Projeto Rondon: PROEXT lança seleção de propostas para operações 2012

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), lançou nesta terça, 6 de março, o edital de seleção interna de propostas para participação institucional nas Operações de Julho de 2012 do Projeto Rondon. Nesta etapa, serão escolhidas as propostas de trabalho da Universidade para as operações Açaí, no estado do Pará, e Capim Dourado, em Tocantins.

O Projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e busca prover a integração social por meio da participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes onde atuarão.

As Operações

operação Açaí será realizada no período de 06 a 22 de julho de 2012 nos seguintes municípios do Estado do Pará: Aurora do Pará, Bonito, Cachoeira do Arari, Curralinho, Curuçá, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Magalhães Barata, Marapanim, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Ponta de Pedras, Quatipuru, Santarém Novo, São Domingos do Capim, São João de Pirabas, São João da Ponta e São Sebastião da Boa Vista.

operação Capim Dourado ocorrerá de 13 a 29 de julho de 2012 no Estado do Tocantins, nos seguintes municípios: Aparecida do Rio Negro, Arapoema, Barrolândia, Caseara, Colinas do Tocantins, Divinópolis do Tocantins, Itacajá, Itapiratins, Marianópolis, Miranorte, Nova Olinda, Pedro Afonso, Palmeirante, Pequizeiro e Tocantínia.

Para se inscrever

Os docentes interessados em apresentar propostas de ação devem ler atentamente as informações constantes dos convites par as respectivas operações, disponíveis na página do Projeto Rondon. Cada equipe poderá inscrever uma proposta, na qual deverá indicar a operação em que se inscreverá (Açaí ou Capim Dourado), o município de atuação (na lista acima) e a opção pelo desenvolvimento de ações pertinentes ao Conjunto A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde) ou pelo Conjunto B (Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho).

As propostas deverão ser enviadas em formato pdf para o endereço rondon.unipampa@gmail.com dentro dos prazos fixados no cronograma:

• 05 a 24 de março – Inscrição da proposta através do e-mail rondon.unipampa@gmail.com
  • 26 de março – Período de avaliação e seleção interna das propostas.
  • 27 de março – Divulgação das propostas selecionadas na página da PROEXT, seção “Rondon”.
  • 28 de março – Prazo final para que coordenadores enviem versão definitiva das propostas selecionadas para a PROEXT.
  • 29 de março – Prazo final para que PROEXT envie à Coordenação Geral do Projeto Rondon as Propostas de Trabalho selecionadas e as informações sobre docente que participará de viagem precursora.

Caso a Universidade tenha proposta aprovada pela Coordenação Geral do Projeto Rondon, a PROEXT promoverá a seleção de acadêmicos para compor a equipe de rondonistas. A divulgação dessa seleção está prevista para o dia 25 de abril. Mais informações podem ser verificadas na seção do site da PROEXT dedicada ao Projeto Rondon, ou solicitadas à equipe da Pró-Reitoria pelos contatos rondon.unipampa@gmail.com ou pelo fone (55) 3421 8415.