Uma História em Quadrinhos produzida pela pibidiana Luana Amaral sobre os pontos turísticos de Dom Pedrito, também conhecida como a Capital da Paz.
PIBID História representado no IV Encontro Humanístico
Estudo do meio através do PPP da EMEF Cabo Luiz Quevedo
Após o início das atividades na escola, no mês de setembro iniciou-se o estudo do Projeto Político Pedagógico da E.M.E.F Cabo Luiz Quevedo. Usou-se como autor norteador a pesquisadora Ilma Passos Alencastro Veiga com o texto base “Projeto Político-Pedagógico e a gestão democrática” para contribuir na compreensão da leitura do documento da escola em que estamos atuando e fazer a relação com os conceitos de emancipatória e regulatória. Após o estudo finalizado, foi elaborada uma apresentação em powerpoint e apresentada em uma das reuniões, que acontecem semanalmente na escola, à todos os professores, funcionários e equipe diretiva e pedagógica.
A seguir, as fotos são dos fragmentos do PPP que estão evidentes por meio de banner no pátio da escola.
Encontros entre Coordenação Institucional do PIBID e Núcleos de Iniciação à Docência
Nos dias 12, 13 e 19 de novembro iniciaram as visitas da coordenadora institucional do PIBID, Prof.ª Patrícia Moura, aos Campi da UNIPAMPA que participam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
O objetivo geral destas visitas é promover a integração entre núcleos de iniciação à docência e a coordenação institucional do PIBID. Como objetivos específicos, tais visitas foram propostas para: socializar as experiências vivenciadas no programa; analisar criticamente o Plano de Trabalho e os Planos de atividades referentes aos núcleos de iniciação à docência; delinear como os objetivos específicos do Projeto Institucional do PIBID estão sendo contemplados nas atividades planejadas e realizadas; avaliar a execução do Projeto Institucional nos núcleos. Continue lendo
IV Fórum de Inclusão e Diversidade- Senac
PIBID Química/Física Campus Bagé na 10º edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão
Nos dias 6, 7 e 8 do mês de novembro de 2018, os bolsistas do PIBID de Química e Física
participaram da 10º edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão evento este produzido pela Universidade Federal do Pampa que realizou-se na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera. Continue lendo
PIBID Química/Física Campus Bagé no 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química
Nos dias 18 e 19 de outubro de 2018, os bolsistas do PIBID de Química e Física da Universidade Federal do Pampa- Campus Bagé participaram das atividades no 38º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Comparecendo a atividades como minicursos, oficinas, rodas de conversação e apresentações orais as quais eram oferecidas pelo evento que ocorreu na ULBRA em Canoas. Continue lendo
PIBID História marcando presença na Feira Binacional do Livro
Feira de Ciências 2018 “Criatividade e Inteligência: Diversão através das Ciências” da EMEF Cabo Luiz Quevedo
No dia vinte e dois (22) de novembro de 2018 ocorreu a Feira de Ciências anual da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cabo Luiz Quevedo. O intuito da feira é de colocar a teoria estudada em prática através da exposição pública dos trabalhos realizados. Afim de despertar a utilização das metodologias científicas, das curiosidades em suas diversas manifestações. Estimulando-os a vivenciar as questões de interesse pelas ciências.
As imagens em anexo se referem aos trabalhos dos estudantes que destacaram durante a feira. Incluindo as temáticas de robótica, química e genética.
Circuito Sensorial na Feira de Ciências-2018 da EMEF Cabo Luiz Quevedo
Durante a feira de ciências da escola em novembro de 2018, os bolsistas do Pibid da escola organizaram e aplicaram um circuito sensorial com elementos da natureza. Com o intuito de potencializar as habilidades cognitivas e sociais através do tato, olfato, paladar e audição. O circuito contou com elementos como: areia, flores, frutas, folhas secas, pedras pequenas, álcool gel, aromas, etc., que foram distribuídos em caixas de papelão.
Os participantes do circuito recebiam as seguintes orientações: em um ambiente com pouca luminosidade, foram vendados e orientados a retirarem seus calçados. Com uma música instrumental ao fundo, foram conduzidos pelos bolsistas por um “caminho tátil” com os elementos citados. Durante o projeto, eram interpelados a falarem sobre as experiências físicas, motoras, cognitivas e sensoriais que estavam sentindo.