Alguns dos materiais utilizados nas oficinas:
como-estas
bolivia
diapositiva-humor
test-de-las-casas-de-hogwarts
Alguns dos planos de aulas elaborados pelos bolsistas PIBID ao longo do semestre:
plano-de-aula-2
planos-musica-ciep
planos-musica-ninos-ciep
plano-de-aula-1
planos-fanfics-ciep
plano-de-aula-3
Confira nos links abaixo alguns dos relatos dos bolsistas PIBID no ano de 2016:
relato-de-experiencias-ciclo-2
projetos-pibid relato-pibid relatorio-pibid-unipampa-subprojeto-letras
relato-anual-ciep-andromeda
relatorio-pibid-unipampa-subprojeto-letrasrelato-pibidprojetos-pibid
relatorio_pibid_barbara_novembro_2016
O grupo do colégio CIEP, diferente dos demais, contava com a presença de bolsistas que já participavam do PIBID anteriormente. Sendo assim houve uma troca de conhecimentos e um compartilhar de experiências. Inicialmente, as bolsistas decidiram interagir com os alunos em grupo, através de atividades distintas e temáticas, com o objetivo de aproximar bolsistas e alunos.
Após o primeiro contato com sala de aula na posição de educadoras, as bolsistas decidiram trabalhar em duplas compostas, pelas novas bolsistas acompanhadas pelas mais experientes. Essa união resultou em distintas oficinas, que trabalharam cores e numerais. Além de temáticas como a solidariedade, sentimentos e conhecer o próximo.
Chegou, então, o momento de trabalhar individualmente. Contudo o apoio das demais bolsistas sempre se fez presente. Os alunos do ensino médio receberam oficinas acerca do corpo humano, de viagens, de desejos, de futuro, de ações cotidianas e que trabalhavam com a cultura.
Contudo, paralelamente às oficinas aplicadas no ensino médio, nasceu e se desenvolveu um projeto que tinha como objetivo despertar o interesse das crianças pela língua espanhola. Esse projeto foi denominado “El circo” e trabalhou com números, cores, animais e apresentações através da temática “circo”. O resultado foi apaixonante e deixou alunos e bolsistas com muito desejo de dar prosseguimento a esse público menor.