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Centro de Línguas-Jaguarão (CEL)

O projeto de extensão Centro de Línguas-Jaguarão (CEL) foi proposto em 2015, com o objetivo de ofertar cursos de línguas, em níveis básico, intermediário e avançado: espanhol, alemão, inglês, italiano, francês, português para estrangeiros, latim, esperanto e língua brasileira de sinais. Essa oferta é destinada à comunidade de Jaguarão/RS/Brasil e Rio Branco/Uruguai, buscando não só promover a inserção da Unipampa junto à comunidade, como também fornecer subsídios para pesquisas e projetos de ensino de nossa comunidade acadêmica. Atualmente o CEL se encontra em sua terceira edição, sob coordenação das professoras Giane Santos e Jorama Stein. No período de 2015/1 a 2019/1, alcançou um público de 881 matriculados, sendo ofertados cerca de 71 cursos para a comunidade. Diante dos números expostos, principalmente no que se refere ao número de matriculados, podemos tanto verificar o enorme contingente de solicitações para oferta de línguas quanto constatar a relevância do trabalho prestado à comunidade. O projeto conta, ainda, com cursos intensivos para fins específicos e, recebe, inclusive, solicitações de cursos de língua adequados às necessidades de seus solicitantes. Nos próximos anos, algumas metas deverão ser implementadas, como, por exemplo, criação de material didático personalizado e estudo dos casos de evasão.

Ano Nº Cursos Nº  Matriculados
2015/2 12 263
2016/1 14 236
2016/2 08 38
2017/1 17 64
2017/2 07 59
2018/1 06 75
2018/2 02 18
2019/1 05 128
Total 71 881

Alunos de Português como Língua Estrangeira – A1 com a professora Jorama Stein.
Alunos de Português como Língua Estrangeira – A1 com a professora Jorama Stein.

Universidade: do acesso a permanência

O projeto “Universidade e Comunidade: Do Acesso à Permanência” possui dois objetivos centrais: 1. Contribuir para ampliar o conhecimento da comunidade de Itaqui-RS sobre as práticas exercidas dentro da universidade com ênfase nas atividades de extensão, já que segundo Rollember (2005), ao longo dos séculos a Universidade passou a assumir papéis sociais cada vez mais marcantes indo além da produção de conhecimento, da formação profissional e da atividade de extensão.Desse modo, esta proposta é desenvolvida através de atividades na comunidade, em especial nas escolas da rede pública de educação, através de espaços de discussões, diálogos e demonstrações do que é desenvolvido na UNIPAMPA.  Trabalhamos de forma didática fazendo uso de tecnologias áudio visuais, contextualizando com o aprendizado obtido dentro da instituição por intermédio dos docentes da Universidade. Buscamos com isso colaborar para que os futuros estudantes acessem mais informações do que lhes aguardam quando estiverem inseridos efetivamente no ensino superior. Implementamos isto através da colaboração de professores da rede pública municipal e estadual do município 2. Objetivamos também colaborar com o aprendizado na UNIPAMPA, através de atividades internas de extensão como minicursos, palestras, oficinas etc., com discentes e docentes. Buscamos com essas atividades colaborar para a construção da interdisciplinaridade, ou seja, visando abranger as diversas áreas de conhecimento presentes no campus e consequentemente auxiliar para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem acadêmica. Para isso, são desenvolvidas atividades extracurriculares capazes de colaborar para o aperfeiçoamento das normativas do meio acadêmico o qual estamos inseridos, além de buscarmos capacitar intelectualmente os estudantes, para que ocorra uma ampliação dos conhecimentos e permanência na Universidade. O projeto Universidade: do acesso a permanência é executado por três professores, 11 estudantes e dois Técnicos Administrativos em Educação da Unipampa, além de educadores da rede pública estadual de Itaqui. Envolve ao todo 300 pessoas, considerando todos os estudantes que participam das atividades formativas.

INTEGRAÇÃO DE SABERES NO TEMPO UNIVERSIDADE DO CURSO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO – 2019

O Curso de Educação do Campo – Licenciatura da Unipampa – campus Dom Pedrito trabalha o percurso formativo de forma a agregar diferentes visões/saberes. Baseia-se em eixos articuladores que têm a função de garantir uma formação com base na transversalidade e a interdisciplinaridade visando formar para docência, pesquisa, política e gestão, a transversalidade garante que a formação perpasse todo o percurso curricular (UNIPAMPA, 2016).
Neste sentido, é desafiador desenvolver uma proposta de extensão que, articulada com o ensino e a pesquisa, o qual tivesse como foco múltiplas linguagens e experiências junto à comunidade pedritense, exigiu um olhar, uma concepção ampla sobre produção do conhecimento.
Deste modo, compreendendo o papel da curricularização da extensão nos processos de formação de professores, bem como o lugar fundamental dos conhecimentos populares na prática da/do docente da educação do campo, delineamos uma proposta de “acolhimento do semestre letivo 2019 Verão”, pautada em distintas formas de perceber o mundo.
Nesta perspectiva foram eleitos como objetivos das ações de extensão: (i) proporcionar espaços de diálogos sobre diferentes perspectivas na formação de professores; (ii) Trazer outras perspectivas formativas à Educação do Campo e (iii) realizar o acolhimento dos estudantes para o semestre letivo 2019 – verão.
Considerando o regime pedagógico, as diferentes formas de aprender e ensinar e na tentativa de atender aos objetivos propostos realizou-se três ações, ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2019. Assim, houve o acolhimento dos acadêmicos, uma palestra “Formação em Educação do Campo” e o evento com o cantor e compositor Pedro Munhoz. A construção das atividades se deu em diálogos com a comunidade.
Com estas ações, formativas teve-se a possibilidade de trabalhar questões sociais que envolvem a comunidade local de forma que os discentes ao longo de seu processo de formação foram incentivados a refletir e sistematizar suas aprendizagens confrontando teoria e realidade.

