POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA UNIPAMPA

Para fins de internacionalização da UNIPAMPA, a Resolução 209 define as diretrizes, objetivos e valores das Políticas Linguísticas da Universidade e trata dessa estrutura de gerenciamento e competências no âmbito da universidade.

O objetivo geral têm vistas à internacionalização da Unipampa, valorizando as relações interculturais e a inclusão social, tomando como referência a formação integral, o respeito à diversidade e a solidariedade.

A diversidade linguística e cultural, a cooperação e mobilidade internacional, a ampliação do acesso às línguas estrangeiras/adicionais tanto para servidores quanto para alunos, são algumas das diretrizes dessa Política.

A estrutura de gerenciamento será através de Comissões:  uma designada pela Reitoria que será um órgão assessor e consultivo responsável por fomentar e coordenar o desenvolvimento de ações relacionadas à operacionalização das Políticas; Comissões de Realização de Exame de Proficiência, responsáveis tanto pelos editais quanto pela elaboração e correção dos exames  de proficiência de línguas estrangeiras/adicionais e Comissões de aplicação desses exames.

Além  disso, serão fomentados programas e ações preferencialmente articuladas entre ensino, pesquisa e extensão que objetivem e intensifiquem a internacionalização da Unipampa.

A gestão dessas Políticas se dará de forma partilhada entre a DAEINTER  (Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais) e as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Extensão e Cultura (PROEXT) e de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI).