Relatório 2022 – Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão

RELATORIO NEABIMOCINHA 2022

Encerramos o ano de 2022 com projetos que se realizaram, apesar de todos os cortes na educação! Projetos que terão continuidade no ano de 2023, na expectativa de melhorias, c om centralidade nas comunidades e grupos que se organizam na cidade de Jaguarão/RS, numa perspectiva afrocentrada, afroreferenciada e transgressora.

Sendo assim, o NEABI MOCINHA, o Projeto de Ensino/Grupo de Estudos AFRONTEIRAS NEGRAS Unipampa, o Projeto de Extensão TERRITÓRIOS NEGROS EM MAPA e os Projetos de Pesquisa CLUBES SOCIAIS NEGROS DO BRASIL-URUGUAI e RAINHAS NEGRAS DO CLUBE 24 DE AGOSTO, desenvolvidos na Universidade Federal do Pampa em parceria com outras instituições, como a UFRGS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a SMED, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Jaguarão, o Clube 24 de Agosto, assim como os COLETIVOS idealizados por MULHERES NEGRAS, como o ROSAS NEGRAS, ATINÚKÉ e UBUNTU – Mujeres Afroemprendedoras de Cerro Largo, no Uruguai, aprendemos a ir longe e pensarmos sempre na nossa ancestralidade, como nos ensina a sabedoria Sankofa “Quando não souberes para onde ir, olhe para trás e saiba pelo menos de onde você vem”.

Muito obrigada a todas/os que fizeram parte dessa trajetória!
Que tenhamos, em 2023, mais histórias bonitas para contar! ✊🏾❤️