POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NA UNIPAMPA

Para fins de internacionalização da UNIPAMPA, a Resolução 209 define as diretrizes, objetivos e valores das Políticas Linguísticas da Universidade e trata dessa estrutura de gerenciamento e competências no âmbito da universidade.

O objetivo geral têm vistas à internacionalização da Unipampa, valorizando as relações interculturais e a inclusão social, tomando como referência a formação integral, o respeito à diversidade e a solidariedade.

A diversidade linguística e cultural, a cooperação e mobilidade internacional, a ampliação do acesso às línguas estrangeiras/adicionais tanto para servidores quanto para alunos, são algumas das diretrizes dessa Política.

A estrutura de gerenciamento será através de Comissões:  uma designada pela Reitoria que será um órgão assessor e consultivo responsável por fomentar e coordenar o desenvolvimento de ações relacionadas à operacionalização das Políticas; Comissões de Realização de Exame de Proficiência, responsáveis tanto pelos editais quanto pela elaboração e correção dos exames  de proficiência de línguas estrangeiras/adicionais e Comissões de aplicação desses exames.

Além  disso, serão fomentados programas e ações preferencialmente articuladas entre ensino, pesquisa e extensão que objetivem e intensifiquem a internacionalização da Unipampa.

A gestão dessas Políticas se dará de forma partilhada entre a DAEINTER  (Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais) e as Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD), de Extensão e Cultura (PROEXT) e de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI).

Coordenadoria da atual gestão do COGRAD Nacional

COGRAD aborda a extensão no currículo e as políticas afirmativas

O Pró-reitor de Graduação da Unipampa e coordenador da Regional Sul do Colégio de Pró-reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior – COGRAD, Ricardo Howes Carpes, participa da Reunião do COGRAD Nacional, com o tema Diretrizes para a política de extensão na Educação Superior brasileira e políticas afirmativas, entre os dias 29/11 e 1º/12, na sala de reuniões dos conselhos superiores, na Reitoria da UFPA (Universidade Federal do Pará).

O COGRAD promove este encontro pela necessidade de assessoramento à Andifes sobre as pautas mais urgentes que afetam a Graduação.

Coordenadoria da atual gestão do COGRAD Nacional
Coordenadoria da atual gestão do COGRAD Nacional
Pró-reitores de graduação e seus representantes participando da reunião do COGRAD Nacional
Pró-reitores de graduação e seus representantes participando da reunião do COGRAD Nacional
Vice do Cograd apresentando as pautas e direcionando os trabalhos
Vice do COGRAD apresentando as pautas e direcionando os trabalhos
Em uma sala, servidores da Prograd reunidos em circulo discutindo a implantação do SEI

PROGRAD DISCUTE A IMPLANTAÇÃO DO SEI

No dia 29/11, a Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Amélia de Bastos e o Coordenador de Processos Acadêmicos e representante da Prograd na comissão de implantação do SEI na Unipampa, Bruno Martinato, reuniram-se  com os servidores da Prograd para discutir a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos, tendo como objetivo principal a promoção da eficiência administrativa. Todos os setores da Unipampa estão sendo capacitados – através de uma Comissão de Implementação – para a utilização da ferramenta, uma vez que a mesma começará a ser amplamente utilizada a partir de janeiro de 2019.

Em uma sala, servidores da Prograd reunidos em circulo discutindo a implantação do SEI
Equipe da Prograd, da esquerda para direita: Fernanda Fernandes, Bruno Martinato, Cynthia Sant’Anna, Natieli Branco, Otávio Dornelles, Fabricio Medina, Dionara Aseff, Thiago Araujo, Aline da Luz, Amélia de Bastos, Daniele Schmitz, Rita da Silveira e Ana Claudia
Em volta de uma mesa retangular, sentados, estão os servidores da Prograd e as Coordenadoras dos Programas institucionais

PROGRAD E OS PROGRAMAS PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

No dia 27/11, a equipe da Prograd e as coordenadoras do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) reuniram-se para o planejamento e avaliação desses programas, que são vinculados à Pró-reitoria de Graduação.

Entre os temas discutidos na reunião, destacam-se o plano de aplicação e o estabelecimento de fluxos para a execução dos recursos orçamentários dos programas.

O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

O PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Os programas devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Em volta de uma mesa retangular, sentados, estão os servidores da Prograd e as Coordenadoras dos Programas institucionais
Da esquerda para a direita: Micaela Larroque (Chefe da Divisão de Documentação Acadêmica), Bruno Martinato (Coordenador de Processos Acadêmicos), Claudete Martins (Coordenadora do Residência Pedagógica), Patrícia Moura (Coordenadora do PIBID), Amélia de Bastos (Pró-Reitora Adjunta de Graduação) e Cássia Marques (Chefe da Divisão de Registros Acadêmicos)