Destaca-se como uma das ações do Grupo de Estudo a seleção de alguns resumos (artigos sobre alguns tópicos de química na temática abordada durante os encontros no período de agosto a outubro de 2018)

Grupo de Estudos – Kits experimentais (Bolsistas IDs, Núcleo 09 Química/Física, Subprojeto Multidisciplinar PIBID, 2018)

Título: Kits de Experimentos científicos, Memória e Sociedade.

Autor: Barreto, M.

Título: O desenvolvimento de aulas práticas de química por meio da montagem de kits experimentais.

– Título: PIBID Matemática, Física e Química – Uma parceria entre alunos e professores.

Autores: Adriana Cruz de Souza et al.

– Título: Show de Química aprendendo química de forma lúdica e experimental.

Autor: Honerio Coutinho de Jesus

– Título: A importância da experimentação para a compreensão do conceito de equilíbrio químico.

– Título: Kits Experimentais: uma ferramenta para a aprendizagem química.

Fonte: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0857-1.pdf

Autores: Maria Carolina Salum Bulhosa¹(IC)*, Gislaine Penha Ruffato¹ (IC), Viviane Conceição Duarte Madeira¹ (IC), Maria do Carmo Galiazzi (PQ)

– Título: Os Kits experimentais Os Cientistas e as proposições da Alfabetização Científica.

Fonte: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/ixenpec/atas/resumos/R1646-1.pdf

Autores: Autores: Thalita Correa Cardoso de Oliveira, Vanessa Zanon, Yasmin Letícia Nunes Araújo, David Pontes, Juliana Milanez, Leonardo Maciel Moreira.

– Título: Desenvolvimento de um kit experimental com Arduino para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio.

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v39n4/1806-1117-rbef-39-04-e4502.pdf

Autores: Sérgio Silveira, Mauricio Girardi.

– Título: Análise e desenvolvimento de Kits experimentais de baixo custo e fácil acesso para o ensino de Química.

Fonte:http://www.quimimoreira.net/ANALISE%20E%20DESENVOLVIMENTO%20DE%20KITS%20EXPERIMENTAIS%20DE%20BAIXO%20CUSTO.pdf

Autores: Napoleana da Silva Neto Cruz, Kênia Gusmão de Souza, Farley Jean de Sousa.

– Título: Experimentação no ensino de química/ciências: desenvolvimento de práticas e cursos de formação à comunidade externa.

Fonte:http://www.esocite2016.esocite.net/resources/anais/6/1472129290_ARQUIVO_FabianaRobertaGoncalveseSilvaHussein.pdf

Autores: FABIANA R. G. E SILVA HUSSEIN, TAMARA S. VAN KAICK.

– Título: O Professor de Química e as aulas práticas.

Fonte: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/365_645.pdf

Autores: TREVISAN, Tatiana Santini; MARTINS, Pura Lucia Oliver.

– Título: A utilização de materiais alternativos no uso do laboratório como recurso pedagógico no ensino de química visando a sustentabilidade ambiental.

Fonte: http://uece.br/eventos/spcp/anais/trabalhos_completos/247-799-31032016-235848.pdf

Autores: Kleyane Morais Veras, Damiana Nayanne Rosendo de Miranda, Tiago dos Santos Nascimento

– Título: Uso de experimentos, confeccionados com materiais alternativos, no processo de ensino e aprendizagem de física: lei de Hooke.

Fonte:https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/134319/neves_jhm_me_prud_int.pdf?sequence=5

Autores: João Henrique Moura Neves

– Título: Proposta de kit experimental de baixo custo no ensino de ciências: construção e utilização no ambiente de aprendizagem.

Fonte:http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/confict/article/viewFile/2579/1422

Autores: Pessanha, E.M.R., Silva M. F.A , Ferreira D.F.G., Alencar M.C.

– Título: Aplicação de um kit experimental de química para determinação do ácido ascórbico em frutas e em sucos industrializados.

Fonte:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uenp_qui_artigo_rosangela_aparecida_palomares.pdf

Autores:

Título: Ferramentas para auxiliar na aprendizagem significativa de ciências e de biologia: roteiros de experimentação e “kits” pedagógicos.

Fonte: http://fef.br/upload_arquivos/pibid/biologia/ARTIGO.pdf

Autores: Alessandra Moreira De Lima, Pedro Roberto Temponi, Nicole Mirelle Rodrigues Alves Carriere, Rosângela Aparecida De Souza.

– Título: As atividades experimentais educativas como complemento e motivação no ensino – aprendizagem de química no ensino médio.

Fonte: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7683/DissKJSC.pdf?sequence=1

Autores: Kleber Jorge Savio Chicrala

– Título: Laboratório ambulante de química: instrumento de extensão universitária.

Fonte: http://200.145.6.204/index.php/revista_proex/article/view/669/681

Autores: João Rufino de Freitas Filho, José Henrique Berto Ângelo, JanieireDorlamis Cordeiro Bezerra, Camila Soledade de Lira,Suelâeny Aparecida de Andrade,Ivoneide Mendes da Silva, João Sales de Souza Filho.

– Título: O ensino de ciências e a divulgação científica por meio de kits experimentais na educação básica em Anápolis, Goiás.

Fonte: http://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/9979/7183

Autores: Mirley Luciene dos Santos; Ana maria Achtschin Ferreira; Hélida Ferreira da Cunha; Juliana Simião Ferreira; Pedro Oliveira Paulo; Sabrina do Couto de Miranda;; Solange Xavier dos Santos; Pabline Almeida Siqueira; Fernanda das Graças Silva Marra

 

– Título: Produção de kits experimentais para o ensino de ciências  na educação básica.

Fonte: http://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/download/5594/3374

Autores: Pabline Almeida Siqueira, Fernanda das Graças Silva Marra, Mirley Luciene dos Santos.

– Título: Elaboração e uso de kits experimentais para aulas de química no ensino médio.

Fonte: http://www.annq.org/congresso2011/trabalhos/1297821624.docx

Autores: Shirlene Pereira de Albuquerque, Cleomar Carlos dos Santos Silva, Eliane Cristina Gomes Miná, Simone Nóbrega Catão, Luciano Ferreira Gama, Joaldo Bezerra de Melo.