UNIPAMPA realiza prova do Processo Seletivo Específico para Indígenas

Atendendo a uma demanda das comunidades indígenas e dentro das previsões do Programa de Ações Afirmativas, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) realizou no dia 20 de janeiro o Processo Seletivo Específico para Indígenas Aldeados 2017. A prova foi aplicada no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense no Campus de Passo Fundo devido a proximidade da cidade com muitas aldeias indígenas. A avaliação constituiu-se de uma redação sobre a “contribuição dos conhecimentos matemáticos, tecnológicos e científicos de comunidades indígenas para uma prática escolar que reconheça a importância desses conhecimentos no contexto educacional brasileiro como um todo”.

O Processo Seletivo Específico para Indígenas Aldeados 2017 ofertou 21 vagas, em quatro campi, distribuídas em 12 cursos de graduação. Ao todo foram homologadas 58 inscrições, no entanto, somente 40 candidatos compareceram para realizar a prova.

A opção pelos cursos ofertados neste processo seletivo se deu pela disponibilidade de vagas ociosas indicadas pelos coordenadores de curso, as quais devido a questões orçamentárias, foram submetidas para escolha das comunidades indígenas juntamente com a FUNAI.

Para escolha dos cursos, as comunidades indígenas observaram as Unidades Universitárias onde existem Restaurante Universitário em funcionamento. Também levaram em consideração a distribuição dos cursos, uma vez que consideram que a vivência em grupo com seus semelhantes facilitaria a permanência destes estudantes na Instituição, já que a distância das Unidades Universitárias das aldeias é um fator dificultador.

Entre os cursos mais procurados pelos candidatos estão os cursos de fisioterapia, enfermagem e direito.

Em conversa informal com a Coordenadora de Ações Afirmativas Profª Drª Fabiana C. Missau, alguns candidatos relataram a intenção de retornarem às aldeias após a conclusão do curso. É uma forma do saber retornar as aldeias, e a possibilidade de aplicar os conhecimentos à própria realidade. Quanto a prova, alguns disseram que acharam difícil, outros não muito, já que o tema era sobre sua própria cultura.

Ao serem questionados sobre as dificuldades que esperam encontrar caso venham a ser aprovados, os candidatos mencionaram o convívio, a diferença cultural, deve ser mais difícil do que os cursos em si.

Quando questionados sobre como tiveram acesso a informações sobre a UNIPAMPA, alguns disseram já que conheciam a instituição desde o primeiro processo seletivo para indígenas realizado em 2012, porém muitos só ouviram falar pela primeira vez agora pela FUNAI e pelos parentes.

A próxima etapa do processo seletivo será a divulgação do resultado provisório, prevista para o dia 20 de fevereiro.  Candidatos não satisfeitos com a avaliação recebida poderão interpor recurso até 2 dias úteis após a divulgação do resultado provisório. O Resultado Final será divulgado no 23 de fevereiro e as matrículas dos aprovados acontecerão no 03 de março. Essas informações poderão ser acompanhadas pelo endereço eletrônico da Pró-Reitoria de Graduação (http://sites.unipampa.edu.br/prograd/), no link Processo Seletivo Indígena.