Reunião com o Curso de Direito – Campus Santana do Livramento

No dia 7 de dezembro realizou-se reunião da Prograd com o curso de Direito – campus Santana do Livramento. A Prograd esteve representada pela Coordenadoria de Desenvolvimento, Planejamento e Avaliação, com a professora Viviane Gentil e Divisão de Regulação e Avaliação, com a professora Lisete Funari Dias. O curso de Direito foi representado pelo Coordenador do Curso, professor Fernando Meinero, pelo Coordenador Acadêmico, Coordenador Administrativo, Diretor do Campus, Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, docentes e servidores do Nude e Biblioteca.

Com base no instrumento de avaliação do INEP, houve discussão sobre a preparação de documentação comprobatória e orientações sobre as entrevistas por ocasião da avaliação por visita in loco para reconhecimento do curso de Direito.

Essas reuniões, que antecedem às visitas por avaliação in loco, tem ocorrido de forma sistemática na Coordenadoria de Desenvolvimento, Planejamento e Avaliação e Divisão de Regulação e Avaliação da Prograd, visando orientar aos cursos na busca de uma avaliação excelente.

Na sequência, foi realizada uma visita à sala destinada à alocação da comissão de avaliadores INEP.

Reunião do curso de Direito campus Santana do Livramento

REUNIÃO PARA FORTALECIMENTO DAS AÇÕES INSTITUCIONAIS DE APOIO PEDAGÓGICO

Aconteceu no dia 7 de dezembro uma reunião dos representantes dos NuDEs com a Divisão de Formação e Qualificação e o Gabinete da Prograd por meio de videoconferência.

O objetivo principal da reunião foi fortalecer as relações institucionais PROGRAD e Núcleos de Desenvolvimento Educacional – NUDE dos Campi, contribuindo assim para consolidação do desenvolvimento educacional na Unipampa.

Alguns assuntos discutidos foram: prioridade de matrícula para pessoas com deficiência, planejamento de formações para 2019, editais de fomento interno, espaços de formações pedagógicas definidas no calendário acadêmico, devolutiva e encaminhamentos sobre o regimento dos NuDEs.

Logo da Prograd, Divisão de Formação e Qualificação e NuDE

Prograd promove Encontro de Formação sobre Estágios

A Divisão de Estágio da Pró-Reitoria de Graduação promoveu, no período de 04 a 06 de dezembro,  o “Encontro de Formação – Gestão de Estágios”.  O Encontro aconteceu no campus Bagé, e contou a participação de coordenadores acadêmicos e interfaces de estágios de todos os campi.

A formação teve como objetivo atualizar os servidores com relação as normativas relacionadas a estágios e ainda apresentar a fluxo dos processos e ferramentas que passaram a ser adotados na instituição.

No primeiro e no segundo dia da formação, prof. Cynthia Sant’Anna da Divisão de Estágios, apresentou a nova resolução de estágios que foi aprovada pela Comissão Superior de Ensino e que agora está aguardando aprovação do Conselho Universitário (CONSUNI).

Ainda no segundo dia de formação, a prof.ª Cristina Cardoso, Assessora dos Cursos de Licenciatura da PROGRAD, apresentou o Programa de Residência Pedagógica e a normativa que irá regrar o aproveitamento das atividades realizadas no âmbito do programa como estágio obrigatório dos cursos que participam do programa.

A programação também contou com as presenças da prof. Katia Morais da Diretoria de Assuntos Estratégicos e Relações Institucionais e Internacionais (DAEINTER) que explicou o fluxo para realização de estágios no exterior e a política linguística da UNIPAMPA, e do prof. Rafael Ferraz, Coordenador UAB da Diretoria de Ensino à Distância (DEaD), que explanou sobre estágio nos cursos à distância.

O último dia foi dedicado para treinamento ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sistema que passará a ser utilizado a partir de 1ª de janeiro para abertura e tramitação de todos os processos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).  O treinamento foi realizado pelo Coordenador de Processos Acadêmicos e membro da Comissão de Implantação do SEI na UNIPAMPA, Bruno Martinato, que explicou o funcionamento da ferramenta e as vantagens que a adoção do SEI tratará para Universidade.

No que tange aos estágios, o SEI irá proporcionar agilidade na tramitação e principalmente para assinatura dos convênios de estágio e explica que “um dos maiores problemas na assinatura dos convênios é a demora para assinatura do documento pela responsável da parte da concedente de estágio que muitas vezes estão em outras cidades e estados”. A expectativa é que com o SEI o tempo para assinatura do documento diminua consideravelmente, além da redução dos custos com correio, uma vez que a assinatura é realizada de forma eletrônica.

O encerramento do evento foi realizado pela prof.ª Amélia Bastos, Pró-Reitora Adjunta de Graduação, que falou a importância de momentos de discussão dos processos e da aproximação entre as Unidades Acadêmicas e as Pró-Reitorias.

Organização

Cynthia Sant’Anna (Divisão de Estágios)
Fernanda Fernandes (Divisão de Estágios)
Bruno Martinato (Coordenadoria de Processos Acadêmicos)