Trabalhos de Conclusão

CONCLUÍDOS:

  • GONÇALVES, O. M. Estudo sobre os Índices da Qualidade do Ar (IQAr) na perspectiva da Atividade Experimental Problematizada (AEP): a problemática das emissões do pó preto na Grande Vitória (ES). Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2024.

 

  • WYATT, N.L.P. Maria Curie e a Radioatividade: uma proposta de Atividade Experimental Problematizada (AEP) sobre Gênero, História da Ciência e Ensino de Química. Graduação em Licenciatura em História. Universidade Federal do Espírito Santo – 2024.

 

  • TRINDADE, M. B. Aprendizagem Significativa e Atividade Experimental Problematizada (AEP): aproximações teórico-metodológicas no Ensino De Ciências da Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2024.

 

  • BRANDALISE, M. C. Atividade Experimental Problematizada (AEP) E Teoria Da Aprendizagem Significativa: associações didáticas. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências da Natureza – Licenciatura. Unipampa – 2024.

 

  • SANHUDO, N. B. Aprendizagem Experimental Problematizada: uma abordagem para o ensino experimental de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências da Natureza – Licenciatura. Unipampa – 2024.

 

  • SILVA, R. R. Atividade Experimental Problematizada (AEP): análise de proposta de experimentação no Ensino de Ciências em Escola Municipal de Cachoeira do Sul/RS. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências da Natureza – Licenciatura. Unipampa – 2024.

 

  • SIQUEIRA, B. M. M. Análise automatizada de dados multivariados por meio de imagens digitais no ensino de química: uso de aplicativo portátil no estudo investigativo de quimiometria nos moldes da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação de Química (PPGQUI/CCE). Universidade Federal do Espírito Santo – 2023.

 

  • LIMA, K. L. S. Ensino de química a partir da temática CHOCOLATE: uma proposta de Atividade Experimental Problematizada (AEP) com enfoque CTSA.Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

 

  • SILVA, R. K. D. O mármore e a identificação de substâncias inorgânicas: uma proposta de Atividade Experimental Problematizada. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

 

  • BARBOSA, A. F. M. Metais pesados no lixo urbano: uma sequência didática nos moldes da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

 

  • ABASCAL, G. Ensino experimental de Química via Atividade Experimental Problematizada (AEP): possibilidades e desdobramentos. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2022.

 

  • FRANÇA, W. Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta investigativa ao ensino da Química. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2022.

 

  • RÉGIO, J. C. S. Atividade Experimental Problematizada (AEP): qualificando estratégias no Ensino de Química da Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2022.

 

  • NASCIMENTO, M. Princípios termoquímicos por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP): uma proposta de aprendizagem significativa crítica. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

 

  • CARLETI, G. Estudos dos processos oxidativos da vitamina C: uma aplicação da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2022.

 

  • VIVIAN, M. F. Articulação entre experimentação e resolução de problemas sistematizada por meio da Atividade Experimental Problematizada. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia). Especialização em Educação Científica e Tecnológica. Unipampa – 2020.

 

  • GONÇALVEZ, F. T. “Pão nosso de cada dia”: a Atividade Experimental Problematizada como alternativa para a educação científica. Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação). Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Unipampa – 2020.

 

  • MIRANDA, G. B. Aspectos teórico-metodológicos da Atividade Experimental Problematizada em periódicos do Ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências da Natureza – Licenciatura. Unipampa – 2021.

https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasdanatureza-dp/files/2021/09/aspectos-teorico-metodologicos-da-atividade-experimental-problematizada-em-periodicos-do-ensino-de-ciencias.pdf

 

  • NASCIMENTO, P. V. Ensino de Química e Atividade Experimental Problematizada (AEP): avaliando aprendizagem dos conteúdos químicos por meio do software pnota no contexto do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2020.

https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/25

 

  • MARTINS, D. G. Aprendizagem baseada na resolução de problemas articulada à Atividade Experimental Problematizada: Ensino de Química no contexto CTSA do sódio. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2020.

https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/25

 

  • MOREIRA, J. R. Potencialidade de um plano de ensino pautado na Atividade Experimental Problematizada (AEP) à Alfabetização Científica em Química. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2017.

