Institucional 2018 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 22

Tabela periódica lúdica na turma do 6º ano da E. E. E. F. Paso de Los Libres

A atividade foi desenvolvida pelos bolsistas do PIBID em uma turma de 6º ano
de uma escola de Ensino Fundamental de Uruguaiana (RS). Utilizou-se a
mesma tabela periódica aplicada a turma de 9º ano e a mesma metodologia.
Com isso, notou-se-se que apesar da faixa etária e nível escolar, os alunos, de
modo geral, conseguiram assimilar como ocorre a organização da tabela
periódica, além de demonstrar interesse sobre a atividade. Assim, o uso do
lúdico é essencial à aprendizagem dos alunos, pois faz com que eles adquiram
gosto pelo tema de estudo, favorecendo a compreensão do conteúdo
abordado.

Tabela periódica lúdica na turma do 9º ano da E. E. E. F. Paso de Los Libres

Foi realizada uma atividade sobre a Tabela Periódica, com alunos do 9º ano.
Buscava-se demonstrar a organização dos grupos e períodos e classificar os
elementos químicos conforme sua posição na Tabela. Utilizou-se uma tabela
periódica medindo 2,5m x 2m, com 120 lacunas, a serem preenchidas por meio
de placas contendo o elemento químico. 15 alunos participaram da atividade,
os quais foram divididos em dois grupos. No primeiro momento, as placas com
o nome dos elementos químicos foram dispostas sobre uma mesa para cada
grupo pegasse uma, mostrar à professora e deveriam preencher colocar em
seu devido lugar sob a orientação espacial de seu grupo, a partir dos períodos
e famílias. Posteriormente, placas contendo os símbolos dos elementos foram
dispostas em cima de uma mesa, cada grupo pegava uma delas e juntos,
decidiam a qual elemento o símbolo pertencia, assim recolhendo uma placa
que foi colocada na lacuna anteriormente.

Aprendizagem saborosa

Através de uma metodologia diferenciada que se adeque ao interesse dos alunos foi que bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência juntamente com a professora Luiza Vanessa Quevedo Mansilha atuante na Escola Estadual Paso De Los Libres em Uruguaiana buscamos uma aplicação de aula pratica que complementasse a teoria dada em sala de aula sobre DNA, foi então que utilizamos de matérias táteis como balas de goma e arames, para que os alunos em grupos pudessem construir uma réplica do  DNA a partir disso eles relacionaram a teoria com a pratica de maneira divertida, agregadora e estimulante e ao final da atividade os grupos ganharam saquinhos com balas de gomas, compartilhando momentos de aprendizado e comunhão.

 

Pibidianos conhecendo uma aprendizagem diferenciada

Discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em conjunto com a supervisora Luiza Vanessa Quevedo Mansilha aplicamos uma aula dinâmica na Escola Estadual Paso De Los Libres em Uruguaiana de forma a agregar conhecimentos do cotidiano dos alunos sobre brincadeiras e o ensino de ciências, foi então que iniciamos uma atividade lúdica com uma turma de sexto ano, a atividade conhecida popularmente como o jogo da forca foi manipulado com palavras que seriam previamente sorteadas para que os grupos jogassem, palavras que se relacionavam com o conteúdo sobre a tabela periódica. Atividade essa que fez com que a turma criasse um vínculo com os discentes do programa PIBID de forma divertida e que contribuísse com o ensino-aprendizagem dos mesmos.

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças promove Feira Cultural com a colaboração de pibidianos

Nessa terça feira, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, com a colaboração dos pibidianos do núcleo e do professor coordenador Eduardo de Oliveira Dutra promoveu a Feira Cultural/Mostra Culinária de países hispanohablantes. O evento contou com a participação do sexto, sétimo, oitavo e nono ano do Ensino Fundamental que trouxeram receitas típicas e danças de países como Uruguai, Cuba, Chile, entre outros.

