Institucional 2018 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 21

Primeira Oficina de robótica – Iniciação à linguagem LEGO

No dia 05/07/2019 foi ofertada a primeira oficina que tinha como intuito apresentar as características mais fundamentais e iniciais do LEGO MINDSTORMS EV3 começando pelas peças que constituíam o kit e as vantagens e desvantagens na utilização de cada sensor e motor disponível, também foi discutida a importância das cores no LEGO, pois cada cor passava algum tipo de informação sobre a situação da placa EV3 ou indicava alguma característica dos blocos no software de programação, para finalizar a primeira oficina, com duas horas de duração e foi ministrada na parte da manha e tarde, foram apresentados os primeiros blocos de programação e executado alguns projetos montados previamente. No final da oficina foi dado um tempo para que cada participante tivesse um primeiro contato com a programação utilizando os blocos já apresentados.

Segunda Oficina de robótica (LEGO) – linguagem LEGO e inserção da física

No dia 12/07/2019 foi ministrada a segunda oficina do LEGO MINDSTORMS EV3, com o objetivo de dar continuidade e foco a programação, apresentados todos os outros tipos de blocos e discutido as características e funcionalidade de cada um, tendo como apoio a análise de projetos já testados e a execução dos mesmos para evidenciar sua funcionalidade prática, também foi feito um vínculo entre a programação no LEGO e a Física, o primeiro protótipo que vinha com esse vínculo foi à adaptação da função horária da velocidade (MRU e MRUV) na programação do software, que tinha como intuito mostrar especificamente o movimento com aceleração negativa, isto é, um movimento com desaceleração contínua, foi também trabalhado conceitos de rotações utilizando equações da geometria que foi vinculada com equações físicas, esse protótipo tinha como intuito mostrar como a matemática e a física pode ser utilizada para prever o movimento.

Competição de robótica (13/07/2019) IFsul Bagé

Um dia pós a segunda oficina (LEGO) do foi feita a última etapa de todo o projeto, que seria a competição criativa de programação no LEGO, que tinha como intuito promover um maior engajamento dos participantes em relação ao conteúdo apresentado nas duas primeiras oficinas, nessa competição foi estipulado um tempo limite para a programação e foi levado como critério de avaliação a criatividade dos projetos feitos pelos participantes, a funcionalidade de cada protótipo, a simplicidade na programação e um possível vinculo entre a programação e a física, depois de executado, cada projeto foi avaliado por dois avaliadores sendo eles um dos bolsistas do IFSul e um integrante do PIBID. Ganhador da competição está a direita, na figura abaixo.

Apresentação da oficina do LEGO MINDSTORMS EV3 para bolsistas do IFSul

No dia 12/4/2019 das 13:30 às 15:40 o membro do PIBID Wesley Martter Lucas ministrou uma oficina sobre o LEGO MINDSTORMS EV3 para os bolsistas do IFsul, nesta apresentação foi demonstrado o que é o LEGO MINDSTORMS, composto por peças, dentre elas: sensores, motores, cabos e as peças convencionais de montagem, também foi explicado o software de programação do LEGO, onde foram mostradas as classes que cada tipo de bloco de programação possuía, após essa apresentação o bolsista partiu para a programação no software, onde demonstrou alguns projetos já trabalhados previamente, e decorreu um passo a passo de como se construía aquela programação, explicando cada módulo e detalhe dos blocos do software do LEGO, depois de cada explicação era executado o projeto para evidenciar sua funcionalidade, após a demonstração de quatro projetos que levavam uma progressão de complexidade na sua montagem, foi demonstrado o último que tinha como ideia adaptar uma equação física para o programa com o intuito de simular situações da cinemática mais especificamente de um movimento com aceleração negativa.

Confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis

Um dos projetos desenvolvidos na Escola  Municipal Creusa Brito por bolsistas do curso de música do Núcleo Arte/Língua Portuguesa  abordou, no primeiro semestre de 2019,  a temática da construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e teve como objetivo confeccionar instrumentos não convencionais utilizando materiais como latas de conserva, garrafas PET e de vidro, espiral de caderno, tampa de garrafas, madeiras, canos PVC, dentre outros, oportunizando a compreensão e exploração das fontes sonoras. A proposta, desenvolvida numa turma de 10 alunos do 8º ano, levou em consideração o tema transversal do meio ambiente (BRASIL, 1998) e algumas questões metodológicas levantadas por Brito (2003), especificamente sobre as possibilidades da construção de instrumentos sonoros.

Aluna orientada pelos pibidianos da EMEF Cabo Luiz Quevedo participam da “II Feira de Ciências, Matemática e Suas Tecnologias das Escolas Municipais de Uruguaiana 2019”

Na manhã do dia 29 de novembro aconteceu a II Feira de Ciências, Matemática e suas tecnologias das escolas municipais de Uruguaiana 2019″ uma aluna orientada pelos bolsistas e a professora supervisora da EMEF Cabo Luiz Quevedo apresentou seu experimento para a comunidade que prestigiou o evento. Seu experimento contemplou o conteúdo de densidade dos líquidos.

