Projeto de Pesquisa RAINHAS NEGRAS DO CLUBE 24 DE AGOSTO: IDENTIDADES, REPRESENTAÇÕES E TRAJETÓRIAS DE MULHERES DE UM CLUBE SOCIAL NEGRO NA FRONTEIRA DO BRASIL-URUGUAI

Coordenadora: Profª Drª Giane Vargas Escobar

Bolsistas PIBIC/AF/CNPQ – Caroline Maria dos Santos Souza
Bolsista FAPERGS/PROBITI – Shirlei Pereira Rosa

Figura 1. Giane Vargas Escobar, Gabriela Oliveira Aveiro, Caroline Maria dos Santos Souza, Shirlei Pereira Rosa e Vanessa Olanda dos Santos, no dia 27 de Abril de 2018, no campus UNIPAMPA de Jaguarão/RS. Equipe do projeto de pesquisa Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto.

O QUE QUEREMOS COM ESTE PROJETO?

Figura 2. Shirlei Pereira Rosa, Caroline Maria dos Santos Souza e Giane Vargas Escobar, no dia 24 de agosto de 2018. Lançamento do Livro dos 100 anos do Clube 24 de Agosto.

Este Projeto busca: o diálogo e a compreensão das dinâmicas políticas, econômicas, sociais e culturais nas quais estão envolvidas as mulheres negras; o desenvolvimento de estudos, pesquisas, intercâmbios culturais e acadêmicos, formando uma rede de contatos; a troca de conhecimento e empoderamento, ampliando o conhecimento sobre a nossa própria história e as das Rainhas Negras que foram ou serão entrevistadas; a produção de artigos individuais e em coautorias; e a participação em eventos acadêmicos, promovendo a inclusão das teóricas negras na produção científica universitária.

A presente investigação articula questões de gênero, raça e classe com o objetivo de realizar uma análise cultural (Guerra, 2010), em que são centrais as rainhas dos certames de beleza realizado pelo Clube 24 de Agosto, na cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, ao longo de sua trajetória de um século de existência. A pesquisa ancora-se na teoria da interseccionalidade, termo cunhado por Kimbele Crenshaw, em 1989, com vistas a discutir qual era o lugar que as Rainhas do 24 ocupavam no interior da sociedade negra e como se davam as relações de gênero, raça e classe no interior do clube, bem como com outras sociedades não negras da cidade de Jaguarão e no Uruguai.

 

1ª RODA DE LEMBRANÇAS DAS RAINHAS NEGRAS DO CLUBE 24 DE AGOSTO

Figura 3 e 4. Convite para a 1ª Roda de Lembranças das Rainhas do Clube 24 de Agosto, no dia 28 de julho de 2017, ilustrado com a imagem de três Rainhas de épocas diferentes. Na foto preto e branco, a primeira soberana do Clube 24 de Agosto, no ano de 1922, Eugenia Cardoso Silveira, uma mulher afrouruguaia. No verso do convite a programação das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha (25 de Julho).

A realização da 1ª Roda de Lembranças ampliou o número entrevistadas, após o evento a equipe passou a contar com mais de vinte e cinco nomes de mulheres negras que um dia receberam o título de beleza do Clube 24 de Agosto e que poderiam ser entrevistadas. A divulgação do evento se deu através da entrega de convites nas casas das rainhas, bem como por meio do rádio, da internet e das redes sociais.

A construção e realização da 1ª Roda de Lembranças das Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto, oportunizou às pesquisadoras se apropriaram de uma dinâmica e metodologia já experimentada pelo Museu Comunitário Treze de Maio de Santa Maria (antigo Clube Treze de Maio), como um dispositivo para acionar as memórias.

Durante a 1ª Roda de Lembranças das Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto foi organizado um momento simbólico, especialmente preparado para as Rainhas serem fotografadas com suas coroas, relembrando os momentos de reinado no interior do Clube. Cada soberana foi convidada a acionar a memória através da escrita do seu nome, o ano que foi rainha e quem foi o presidente do clube na época. Esta conexão entre a escrita do nome completo, vai ao encontro dos ensinamentos de Lélia Gonzales, quando nos explica que “Negro tem que ter nome e sobrenome, se não os brancos arranjam apelido… ao gosto deles“.

