Institucional 2018 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 26

Intervenção, criação e prática musical: “pesadão”

No turno da tarde do dia 12 de novembro de 2018 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Creusa Brito Giorgis em Bagé/RS, ocorreu a primeira intervenção dos bolsistas Thiago Paiva, Matheus Silveira e Igor Sousa a partir da prática de uma música chamada “Pesadão” da cantora Iza, em uma turma de oitavo ano. Na intervenção foi feita a escuta da
música seguida de um trabalho com ritmos percussivos que foram adaptados para percussão corporal e arranjos vocais. Após a apresentação das ideias musicais, o grupo foi dividido em duas turmas que trabalharam questões da percussão corporal e as vozes. No final da intervenção foi feita a reprodução dos dois grupos simultaneamente para ver/ouvir o resultado final do arranjo criado.

Práticas musicais na escola

Apresentação de trabalho no 10° SIEPE

O resumo “Núcleo Arte/Língua Portuguesa – campus Bagé do PIBID/UNIPAMPA: Experiências em uma proposta interdisciplinar”, foi apresentado pelo bolsista Igor Sousa Santos, no 10º Salão de Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão realizado em Santana do Livramento no período de 06 a 08 de novembro de 2018. O resumo tinha como objetivo apresentar a forma de organização do Núcleo Arte/Letras do PIBID/UNIPAMPA.

certificado de apresentação

Música contemporânea e paisagem sonora

No dia 01 de outubro de 2018, os bolsistas atuantes na E.M.E.F Creusa Brito Giorgis localizada em Bagé/RS, realizaram uma aula prática sobre música contemporânea e paisagens sonoras. A aula foi direcionada ao 8º ano do ensino fundamental e teve o objetivo de capacitar os alunos sobre a compreensão de sons a sua volta e compreender o conceito de som. A aula foi realizada através de debates sobre os sons que compõe o ambiente escolar e escuta ativa direcionada. A aula rendeu boas discussões sobre poluição sonora no ambiente escolar e sobre como os sons podem caracterizar um ambiente específico.

plano de aula da atividade

Projeto “Nas entrelinhas do conhecimento” da EMEF Cabo Luiz Quevedo

Após a experiência com o projeto “Ler e produzir: um bom caminho vou seguir” que contribuiu construtivanente na vida escolar dos/das participantes, os bolsistas do PIBID elaboraram um projeto juntamente com a professora de ciências, de artes, de português e de ensino religioso que visa promover a interdisciplinaridade entre ciências, linguagens e ciências humanas. O projeto que recebeu o nome de “Nas entrelinhas do conhecimento” irá abranger todas as quatro (4) turmas de 7° anos da escola e contará com um “cantinho pedagógico” que está sendo produzido pelos bolsistas em um espaço cedido pela gestão da escola.

Arte criada por uma bolsista do PIBID que atua na escola.

DESDOBRAMENTO DO PROJETO DE PERTENCIMENTO: PLANTIO DE MUDAS ORNAMENTAIS E.M.E.B MARÍLIA SANCHOTENE FELICE

No dia 30 de Outubro de 2019, o grupo de Pibidianos que atua na Escola do Complexo Escolar Marília Sanchotene Felice e um grupo de alunos realizaram o Plantio de Mudas Ornamentais.

                                           (imagem de uma aluna ajudando no plantio)
                                                                                      (imagem do plantio)
                                                                                  (Imagem dos alunos no plantio)

Interaulas: Atividades de estudo no turno inverso das turmas – Campus Itaqui

Régua de Frações – 7º ano do Ensino Fundamental

A Interaula deste dia teve como propósito retomar as representações de frações, utilizando-se de uma régua de fração feita de EVA. A atividade propôs exercitar os conhecimentos, onde um aluno de cada vez montava uma fração com o material e o colega respondia qual a representação numérica da fração. Assim, repetiu-se até que todos puderam montar e responder sobre as frações.

Conjuntos numéricos – 8º ano do Ensino Fundamental

Estas Interaulas tiveram por objetivo revisar os Conjuntos Numéricos, onde foram discutidos e resolvidos diferentes problemas abordados em sala de aula.

Dominó da Divisão – 6º ano do Ensino Fundamental

Nessa Interaula com alunos do 6º ano, foi utilizado o dominó da divisão para reforçar operações de multiplicação e divisão simultaneamente. Foram atividades bem produtivas, nas quais discutiu-se dúvidas recorrentes.

Potenciação – 6º ano do Ensino Fundamental

O objetivo da internaula foi abordar a potenciação com uso do material dourado.

Potenciação com material dourado – 6º ano do Ensino Fundamental

Esta interaula envolveu os alunos do 6º A da Escola Odila Villordo de Moraes onde foram realizadas atividades sobre potenciação. Para uma melhor compreensão utilizou-se o material dourado para a representação de diversas potências.

 

Bolsistas do PIBID apresentando à comunidade escolar a resumo expandido do 11° SIEPE

Na mostra pedagógica da EMEF Cabo Luiz Quevedo que aconteceu dia 26/10/2019 as bolsistas do PIBID que participaram do 11° SIEPE (SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO) apresentaram à comunidade escolar o trabalho que foi levado ao evento que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de outubro/2019. O intuito é dar a devolutiva à comunidade escolar, que propiciou/propicia os espaços para a realização dos projetos desenvolvidos pelo PIBID.