E-books e Capítulos

  • NASCIMENTO, P. V.;KAUARK, F. S.;MOURA, P. R. G. Construindo Atividade Experimental Problematizada (AEP) e avaliando seu nível cognitivo através do Software pNota no contexto do Ensino Fundamental. Série Guia Didático de Ciências/Química – Nº 09. Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha, 2020.

https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/597854/2/Guia%20Did%C3%A1tico%20-%20S%C3%A9rie%20-%20Ensino%20de%20Qu%C3%ADmica%20-%20n%C2%BA%20009-Paula%20Vivaldi%20Nascimento04122020.pdf

 

  • SILVA, A. L. S.; NOGARA, P. A. Atividade Experimental Problematizada (AEP) – 60 experimentações com foco no ensino de Química: da educação básica à universidade. Appris. Curitiba/PR – 2018.

https://editoraappris.com.br/busca?s=atividade+experimental+problematizada

 

  • SIQUEIRA, B. M. M.; TAKAHASHI, P. M.;SILVA, A. L. S.; FIGUEIRAS, P. R.; MOURA, P. R. G. Ensino de Química e Atividade Experimental Problematizada (AEP) com vistas à inclusão digital: análise por imagens digitais via Análise Multivariada de Dados no contexto da Formação de Professores de Química.In. COMARÚ, M. W.; KAUARK, F. S.; GONÇALVES, N. T. L. P. Ensinando a ensinar ciências – volume II: Discutindo práticas inclusivas. Edifes. Vitória/ES: 2022. p. 88-103.

 https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1938

 

  • SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Ensino de Ciências via proposições e mediações da Atividade Experimental Problematizada (AEP): “cenários” brasileiro e português de Formação Continuada de Professores.In. SILVEIRA, R. P. Matemática: possibilidades, integrações e desafios. Editora Unismero. Formiga/MG: 2022. p. 22-48.

https://clube.grupomultiatual.com.br/2022/02/matematica-possibilidades-integracoes-e.html

 

  • SILVA, A. L. S.; DEL PINO, J. C. Adendo: Atividade Experimental Problematizada (AEP). In.Metodologias de Ensino no contexto da Formação Continuada de Professores. Appris. Curitiba: 2019. p. 172-195.

https://www.editoraappris.com.br/produto/2689-metodologias-de-ensino-no-contexto-da-formao-continuada-de-professores

 

  • MOREIRA, J. R.; IVINA, L. S.; SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Sequência Didática Centrada na Atividade Experimental Problematizada (AEP) e na Alfabetização Científica em Química. In. CORTE, V. B.; ARAÚJO, M. P. M.; SATOS; C. R. Sequências Didáticas para o Ensino de Ciências da Natureza. Editora CRV. Curitiba: 2019. p. 183-212.

https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34405-sequencias-didaticas-para-o-ensino-de-ciencias-da-natureza

 

  • MOURA, P. R. G.; SILVA, A. L. S.; KAUARK, F.Atividade Experimental Problematizada (AEP): da teoria reflexiva à prática experienciada. In. AMADO, M. V; FERREIRA, E. C.; DE SENA, D. R.; SOARES, A. B.; AMARAL, S. R.; LIMA, I. M. S. (Org.). O Professor Pesquisador no Ensino de Ciências. Editora Appris. Curitiba: 2020. p. 57-72.

https://www.editoraappris.com.br/produto/4429-o-professor-pesquisador-no-ensino-de-cincias