Figura 5. Patrícia Oliveira Crespo Nunes, Zizelda Marisa Farias Ferreira, Keity Machado Lemke, Aline Gonçalves Madeira, Kátia Beatriz P. Rosa Dultra, Juliane Sampaio, Marlete Barbosa, Marina Ferreira de Souza Corrêa, Nila Braz Lima, Vera Lúcia Rosa de Quadro, Viviane Rosa de Quadro, Rosa Maria Vitoria, Carmen Lúcia Machado Gaia, Tatiane Conceição e Marina Ferreira de Souza, no dia 28 de Julho de 2017, na sede do Clube 24 de Agosto, em Jaguarão/RS. Registro das Rainhas presentes na 1ª edição da Roda de Lembranças.

 

ENTREVISTAS COM AS RAINHAS

Entre o segundo semestre de 2017 e o primeiro semestre de 2018, onze Rainhas negras foram entrevistadas, gerando um material que criou novos produtos, tais como exposição e documentário, e uma continuidade indeterminada.

Figura 6. Giane Escobar, Eva Neusa Farias da Silva, Caroline Maria Souza e Karina Constantino Brisola, no dia 7 de março de 2018, em Porto Alegre/RS. Entrevista com a Rainha Eva Neusa (título de 1959), que veio a falecer alguns meses antes do lançamento do livro; Figura 7. Shirlei Rosa, Norma Regina Xavier Silveira dos Santos e Giane Escobar, no dia 15 de Fevereiro de 2018, em Jaguarão/RS. Entrevista com a Rainha Norma Regina; Figura 8. Giane Escobar, Maria Graciema Martins dos Anjos e Shirlei Rosa, no dia 27 de janeiro de 2018, em Jaguarão/RS. Entrevista com a Rainha Maria Graciema (título de 1978); Figura 9. Marlete Farias Barbosa da Silva, Karina Brisola e Shirlei Rosa, no dia 8 de outubro de 2018, em Jaguarão/RS. Entrevista com a Rainha Marlete (título de 1970); Figura 10. Iara Cardozo e Jurema Cardozo, no dia 19 de Novembro de 2017, em Jaguarão/RS. Entrevista com as Rainhas Iara e Jurema; Figura 11. Giane Escobar, Zizelda Marisa Ferreira Farias, Nair Ferreira, Shirlei Rosa e Gabriela Aveiro, no dia 24 de Setembro de 2017. Entrevista com a Rainha Zizelda; Figura 12. Giane Escobar, Juliane Sampaio Correa e Shirlei Rosa, no dia 18 de Janeiro de 2018, em Jaguarão/RS. Entrevista com a Rainha Juliane; Figura 13. Giane Escobar, Adriana Martins e Shirlei Rosa, no dia 27 de Janeiro de 2018, em Jaguarão/RS. Entrevista com a Rainha Adriana; Figura 14. Keity Machado Lemke, no dia 16 de Dezembro de 2017. Entrevista com a Rainha Keity; Figura 15. Shirlei Rosa, Kátia Beatriz P. Rosa Dutra e Giane escobar, no dia 26 de Fevereiro de 2018. Entrevista com a Rainha Kátia Beatriz.

 

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO CLUBE 24

Figura 16. Shirlei Rosa, Thomas Machado, Giane Escobar, Rodrigo Francisco, Vanessa dos Santos e Caroline Maria dos Santos, no dia 10 de Setembro de 2018, em Jaguarão/RS. Orientação sobre noções básicas de conservação preventiva de documentos em papel, com foco em acervos fotográficos; Figura 17. Shirlei Rosa, Giane Escobar e Karina Brisola, no dia 7 de Março de 2018, em Porto Alegre/RS. Digitalização do acervo fotográfico das irmãs Rainhas Eva Neusa Farias da Silva e Amelinha Farias; Figura 18. Shirlei Rosa, no dia 8 de Fevereiro de 2018, em Jaguarão/RS. Digitalização das Fotografias da Rainha Juliane Sampaio Correa; Figura 19. Shirlei Rosa, no dia 2 de Fevereiro de 2018, em Jaguarão/RS. Digitalização do acervo da Rainha Marlete Farias Barbosa da Silva; Figura 20. Shirlei Rosa e Giane Escobar, no dia 27 de Fevereiro de 2018, em Jaguarão/RS. Digitalização das fotografias das rainhas.

