Institucional 2018 | PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 44

Formação em “Literatura”

No dia 26 de março/19, os pibidianos deram continuidade à formação em Literatura com a profa Cátia Goulart. O objetivo foi o de  realizar uma reflexão coletiva sobre aspectos propostos, a partir das leituras dos textos e fichamentos, como também mapear/discutir em torno  do levantamento bibliográfico realizado.

 

Formação em “Língua Portuguesa”

 

 

No dia 19 de março/19, os pibidianos reiniciaram suas formações na UNIPAMPA. Relativamente ao trabalho com o ensino da Língua Portuguesa, as professoras Ida Marins e Leonor Simioni retomaram as tarefas de leitura e reflexão de textos sobre Metodologia de Projeto Didático de Gêneros  (PDG) com vistas a preparar os pibidianos para a elaboração de PDG a serem aplicados nas escolas parceiras.

Acervo bibliográfico

No período de 01 a 12 de março de 2019, os pibidianos realizaram, em seus grupos, um levantamento nas bibliotecas das escolas onde desempenham suas ações, bem como nas bibliotecas municipais de suas cidades – Jaguarão e Arroio Grande –  do acervo de livros de ficção voltados para a faixa-etária de estudantes com que irão atuar. A atividade visou promover o conhecimento do acervo disponível, mas especialmente o contato direto dos pibidianos, o  manuseio, com os livros nas bibliotecas. A partir desse primeiro contato, no retorno, visamos promover uma comparação entre os acervos e o relato dos pibidianos sobre essa experiência, bem como solicitar que escolham, em dupla, uma obra para darmos seguimento à reflexão sobre seus critérios e desenvolver habilidades de leitura literária.  A seguir, seguem, anexos, os levantamentos  realizados. Espirito Santo – LivrosFernando Ribas – LivrosJoão Goulart – Livros

Formação: “Desing e sustentabilidade: A ressignificação da lã gaúcha como matéria prima”,

Na noite do dia 30 de abril aconteceu na Universidade Federal do Pampa/ Unipampa Dom Pedrito uma palestra sobre “Desing e sustentabilidade: A ressignificação da lã gaúcha como matéria prima”, onde a supervisora Lisiane  Martins convidou a palestrante Érica Arrué Dias a explanar sobre seu trabalho como design de lã.
A gaúcha e pedritense Érica, falou um pouco do seu amor pelo que faz e porque  o faz também (inspiração de sua avó).  Contou como funciona todo o processo de tratamento da lã,  não esquecendo também dos cuidados com as ovelhas que nos fornecem a lã. Como todos sabemos aqui em Dom Pedrito temos uma loja chamada Dona Tricoteira e é lá onde acontece todo o procedimento dos cuidados com a lã, que elas mesmo usam para tricotar, gerando empregos.
E por fim o mais importante foi ter nos passado a importância de vários setores onde bioma pampa está incluído.

 

Pibid ingressa na rotina da Escola Téo Vaz Obino

No segundo semestre de 2018, os discentes de iniciação à docência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),  Núcleo Línguas Adicionais: Espanhol e Respectivas Literaturas iniciaram o período de inserção em três escolas no segundo semestre de 2018.  Uma das instituições envolvidas no PIBID  foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Téo Vaz Obino, localizada em Bagé, município distante 60 km da fronteira com o Uruguai. Confira a seguir algumas imagens da Escola.

Arte na escola

 

Área entre a quadra coberta, a Praça Encantada e a quadra de esportes

 

Área externa das salas de aulas

 

Professora trabalha vocabulário com alunos: Las frutas.

 

Quadra coberta da escola Téo Vaz Obino

 

Área entre a quadra coberta, a Praça Encantada e a quadra de esportes
Área entre a quadra coberta, a Praça Encantada e a quadra de esportes

 

Placa de fundação da escola
Placa de fundação da escola

Pibid leva educação e pesquisa à Escola Professor Miranda

Os discentes  do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),  Núcleo Línguas Adicionais: Espanhol e Respectivas Literaturas iniciaram o período de inserção em três escolas no segundo semestre de 2018. Uma das instituições envolvidas no PIBID foi a Escola Professor Miranda, em Bagé. Confira a seguir algumas imagens  e conheça um pouco mais da rotina da Escola. Na Escola Professor Miranda, as atividades acontecem durante a noite, nas turmas do EJA, e também durante o dia na 7a série.

