Projeto interdisciplinar: Ler e produzir, um bom caminho vou seguir.

Após muitas observações nas aulas de Ciências dos 7° anos da EMEF Cabo Luiz Quevedo para compreender quais as dificuldades que os mesmos apresentavam na área, notou-se que grande parte dos problemas relacionam-se à leitura, escrita e interpretação de textos e enunciados, o que acarreta na pouca compreensão do que está sendo abordado em Ciências. Pensando em que como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, os bolsistas do PIBID na escola juntamente com a professora supervisora construíram um projeto para trabalhar de forma interdisciplinar a área das Linguagens e da Ciência. O projeto tem como intuito a aproximação dos/das estudantes ao hábito da leitura, escrita e interpretação e as intervenções realizadas se relacionam diretamente com o que os mesmos estão aprendendo nas aulas de Ciências.

As intervenções com os/as estudantes iniciaram-se no inicio do mês de Maio/2019 e tem previsão de encerrar-se em Setembro/2019. As aulas estão acontecendo nas quartas-feiras, das 11h às 12h com estudantes que estão em recuperação. Entre as atividades realizadas nas aulas, pode-se citar o uso de músicas, paródias, jogos lúdicos, pinturas etc.

Atividade lúdica sobre “Vírus” realizado com purpurina.
Estudantes lendo a letra de uma música para compreender o que o autor quis dizer.
Intervenção realizada fora da sala de aula.
Estudantes aprendendo sobre robótica no projeto.