 

PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE ESTUDOS E NEABI MOCINHA

Figura 21. Em pé: Francisco Trindade, Athemis Fonseca, Bruna Rodrigues, Giane Escobar, Yalorixá Nice de Xangô, Shirlei Rosa, Rafael Odara e Lucas da Silva; Agachados: Renato Vieira, Caroline Maria Souza e Rodrigo Francisco, no dia 13 de Novembro de 2018, no campus UNIPAMPA de Jaguarão/RS. Reunião do NEABI Mocinha; Figura 22. Acima: Laura Fernández, Vanessa dos Santos, Ciria Ramona González Montiel e Caroline Maria Souza; Abaixo: Alexandra Vanessa Veja Pereira, Emily de Araujo Edwards, Lourdes Antúnez Rodríguez, Giane Escobar, Yalorixá Nice de Xango e Shirlei Rosa, no dia 6 de Julho de 2018, em Jaguarão/RS. Saída para o Ponto de Cultura Africanamente, em Porto Alegre/RS, no primeiro encontro do Projeto de Extensão Atinúké, que subsidia e instrumentaliza o projeto de pesquisa Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto, promovendo estudos sobre o pensamento de mulheres negras; Figura 23. Gabriela Aveiro, Giane Escobar, Vice Coordenador do NEABI MOCINHA prof. Dr. Walker Douglas Pincerati, Arqueóloga Sara Teixeira Munaretto, Douglas Brum Tavares e Shirlei Rosa, no dia 4 de julho de 2017, no campus UNIPAMPA de Jaguarão/RS. Reunião do NEABI Mocinha; Figura 24. Mayara Souza Souto, Vanessa dos Santos, Larissa Martins, Giane Escobar, Shirlei Rosa e Caroline Maria Souza, no dia 05 de Setembro de 2018, em Jaguarão/RS. Projeto “Grupo de Estudos e Pesquisas AFROnteiras Negras UNIPAMPA” que subsidia e instrumentaliza o Projeto de Pesquisa Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto, promovendo leituras, pesquisas e reflexões partindo de escritas e pensamentos de mulheres negras.

 

OFICINA DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Figura 26. João Henrique Mattos, Álison Pires, Shirlei Rosa e Caroline Maria Souza, no dia 13 de dezembro de 2018, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas/RS. Oficina de Equipamentos e Filmagem com os bolsistas do Núcleo de produção audiovisual da ULBRA.
Figura 25. Caroline Maria Souza, João Henrique Mattos, Wesley Andriel, Cintia Canterel Carlin, Alexandre Briczinski, Mariana Machado, Shirlei Rosa, Gabriel oliveira e Àlison Pires, no dia 11 de dezembro de 2018, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas/RS. Oficina de decupagem e edição com os bolsistas do Núcleo de Produção Audiovisual da ULBRA.

 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Figura 28. Caroline Maria Souza, Giane Escobar e Shirlei Rosa, no dia 19 de novembro de 2018, na Galeria Intercultural Magliani (GIM), no campus UNIPAMPA de Jaguarão/RS. Inauguração da exposição “Jaguarão Cidade Negra: 100 de Existência, 10 anos de Resistência”.
Figura 27. Bruna Rodrigue, Guilherme Andrade, Caroline Maria Souza e Shirlei Rosa, no dia 18 de novembro de 2018, na Galeria Intercultural Magliani (GIM), no campus UNIPAMPA de Jaguarão/RS. Curadoria das fotografias usadas na exposição “Jaguarão Cidade Negra: 100 de Existência, 10 anos de Resistência”, um dia antes da “X Semana da Consciência Negra” que homenageou o centenário do Clube 24 de Agosto.

 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Figura 29. Mayara Souza Souto, Giane Escobar, Shirlei Rosa e Vanessa dos Santos, no dia 25 de Maio de 2018, na 6ª Semana da África na UFRGS, em Porto Alegre/RS; Figura 30. Acima: Anderson Claudino Rodrigues e Shirlei Rosa; Ao centro: Aline Gonçalves Madeira e Vanessa dos Santos; Sentadas: Yalorixá Nice de Xangô, Sulema Duarte Gonçalves Madeira e Maria Celoi Faria Madeira, no dia 20 de Maio de 2018, na residência da senhora Maria Madeira. Encontro com a Ancestralidade Africana no Quilombo Madeira, juntamente com o Ilê axé mãe Nice D’Xangô e o Neabi Mocinha; Figura 31. Shirlei Rosa, Giane Escobar e Caroline Maria dos Santos, no dia 12 de Outubro de 2018. Conferência de Abertura do X Copene: (re)Existência Intelectual Negra e Ancestral; Figura 32. Projeto de Extensão Atinúké nas Jornadas Acadêmicas em Montevideo- UY, nos dias 20 a 24 de março de 19, numa intensa agenda com a Professora ativista e intelectual Angela Davis, à convite do Coletivo Mizangas e do Ministério do Desenvolvimento Social do Uruguai (MIDES); Figura 33. Gezilane Silvestre da Silva, Shirlei Rosa, Emily de Araujo Edwards, Giane Escobar, Fernanda Vitória Nunes e Caroline Maria Souza. Conferência magistral “Sin racismo, mejor democracia” com a professora e intelectual ativista norte- americana dra. Angela Davis, no dia 22 de março de 2019, no Teatro Solís, em Montevidéu/URU; Figura 34. Angela Davis e Giane Escobar. Apresentação do “Plan Nacional de Equidad Racial y Afrodescendencia” e lançamento do selo em homenagem a filósofa e ativista estadunidense Angela Davis, no dia 21 de março de 2019, na sede do Poder Executivo da República Oriental do Uruguay.