Na imagem vemos a professora avaliadora do trabalho apresentado pela estudante.
A imagem visa mostrar o experimento sobre a densidade dos líquidos.
Na imagem vemos a estudante orientada pelo PÌBID apresentando seu experimento para o prefeito do município de Uruguaiana Ronnie Mello.
Estudante apresenta seu experimento para o público.
Estudante apresenta seu experimento para o público.

ATIVIDADE SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA UNIDADES DE MEDIDA E VELOCIDADE MÉDIA

O ensino tradicional focado na figura e no conhecimento do professor, que coloca os
alunos como expectadores no processo é muito criticado, mas ainda é muito praticado.
Nesse modelo o professor é detentor do saber e o aluno nada sabe, aquele que
recebe conhecimento, naquilo que ficou conhecido como educação bancária. Segundo
Freire (1996) não seria possível à educação problematizadora, que rompe com os
esquemas verticais característicos da educação bancária, realizar-se como prática da
liberdade, sem superar a contradição entre o educador e os educandos. Como
também não lhe seria possível fazê-lo fora do diálogo.
Muitas vezes, como educador, ficamos esperando por condições ideais de espaço, de
ferramentas e equipamentos para realizarmos uma aula diferenciada. Pois bem, no dia
dois de abril de 2019, a Professora Luiza Vanessa, supervisora do PIBID, da Escola
Estadual Paso de los Libres, junto com os pibidianos organizaram e planejaram uma
atividade prática, com os alunos do 9º ano, fora da sala de aula, sobre unidades de
medida e velocidade média, utilizando para isso giz, régua, barbante, cronômetro e
câmera fotográfica e as formigas de um formigueiro localizado no pátio da escola.
Procedimentos:
Após medir o tamanho de uma formiga, esta foi solta no chão e os alunos em trio,
marcaram a cada dez segundos a posição em que ela estava, fizeram esse
procedimento até conseguir dez marcas, ou seja, com o auxílio da régua, foi medido a
distância percorrida pela formiga em um determinado tempo (10 segundos). A
velocidade média de um objeto é calculada a partir do espaço percorrido e
do tempo levado para percorrer tal espaço. Ao dividirmos espaço por tempo, obtemos
a velocidade média do objeto.
Situação Problema: Como medir o espaço percorrido por uma formiga que fez
percurso em círculo e /ou ziguezague?

Figura 1. Primeira imagem: medição do tamanho da formiga.

 

Figura 2. Percurso que a formiga percorreu medida com a ajuda de um barbante.

Figura 3. Marcando o tempo e posição da formiga.

Pibidianas disponibilizam materiais didáticos com a temática: Pluralidade Cultural

Pibidianas disponibilizam materiais didáticos com a temática: Pluralidade Cultural

As pibidianas Gabriela e Yasmin disponibilizaram seus materiais didáticos realizados e aplicados no primeiro semestre de 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Miranda, com o tema transversal Pluralidade Cultural. Os materiais didáticos são relevantes para o processo de aprendizagem do aluno em relação ao tema na sala de aula de Espanhol no Educação Básica.

Segue em anexo, os materiais didáticos, em ordem:

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula1-Gabriela,Yasmin

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula2-Gabriela,Yasmin (1)

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula3-Gabriela,Yasmin

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula4-Gabriela,Yasmin

Plu.Cul.-Prof.Miranda-Aula5-Gabriela,Yasmin

Plu.Cul.-Prof.Miranda-aula6-Gabriela e Yasmin

Projeto de Leitura

Após alguns meses tendo contato com os alunos em sala de aula percebemos
que era necessário um auxílio extra classe para que eles pudessem melhorar
seu rendimento, então tendo em vista esse problema alarmante no que diz
respeito à leitura e interpretação dos alunos decidimos criar um projeto de
leitura, abrangendo não só a leitura em si, mas também a interdisciplinaridade
e o contexto social e de interesse dos educandos. O qual abrangia não só as
turmas em que nossa supervisora atua como também as duas turmas de 7º
ano. No principio, o projeto foi um sucesso, sendo bem recebido, pela maioria,
de alunos e professores, mas a partir de certo momento a equipe docente
passou a entender errado o projeto, pedindo para que déssemos aulas de
língua portuguesa , então ficou decidido que seria mais favorável para nossa
atividades quanto PIBID cancelar o projeto.

Gincana interdisciplinar

O uso de gincanas como material lúdico e de integração entre disciplinas
e alunos de todas as séries, vem sendo usado como um método de
estimulação do companheirismo, da aprendizagem, da lógica, da criatividade,
entre outras coisas. A gincana ocorreu a partir da formação das equipes,
constituídas exclusivamente por membros de uma turma, apenas a turma do 9º
ano recusou-se a participar, foi sorteada uma cor para definir cada uma delas.
A gincana teve dois momentos os quais foram chamados de provas a distancia
e provas presenciais. Nas provas a distancia entregamos, com semanas de
antecedência aos alunos uma folha que continha um total de 10 provas, com
suas descrições e regras, as quais foram ser entregues aos pibidianos no dia
das provas presenciais. As quais ocorreram em duas manhãs, nos dias 18 e 19
de setembro de 2019, contou com um total de 10 provas, que foram
apresentadas pelos universitários aos alunos no momento de sua realização.
Cada prova teve um valor de pontos pré-definidos, os mesmos foram somados,
dando-nos, assim, a classificação geral das equipes.