Projeto Sonoridades do Cotidiano Escolar

Durante o primeiro semestre de 2019, os bolsistas da escola E.M.E.F Professora Creusa Brito Giorgis ministraram um projeto direcionado aos alunos do 9° ano. O projeto “Sonoridades do cotidiano escolar”, trabalhou o conceito da paisagem sonora ao ensino fundamental. O principal objetivo do projeto foi desenvolver a reflexão sobre os sons que os alunos escutam no cotidiano e sobre os sons com o quais os alunos entraram em contato nas aulas de educação sonora. O projeto foi desenvolvido em módulos através de aulas expositivas e       dialogadas com apresentação de recursos audiovisuais; apreciação musical direcionada; discussões e reflexões; e práticas de sonorização. O projeto gerou reflexões e resultados interessantes, como a conscientização sobre como o excesso de material sonoro (poluição sonora) em sala de aula pode interferir no processo de ensino e de aprendizagem. Também foi refletido a importância do som para caracterização do ambiente em que vivemos, e como o aspecto sonoro do cotidiano pode variar de acordo com variados lugares. O processo de avaliação foi formativo e processual, baseado nas atividades propostas pelos professores e no engajamento dos alunos em cada módulo.