 

SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTA E INGRESSO DE NOVA INTEGRANTE NO PROJETO

Figura 35. Fernanda Vitória Nunes, Giane Escobar, Shirlei Rosa e Caroline Maria Souza. Substituição entre as bolsistas Shirlei Rosa (ingressante no Curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL) e Fernanda Vitória Nunes (selecionada para a Bolsa do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO – PROBITI/FAPERGS/UNIPAMPA) no Projeto Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto.

 

APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

Figura 36. Giane Escobar, no dia 16 maio de 2018, nas dependências da FGV, a Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Apresentação do artigo “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto: Identidades e Representações de Mulheres na Fronteira Brasil-Uruguai”, no “II Seminários Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico – 130 Anos de Abolição no Brasil”; Figura 37. Shirlei Rosa, no “X Copene: (re)Existência Intelectual Negra e Ancestral”, em Uberlândia/MG. Apresentação do artigo “Rainhas Negras do Clube Social 24 de Agosto: repensando o patrimônio e afirmando as identidades negras na cidade de Jaguarão/RS”; Figura 38. Karina Brisola, nos dias 21 a 23 de Novembro de 2017, no 9° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, em Santana do Livramento/RS. Apresentação do artigo “Rainhas Negras Do Clube 24 de Agosto: Identidades e Representações de Mulheres na Fronteira Brasil-Uruguai”; Figura 39. Caroline Maria Souza, no dia 7 de Novembro de 2018, no 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, em Santana do Livramento/RS. Apresentação do artigo “A Produção do Documentário Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto na Cidade de Jaguarão”; Figura 40. Shirlei Rosa, no dia 21 de novembro de 2018, na sede do Clube 24 de Agosto. Apresentação do artigo “A 1ª Roda de Lembranças das Rainhas negras do Clube 24 de Agosto: construindo narrativas e afirmando as identidades na cidade de Jaguarão/RS”, na “X semana da Consciência Negra: 100 anos de Existência, 10 anos de Resistência”.

 

LANÇAMENTO DE LIVROS

Figura 41. 24 de Agosto de 2018, na sede do Clube 24 de Agosto, em Jaguarão/RS. Lançamento do Livro do centenário “Clube 24 de Agosto (1918-2018): 100 anos de Resistência de um Clube Social Negro na Fronteira Brasil-Uruguai”. [Cap.5 – “Rainhas Negras do Clube 24 de Agosto: identidades, representações e trajetórias de mulheres de um Clube Social Negro na Fronteira do Brasil-Uruguai” de autoria de Giane Escobar, Shirlei Rosa, Caroline Maria dos Santos, Caroline Maria Souza, Gabriela Aveiro e Vanessa dos Santos]; Figura 42. 17 outubro de 2018, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia/MG. Lançamento das publicações do X Copene: Caderno de Programação, Livro de Resumos (ANAIS) e Volume 4 Patrimônio e Cultura Afro-Brasileira: memória identidade e reconhecimento; Figura 43. Shirlei Rosa, Caroline Maria Souza, Giane Escobar, Gabriela Aveiro e Vanessa dos Santos, no dia 24 de agosto de 2018. Lançamento do livro do centenário Clube 24 de Agosto.

“Organizar um livro é algo que não se faz sozinha/o! Por isso só posso agradecer à comunidade negra de Jaguarão, aos autores/as parceiros/as, a todas as Rainhas e associados/as que conseguimos entrevistar (e as entrevistas não se esgotam com esse livro!) e ao clube negro mais bonito desse país, por chegar a essa fase da minha vida realizando um dos meus maiores sonhos!! Um livro que tenho o privilégio e a honra de ser uma das organizadoras! Estou mesmo emocionada por ser e estar mulher negra nessa cidade e nesse clube social negro que só me trouxe alegrias! Viva!!! Viva os 100 anos do Clube 24 de Agosto!” (Profª Drª Giane Escobar).