Oficinas Plataforma Arduino

A plataforma Arduino compõem-se de um hardware aberto e de um software também aberto, com o propósito básico de difundir a automação eletrônica para todas as áreas do conhecimento. Um dos setores pioneiros a adotar a plataforma Arduino, foi a de Moda (LilyPad Arduino; http://leahbuechley.com/). A plataforma arduino está se difundindo rapidamente no contexto educacional pela sua simplicidade, facilidade e flexibilidade de uso, não somente nas áreas de engenharias e exatas, mas também nas de humanas. Os professores Pedro F.T. Dorneles, Edson M. Kakuno (Licenciatura em Física do Campus Bagé) têm trabalhado com o Arduino desde 2013. Foram desenvolvidas atividades junto às escolas de Bagé e Candiota através do Projeto PIBID-Física-Bagé e do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Também foram desenvolvidas várias Oficinas da Plataforma Arduino: nos Campi Bagé e de Caçapava do Sul da Unipampa, na URCAMP de Bagé e no 9º. SIEPE. As oficinas com até 30 participantes (a equipe executora dispõe de material para até 10 grupos), com duração de um período (4 horas). A maior parte das oficinas foram a nível introdutório, composto por uma breve apresentação geral da plataforma Arduino, seguido de pequenas práticas. Foram desenvolvidas algumas oficinas a nível avançado, como a de controle por PID. Ressalta-se que tanto a organização das oficinas bem como o desenvolvimento delas só foi possível devido à colaboração de diversos discentes (Rédi V. dos Santos Rosa – Engenheiro de Computação; John W. B. de Araujo – Licenciado em Física; Daniel F. C. Ferrando – Licenciando em Física; citando uns poucos dos vários que contribuíram), do TAE Januário Dias Ribeiro, do prof. Luiz Antonio Dworakowski, da EEEM Jerônimo Mercio da Silveira (Candiota), dentre outros professores da rede pública.

IX Feira de Ciências da Unipampa

Feira de Ciências: descobrindo jovens talentos

Acontece nesta sexta-feira, dia 30 de agosto, a IX Feira de Ciências da Unipampa no Campus Bagé, com o tema: 50 anos da chegada do homem à lua.

O evento faz parte de projeto de extensão que, desde 2011, vem sendo desenvolvido na Universidade, de forma articulada entre os campi Bagé, Caçapava do Sul e Dom Pedrito.

A expectativa é que tenha a apresentação de 83 trabalhos, conforme a comissão organizadora.

A Feira de Ciências da Unipampa que irá abranger o município de Bagé-RS e cidades vizinhas. A feira tem como objetivos:

 Promover a integração entre escola, universidade e comunidade;
 Divulgar a cultura científica;
 Estimular alunos e professores para produção de trabalhos investigativos;
 Valorizar o trabalho docente interdisciplinar e contextualizado na área de Ciências Exatas;
 Despertar o espírito crítico dos alunos;
 Valorizar e estimular a criatividade dos alunos e professores;
 Estimular o compartilhamento de experiências de iniciação científica, no âmbito escolar, entre os municípios da região da campanha;
 Incentivar a participação de estudantes com deficiência em projetos de iniciação científica, na perspectiva inclusiva;
 Motivar o desenvolvimento de projetos investigativos que tenham a perspectiva de contribuir no processo de inclusão social de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação1;
 Incentivar a participação de meninas na elaboração e apresentação dos projetos;
 Motivar o desenvolvimento de projetos que abordem a temática da feira, principalmente que investiguem as contribuições para a ciência e sociedade que ocorreram após os 50 anos da chegada do homem à lua.

A organização convida ainda os(as) servidores(as) para fazerem parte da equipe de avaliação. Aos interessados, em colaborar com o projeto Feira de Ciências, solicita-se que preencham, até 28/08, o formulário disponível em:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctwSdmrFZa_c2y_tB7bnWMu_UzdaGjaJe1NLKL2FbEFuKQnQ/viewform

Confira o site projeto: https://eventos.unipampa.edu.br/feiradeciencias/.