PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 28

Pibid Letras e Artes fazem apresentação para os alunos do IFSul-Bagé para introduzir projeto interdisciplinar

No segundo semestre do ano de 2018, pibidianos de Letras e Artes fizeram uma apresentação para os alunos do Ensino Médio de informática do IFSul – Campus Bagé para introduzir um projeto que seria desenvolvido futuramente. O projeto se tratava da musicalização de textos escritos pelos alunos. Logo, os bolsistas criaram um texto e fizeram a musicalização do mesmo, em seguida apresentaram para os alunos em horário de aula, com instrumentos, percussão corporal e voz. Todos os integrantes do grupo participaram. Essa atividade foi bastante produtiva como forma de integração entre os bolsistas e os alunos.

Participação de bolsistas Creusa-Letras no ENCIF

O trabalho Pibid na E.M.E.F Creusa: Desafios para a biblioteca vivida foi apresentado pelo pibidiano Guilherme Paro, no Encontro de Ciências e Tecnologia do IFSul, campus Bagé (Encif), no mês de novembro de 2018. O objetivo do trabalho era relatar o projeto desenvolvido na escola com o intuito de revitalizar a biblioteca, para que possa haver a utilização por parte de toda a comunidade escolar em prol da criação de uma cultura leitora e da formação de leitores literários dentro do ambiente escolar.

Apresentação do Programa PIBID INTERDISCIPLINAR e Atividade Diagnóstica no IFSul-Bagé

Na segunda semana de setembro de 2018, as turmas de técnico em agropecuária e técnico em informática receberam os componentes do grupo interdisciplinar de Música e Letras, atividade que teve a intenção do grupo de apresentar o Programa de Institucional de Bolsistas de Iniciação à Docência. Após a apresentação do programa, os bolsistas aplicaram um questionário elaborado com perguntas ligadas aos gostos literários/musicais de cada aluno, com a finalidade de elaborar o projeto semestral.

Discussão sobre Temas Transversais

Durante os meses de outubro a dezembro de 2018, os bolsistas do Núcleo Artes/Língua Portuguesa discutiram sobre os Temas Transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O grupo estudou os temas com o intuito de orientar um trabalho interdisciplinar, característica do Núcleo. No dia 30 de outubro, o grupo do IFSul apresentou o tema transversal ética e o grupo do Creusa-Música, o tema pluralidade cultural. No dia 04 de dezembro, o grupo do Creusa-Letras apresentou os temas Saúde e Meio ambiente. No dia 11 de dezembro, o grupo do IFSul apresentou o tema orientação sexual e o grupo do Creusa-Música, o tema consumo e trabalho.

Início das atividades Núcleo Artes/Língua Portuguesa

No dia 21 de agosto de 2018, iniciaram as atividades do Núcleo Artes/Língua Portuguesa. No encontro, foram apresentados os objetivos do programa, do subprojeto e do Núcleo. Além disso, discutiu-se sobre os documentos necessários para controle das atividades desenvolvidas durante o projeto, tais como formulário de horas e relatórios mensais. Ao final, houve uma interação entre o grupo.

Pibidianos participam do 11° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão

Pibidianos, professoras supervisoras dos núcleos e o coordenador de área Prof. Eduardo de Oliveira Dutra participaram do 11° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão que ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2019. Os pibidianos apresentaram trabalhos na modalidade pôster relacionados as intervenções pedagógicas desenvolvidas no primeiro e segundo semestre deste ano com diversas temáticas transversais tais como: Diversidade Cultural, Bullying, O papel da mulher na sociedade atual, etc.

11° SIEPE: Bolsistas apresentam trabalhos relacionados ao PIBID

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro/2019 aconteceu o 11° SIEPE na cidade de Santana do Livramento – RS. As bolsistas do PIBID da EMEF Cabo Luiz Quevedo apresentaram trabalhos relacionados à prática que exercem na escola. A participação no evento teve como objetivo apresentar dados sobre as intervenções realizadas na escola, pois é de suma importância que essas experiências tornam-se públicas, pois contribuíram/contribuem de forma efetiva e construtiva na vida acadêmica e profissional dos/das envolvidos/as.

Trabalhos aprovados para apresentação no 11º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) – Campus Itaqui

A ABORDAGEM DE GEOMETRIA PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA UTILIZANDO CARTÕES DE POLINÔMIOS.

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS COM AUXÍLIO DO PROGRAMA COMPUTACIONAL GEOGEBRA.

APLICAÇÃO DE TRILHA PARA ESTUDO DE POTÊNCIA E RAIZ NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

DENSIDADE DOS NÚMEROS RACIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM USO DO GEOGEBRA.

ENSINO DE POTENCIAÇÃO COM MATERIAL DOURADO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

O USO DE TABULEIRO ALGÉBRICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM TURMAS DE 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

POTENCIALIDADES DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE MÉDIA ARITMÉTICA VIA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

PRODUTOS NOTÁVEIS DESENVOLVIDOS NO GEOPLANO.

Pibidianos participam da IV Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas

Os pibidianos, as professoras supervisoras e o coordenador de área Prof. Eduardo de Oliveira Dutra participaram nos dias 18 e 19 de outubro da IV Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas na Universidade Federal do Pampa – Campus Bagé. Os pibidianos compartilharam vivências e trabalhos desenvolvidos com base nas intervenções pedagógicas desenvolvidas no primeiro e segundo semestre de 2019.