Trabalhos de Conclusão

CONCLUÍDOS:

RÉGIO, J. C. S. Atividade Experimental Problematizada (AEP): qualificando estratégias no Ensino de Química da Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2022.

VIVIAN, M. F. Articulação entre experimentação e resolução de problemas sistematizada por meio da Atividade Experimental Problematizada. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Especialização em Educação Científica e Tecnológica. Unipampa – 2020.

GONÇALVEZ, F. T. “Pão nosso de cada dia”: a Atividade Experimental Problematizada como alternativa para a educação científica. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação). Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Unipampa – 2020.

MIRANDA, G. B. Aspectos teórico-metodológicos da Atividade Experimental Problematizada em periódicos do Ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências da Natureza – Licenciatura. Unipampa – 2021.

https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasdanatureza-dp/files/2021/09/aspectos-teorico-metodologicos-da-atividade-experimental-problematizada-em-periodicos-do-ensino-de-ciencias.pdf

NASCIMENTO, P. V. Ensino de Química e Atividade Experimental Problematizada (AEP): avaliando aprendizagem dos conteúdos químicos por meio do software pnota no contexto do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2020.

https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/25

MARTINS, D. G. Aprendizagem baseada na resolução de problemas articulada à Atividade Experimental Problematizada: Ensino de Química no contexto CTSA do sódio. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2020.

https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/25

MOREIRA, J. R. Potencialidade de um plano de ensino pautado na Atividade Experimental Problematizada (AEP) à Alfabetização Científica em Química. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2017.

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2018/01/tcc_jackeline-da-rosamoreira.pdf

MACHADO, D. S. Atividade Experimental Problematizada (AEP): possibilidades e contribuições para o ensino de Química no Ensino Médio Politécnico. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2016.

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2014/06/TCC_DanianeStock_2016-2.pdf

TERRA, C. V.; BARROS, Q. M. A cultura TUPINIKIM: uma proposta do uso de Atividades Experimentais Problematizadas (AEP) como método facilitador para o Ensino de Ciências a partir dos saberes indígenas. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Licenciatura em Química. Instituto Federal do Espírito Santo – 2018.

EM ANDAMENTO:

ABASCAL, G. Ensino experimental de Química via Atividade Experimental Problematizada (AEP): possibilidades e desdobramentos. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2022.

FRANÇA, W. Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta investigativa ao ensino da Química. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2022.

NASCIMENTO, M. Compreensão dos conceitos termoquímicos por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta de aprendizagem significativa crítica. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

CARLETI, G. Atividade Experimental Problematizada: estudos dos processos oxidativos da vitamina C para o Ensino de Química. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

SILVA, R. K. D. O mármore e a identificação de substâncias inorgânicas: uma proposta de Atividade Experimental Problematizada. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

LIMA, K. L. S. Ensino de química a partir da temática CHOCOLATE: uma proposta de Atividade Experimental Problematizada (AEP) com enfoque CTSA. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

BARBOSA, A. F. M. Metais pesados no lixo urbano: uma sequência didática nos moldes da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

SIQUEIRA, B. M. M. Análise automatizada de dados multivariados por meio de imagens digitais no ensino de química: uso de aplicativo portátil no estudo investigativo de quimiometria nos moldes da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação de Química (PPGQUI/CCE). Universidade Federal do Espírito Santo – 2023.