeira parte teórica, os participantes tiveram a oportunidade de mergulhar no universo da Aprendizagem Significativa (TAS) e sua relação com a Inteligência Artificial (IA). O Professor Werlang apresentou sua experiência nesse campo, indicando possíveis convergências desses dois conceitos e como pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais personalizado e alinhado com as necessidades individuais dos estudantes.

A segunda etapa do curso foi focada em atividades práticas e demonstrações. Nela, o Professor Werlang apresentou aos participantes o potencial do ChatGPT, uma das mais avançadas ferramentas baseadas em IA para auxiliar no processo educacional. Os professores foram convidados a interagir com o ChatGPT, explorando suas capacidades no contexto do ensino de ciências. A demonstração surpreendeu a todos ao mostrar como a IA pode contribuir para a construção de experiências educacionais mais interativas e envolventes.

O compromisso do Professor Rafhael Brum Werlang com a pesquisa e o ensino de ciências se reflete em sua atuação nesse curso pioneiro, que proporcionou aos participantes uma experiência única de aprendizado. A formação promovida pela Secretaria Municipal de Educação e ministrada pelo docente da UNIPAMPA fortalece ainda mais a parceria entre instituições acadêmicas e o poder público na busca por uma educação mais inovadora, acessível e de qualidade para todos.

Para saber mais:

https://desvendando-a-proxima-fronteira-da-educacao.webnode.page/

 

Apresentação de trabalho em evento no exterior

CIAIQ2023
12º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

O Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) é um evento anual que reúne representantes da comunidade científica internacional a trabalhar nesta área de investigação. O crescente sucesso das edições anteriores é um indicador importante de uma comunidade multidisciplinar, comprometida e de qualidade no contexto da investigação qualitativa.

https://ciaiq.ludomedia.org/sobre-pt/

CIAIQ2023_271: Avaliação qualitativa dos níveis cognitivos alcançados por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP) e analisados pelo software pNota

Indicadores de Desempenho Cognitivo – IDC

Universidade Federal do Pampa – Unipampa

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – Componente de Seminários Especiais I

Professor Regente: Prof. Dr. André Luís Silva da Silva (Unipampa)

Palestrante Convidado: Prof. Dr. Paulo Rogério Garcez de Moura (UFES)

Resumo da discussão:

No ensino formal das Ciências da Natureza se verifica que as atividades experimentais são desenvolvidas ocasionalmente, seja pela ausência de espaços próprios à sua realização, seja pelas condições precárias ao exercício da docência, seja ainda pelo despreparo e/ou desapreço do docente em fazê-lo. O laboratório de Ciências, contudo, se utilizado de modo eficaz, é terreno fértil ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas, e à aprendizagem significativa de conceitos, princípios e teorias científicas. Nesse propósito, realizar a avaliação das capacidades desenvolvidas pelos alunos é fulcral, na intenção da qualificação dos métodos e das metodologias de ensino. À guisa disso, buscou-se nessa fala estabelecer aproximações entre a Teoria da Inteligência Triárquica de Sternberg e a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e, a partir dos argumentos emergentes, desenvolver Indicadores de Desempenho Cognitivo, sob domínio das condições à inteligência prática, analítica e criativa.