BINGO CHEM –elaborado e aplicado por bolsistas IDs –Núcleo 9-Química-Física da EEEM Frei Plácido e EEEB Prof Justino Costa Quintana

Em 01/10/2018 foi aplicado o jogo lúdico, Bingo Chem, elaborado por bolsistas IDs sob a orientação da Supervisora professora Valéria da EEEM Frei Plácido com as turmas do 1º Ano do ensino médio da EEEB Prof Justino Costa Quintana. Os bolsistas elaboraram um roteiro preparatório para a atividade lúdica, onde primeiramente, os alunos do ensino médio tiveram que responder a um pré-questionário sobre linguagem química, a seguir assistiram a uma apresentação com o recurso multimidia “Datashow” através de slides com fotos de algumas vidrarias utilizadas em laboratório de análises químicas, finalizando com um questionário de fixação sobre o tema abordado. Como critérios do jogo tem que conduzir por três rodagens com intuito que todos os alunos participassem, cada aluno recebe uma única cartela que será usada para todas rodadas do jogo. Para vencer a primeira rodada terá que preencher na forma da letra “L” na cartela. Na segunda rodada, deve completar verticalmente todos os elementos “O” da cartela, e na terceira completar com todos os elementos químicos presentes em sua cartela. Com a finalização da aplicação do Bingo Chem foi realizada uma análise das respostas obtidas que foram utilizados para a redação de um resumo submetido para o evento cientifico – 10º SIEPE. Em 08/10/2018 – Aplicação em duas turmas do 1º ano, turno da noite da EEEM Frei Plácido. Em 19/10/2018 – Aplicação em uma turma do ensino médio regular da EEEM Frei Plácido. Em 10/12/2018 – Novamente foi realizada uma intervenção didática com a aplicação do Bingo Chem para os alunos do 2º Ano da EEEM Prof. Justino Costa Quintana.