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2018/01/tcc_jackeline-da-rosamoreira.pdf

 

  • MACHADO, D. S. Atividade Experimental Problematizada (AEP): possibilidades e contribuições para o ensino de Química no Ensino Médio Politécnico. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ciências Exatas – Licenciatura. Unipampa – 2016.

http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasexatas/files/2014/06/TCC_DanianeStock_2016-2.pdf

 

TERRA, C. V.; BARROS, Q. M. A cultura TUPINIKIM: uma proposta do uso de Atividades Experimentais Problematizadas (AEP) como método facilitador para o Ensino de Ciências a partir dos saberes indígenas. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Licenciatura em Química. Instituto Federal do Espírito Santo – 2018.

 

EM ANDAMENTO:

 

  • RÉGIO, J. C. S. Atividade Experimental Problematizada (AEP) e Alfabetização Científica: associações didático-pedagógicas amparadas pela Teoria da Aprendizagem Significativa. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências –PPGEC. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – 2024.

 

  • SANTOS, Y. H. Ensino de Ciências no Ensino Fundamental via Atividade Experimental Problematizada (AEP): proposta, mediação e avaliação. Especialização em Ensino de Ciências e Tecnologias – ENCITEC. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA – 2024.

 

  • QUERUBINO, R.B. Síntese de ferritas usando materiais precursores de fontes alternativas e aplicação de seu estudo em Atividade Experimental Problematizada no ensino de Química. Doutorado em Química. Programa de Pós-graduação de Química (PPGQUI/CCE). Universidade Federal do Espírito Santo – 2024.

 

  • BORRETI, R. N. Aprendendo pH por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP) em cosmetologia: uma abordagem investigativa para o ensino de Química. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2024.

 

  • DAMM, B.M. Determinação de metais em méis de abelhas sem ferrão: aplicações da Atividade Experimental Problematizada (AEP) no Ensino de Química. Doutorado em Química. Programa de Pós-graduação de Química (PPGQUI/CCE). Universidade Federal do Espírito Santo – 2023.

 

  • WYATT, N.L.P. Formação de professores no contexto do Ensino de Química Analítica: o uso de cascas de mexilhão para remobilização do solo por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Doutorado em Química. Programa de Pós-graduação de Química (PPGQUI/CCE). Universidade Federal do Espírito Santo – 2023.

 

  • FEU, A.M.A. Ensino sobre Química dos Solos: investigando a alteração na disponibilidade de macro e micronutrientes por incubação com biocarvão de pericarpo de coco por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Mestrado em Química. Programa de Pós-graduação de Química (PPGQUI/CCE). Universidade Federal do Espírito Santo – 2023.

 

  • WELSING, G.L. Ensino sobre Química dos Solos: investigando a alteração na disponibilidade de macro e micronutrientes por incubação com biocarvão de pericarpo de coco por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Mestrado em Química. Programa de Pós-graduação de Química (PPGQUI/CCE). Universidade Federal do Espírito Santo – 2023.

 

  • ZIMERER, S. Estudo sobre a presença de sacarose em alimentos ultraprocessados no contexto escolar: uma proposta de autoformação metacognitiva na perspectiva da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional –PROFQUI. Instituto Federal do Espírito Santo – 2023.

 

  • AZEVEDO, L.E.S. Obtenção do isotiocianato de benzila (BITC) a partir das sementes de mamão (Carica papaya): perspectivas de aplicação na formação inicial de professores de Química por meio da Atividade Experimental Problematizada (AEP). Doutorado em Química. Programa de Pós-graduação de Química (PPGQUI/CCE). Universidade Federal do Espírito Santo – 2021.