Reflexões e perspectivas dos Pibidianos do Subprojeto Alfabetização ao longo do ano de 2021

O Diário Reflexivo é aqui entendido como a produção escrita a partir da reflexão dos discentes, levando em consideração o decorrer das reuniões e atividades propostas,  no Subprojeto Alfabetização, escrito o final de cada mês.

Tais Diários têm como propósito tornar o discente participante ativo do processo de seu aprendizado, estimulando-o à autonomia e à auto-avaliação. Vale destacar  que a reflexão refletir ao fim de um processo de ensino – aprendizagem sempre proporciona maior compreensão.

Como instrumento de ensino-aprendizagem, o diário reflexivo possibilita a experiência criativa de reflexão sobre a ação, desenvolvendo assim o crescimento pessoal dos envolvidos nesta prática. Podendo despertar nos envolvidos a auto – análise por seus registros e releituras, percebendo assim, de uma forma mais ampla suas contribuições no processo de ensino aprendizagem.

Tanta para os docentes, como  para os discentes, é um instrumento que serve para repensar e analisar de que forma suas impressões pessoais e avaliativas poderão contribuir para o sucesso ou para o fracasso da  prática em questão.

Ao questionar a própria prática, através destes registros de reflexão, podemos sair da nossa zona de conforto, gerando conflitos que oportunizem a descoberta de novas respostas. Neste processo de questionar e buscar as respostas os envolvidos tornam – se agentes do próprio conhecimento.

 

ALINE – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021

EDUARDA – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021

GRAÇA – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021

JULIARA – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021

KELLEN BOTELHO

LOUISE – DIÁRIOS REFLEXIVOS PIBID 2021

THAYNA