 

Atividades do PIBID,  Núcleo Línguas Adicionais: Espanhol e Respectivas Literaturas, com turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Professor Miranda
Fachada da Escola Escola Professor Miranda, em Bagé
Atividades do PIBID em turma noturna da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Escola Professor Miranda
Professora Marta Cesarino durante aula com a EJA na Escola Professor Miranda
Exibição de filme durante atividade com a EJA na Escola Professor Miranda
Arte dos alunos da EJA foi exibida em mural na Escola Professor Miranda

 

Alunos da EJA da Escola Professor Miranda expressam criatividade a partir de trabalhos manuais
Painel de quatro dimensões é outra criação dos alunos da EJA na Escola Professor Miranda
Formatura dos alunos da EJA no Ginásio do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

 

Dicente do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Núcleo Línguas Adicionais: Espanhol e Respectivas Literaturas se apresenta à 6a e 7a séries
Alunos da 6a série da Escola Professor Miranda compõem mural com “calaveras” mexicanas durante reflexão sobre “El Día de Los Muertos”

 

Alunos do ensino fundamental da Escola Professor Miranda participam de atividade no pátio da instituição de ensino
Festividades comemoram 20 de setembro na Escola Professor Miranda
Danças típicas marcam comemoração do 20 de setembro na Escola Professor Miranda
Mural mostra arte dos alunos na passagem do 20 de setembro
Professora presta Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Professor Miranda
Materiais para Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Escola Professor Miranda visam atendimento inclusivo

 

Alunos consertam pipa durante atividade ao ar livre próxima à Escola Professor Miranda
Alunos exercitam interdisciplinaridade entre as disciplinas de artes e matemática durante atividade com pipas em local próximo à Escola Professor Miranda
Alunos da 6a série da Escola Professor Miranda durante aula expositiva

 

 

 

Discentes do Pibid participam da rotina de estudantes de Aceguá

Os discentes  do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID),  Núcleo Línguas Adicionais: Espanhol e Respectivas Literaturas iniciaram o período de inserção em três escolas no segundo semestre de 2018. Uma das instituições envolvidas no PIBID foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nossa Senhora das Graças, localizada em Aceguá, município brasileiro que faz fronteira com o Uruguai. Confira a seguir algumas imagens  e conheça um pouco mais da rotina da Escola.

Fachada da EMEF Nossa Senhora das Graças em Aceguá, município fronteiriço ao Uruguai. Fotos: Nathalia Sarasol

 

Sala do 6º ano do ensino fundamental observada pelos discentes de iniciação à docência do Pibid
Sala do Pibid. Na foto, a bandeira do Uruguai que os discentes ganharam da professora supervisora Josefa Amaral
Copos antes de receberem amostras de comidas do Uruguai, Argentina e México
Receita de comida feita por aluno (a) da Escola Nossa Senhora das Graças, de Aceguá
A Feira de Matemática aconteceu no mesmo dia dos preparativos do evento sobre culinária
Jogo de tabuleiro sobre os membros da família em espanhol destinado para a turma do 6º ano
O objetivo foi trabalhar vocabulário com os personagens da família Simpson
O objetivo foi trabalhar vocabulário com os personagens da família Simpson

 

 

Oficina Bioma Pampa: clima, economia e vegetação

No dia 30 de abril de 2019 os bolsistas Fernanda da Fontoura, Jean Aires e Tauana Pacheco, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela E.M.R.E.F. Sucessão dos Moraes em parceria com a escola Estadual Getúlio Dorneles Vargas , realizaram a segunda intervenção abordando o tema Bioma Pampa, no o 5° ano com os 24 alunos, com idade entre 9 e 11 anos, deste 16 meninas e 8 meninos.

No primeiro momento, organizamos uma roda de conversa, afim de dialogar com os alunos, para saber o que os mesmos sabiam sobre o tema proposto.

Em seguida separamos três grupos. Sendo que cada grupo era supervisionado por um dos bolsistas para a construção de uma bússola caseira. Os materiais utilizados foram: prato com água, agulha e uma rolha de cortissa.
Momento no qual os alunos demostraram entusiasmo e curiosidade, pois os mesmo relataram que no dia anterior haviam realizado uma prova sobre os pontos cardeais.

Após a explicação sobre clima, fauna e flora, foi proposto para os alunos uma caça ao tesouro, com três questões de cada tema, com o intuito de saber se a aula estava sendo clara, e verificar o entendimento deles, foram aplicados questionários para verificar se houve aprendizado.

Por fim foi distribuído uma folha em branco e pincel para cada dupla ou trio que se formaram, solicitando para eles que desenhassem o que aprenderam durante a aula. O resultado foi gratificante. Os alunos desenharam todas as etapas que fizemos através por meio de desenho. A professora da classe, Marli, nos informou que até mesmo os alunos com pouco interesse participaram da nossa aula, sinal que estávamos no caminho certo.

Teorema de Tales – Abordagem do Conteúdo em Sala de Aula com a Utilização do Software Geogebra

No dia 12/04/2019 foi aplicada a atividade Teorema de Tales – Abordagem do Conteúdo em Sala de Aula com a Utilização do Software Geogebra, com os estudantes do 4º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Campus Bagé. A atividade teve como objetivo desenvolver o conteúdo de Teorema de Tales, apresentando-o para os alunos de nível médio, com demonstrações e aplicações do teorema de maneira simples, mas com enfoque no entendimento a partir do material utilizado.

Exemplo de uma das atividades aplicada: A figura 1 está representando um campo de futebol. O jogador A está há mais de 9 metros do gol, enquanto o jogador B do mesmo time está há mais de 6 metros. O E também pertence à mesma equipe. Considerando que A está com a bola, qual seria a melhor opção de passe para chegar mais perto do gol?

                                              Figura 1: Representação de um campo de futebol