PIBID INSTITUCIONAL UNIPAMPA 2018 | Site de publicações e divulgações do Projeto PIBID-UNIPAMPA 2018 | Página: 58

Conhecendo a realidade da E.E.E.F Paso de Los Libres

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) está inserido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Paso de Los Libres, desde 08 de agosto de 2018, contando com 9 discentes da Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa – campus Uruguaiana (Bolsistas e voluntária), sob a Coordenação de Área do nosso orientador Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi e tendo como nossa supervisora a Profª. Luiza Vanessa. Em um primeiro contato com a escola tivemos uma breve reunião para conhecermos sua realidade, equipe diretiva e funcionários. Fomos muito bem recepcionados e notou-se que a escola estava de braços abertos para nos receber.

Projeto vivenciando o planejamento familiar: Mercado

Com a necessidade de se discutir temas relacionados a sexualidade, gravidez na adolescência e sexualidade, juntamente com a professora da escola, desenvolvemos um trabalho onde os alunos são multiplicadores. O projeto vivenciando o planejamento familiar tem como objetivo poder discutir esses temas bastante recorrentes, tentando sanar algumas dúvidas que os adolescentes tem, esse trabalho é desenvolvido com alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental da escola Paso de Los Libres.
Aliado a isto também se trabalha questões de gerenciamento de uma família, educação fiscal e financeira, trazendo para dentro de sala de aula problematizações de como manter uma família com um salário mínimo, tendo que custear algumas contas, como por exemplo: água, luz, internet, aluguel, entre outras.

Tabulação dos dados da pesquisa-socioantropológica da EMEF Cabo Luiz Quevedo

Da segunda quinzena de dezembro à primeira quinzena de fevereiro a escola esteve em período de férias de verão. Os bolsistas do Pibid mobilizaram-se  nesse período  para tabular os dados colhidos durante a realização da pesquisa socioantropológica na comunidade.

Como metodologia de tabulação foi utilizado cálculo em porcentagem e construção de nuvens de palavras para evidenciar os dados obtidos.

As imagens se referem à uma das nuvens de palavras elaboradas para o questionário dos alunos em relação a pergunta referente as opções de lazer e um registro do encontro de algumas das bolsistas, para tabulação dos dados.