 

Atividade de revisão para o ENEM 2019

Esta atividade foi realizada ao longo de 2019, compreendeu uma fase de preparação no qual os Bolsistas foram subdividos em quatro grupos (Mecânica; Termodinâmica e fluídos; ótica e Ondulatória; e Eletromagnetismo. Cada subgrupo realizou uma pesquisa de questões em avaliações anteriores do ENEM, selecionando-as para serem resolvidas nos encontros de revisão do ENEM, bem como seleção de problemas sugeridos para os alunos do IFsul resolverem em casa. As questões foram previamente apresentadas e discutidas no Grupo PIBID, sub-projeto Física, com os bolsistas atuantes no IFsul (Bagé).

Seminário sobre o Bullying na E.M.E.F. Creusa Brito Giorgis

No mês de outubro de 2018 bolsistas do Núcleo Arte/Língua Portuguesa do PIBID UNIPAMPA realizaram na escola Creuza Brito Giorgis um seminário sobre Bullying, para alunos dos 7°, 8° e 9° ano.

No seminário foi apresentado de forma expositiva o que é bullying, como saber quando uma simples brincadeira está se tornando um bullying, como evitá-lo e os males que pode causar.

Todos os alunos foram bem participativos fazendo algumas perguntas quando alguma duvida surgia, aproximando o seminário de um bate papo sobre o assunto. Este trabalho foi de total aproveitamento tanto por parte dos alunos da escola quanto para os futuros professores que apresentaram o trabalho, principalmente por se tratar de um assunto constante nas escolas e que todo professor se depara, além de fazer os alunos refletirem sobre o assunto.

Apresentação musical – Semana Farroupilha 2019

Realizou-se na data de 18 de setembro de 2019 na E.M.E.F. Creusa Brito Giorgis uma apresentação musical com os pibidianos Luiza Mello e Luan Honório em razão das comemorações da Semana Farroupilha (de 13 a 20 de Setembro). A apresentação teve como foco mostrar aos estudantes alguns ritmos que compõem a musica regional gaúcha, enfatizando a valorização da cultura do Rio Grande do Sul

.

Aluna apresenta jogos didáticos que os bolsistas da EMEF Cabo Luiz Quevedo aplicaram com as turmas de 7° anos

Uma aluna de um dos 7° anos da escola apresentou na II Feira de Ciências um jogo didático sobre “vírus e doenças virais”, o jogo foi desenvolvido por bolsistas do PIBID para aplicar com as turmas de 7° anos da escola, afim de que os mesmos pudessem fixar o conteúdo e aplicar seus conhecimentos sobre o tema “Vírus e doenças virais”. Os jogos ajudam na contextualização dos conteúdos, facilitam o aprendizado e deixam conteúdos complexos mais compreensíveis, além de despertar nos/nas jovens a curiosidade e a vontade aprender. A aluna propôs aos bolsistas de apresentar na II Feira de Ciências o jogo, pois ele era muito divertido e didático.

Exposição dos “lapbooks” na Feira de Ciências da EMEF Cabo Luiz Quevedo: Uma ferramenta pedagógica apresentada pelo PIBID

Os/as alunos/as da EMEF Cabo Luiz Quevedo construíram “lapbooks” com o auxílio dos bolsistas do PIBID sobre os “artrópodes”. Essa ferramenta pedagógica foi uma proposta trazida pelos bolsistas do PIBID para servir como material de estudo e aplicação de conhecimento, o material é interativo e para a sua construção é necessário usar a imaginação e criatividade. Para a construção do “lapbook” os/as estudantes devem pesquisar sobre o tema e separar conceitos que os mesmos consideram importantes para colocar no material, dessa forma o aprendizado torna-se muito mais construtivo e interessante.

Os “lapbooks” foram expostos na II Feira de Ciências da escola, afim de demonstrar à comunidade escolar que é possível ampliar as formas de aplicar o conhecimento e que podem ser utilizado com estudantes de qualquer faixa etária e sobre qualquer assunto. Os trabalhos chamaram muita atenção, pois ficaram com uma estética muito bonita e chamativa, despertando assim o interesse das pessoas que estavam prestigiando a feira.