Mestranda Jaqueline Camargo Sena Régio tem Defesa de Dissertação aprovada 🎉🎓

📢 No dia 02 de julho de 2026,

a mestranda Jaqueline Camargo Sena Régio realizou a defesa de sua Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/Unipampa), no campus Caçapava do Sul.

Intitulada “Experimentação no Ensino de Ciências/Química pelo viés da Atividade Experimental Problematizada (AEP) e princípios da Aprendizagem Significativa e Alfabetização Científica”, a pesquisa investigou as contribuições da Atividade Experimental Problematizada (AEP) para a promoção da Alfabetização Científica e da Aprendizagem Significativa de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Entre as principais contribuições do estudo, destaca-se o desenvolvimento do Método de Análise Integrada de Mapas Conceituais (MAI-MC), criado para avaliar de forma sistemática os mapas conceituais elaborados pelos estudantes, possibilitando a análise da organização conceitual e das evidências de aprendizagem.

Como Produto Educacional, foi elaborado um e-book composto por oito Atividades Experimentais Problematizadas, destinado a subsidiar professores na implementação de práticas experimentais fundamentadas nos pressupostos da Aprendizagem Significativa e da Alfabetização Científica. A banca examinadora foi composta pelo Prof. Dr. Paulo Rogério Garcez de Moura (UFES) e pela Prof.ª Dr.ª Elenize Rangel Nicoletti (Unipampa), sob orientação do Prof. Dr. André Luís Silva da Silva.

🎉 A dissertação foi aprovada, representando mais uma importante contribuição do PPGEC para o desenvolvimento de pesquisas e produtos educacionais voltados ao fortalecimento do Ensino de Ciências.

Texto: Gisele Lopes Rodrigues – Bolsista – IC/Pesquisa – CNPq

Revisão e publicação: Prof. Dr. André Luís Silva da SIlva – Lider do GP